Quais são as principais atividades do Psicólogo Organizacional?
Algumas das principais atividades do Psicólogo Organizacional: Delinear estruturas de cargos, salários, promoção e desligamento de pessoal; Realizar recrutamento, seleção e integração de novos funcionários;
Quais são as principais áreas da psicologia organizacional?
A psicologia organizacional está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho. Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Qual o papel da Psicologia Organizacional na gestão de conflitos?
A psicologia organizacional tem o papel de implantar políticas de melhoria da qualidade de vida no empreendimento, incluindo as medidas de gestão de conflitos, inserção de práticas de integração profissional e programas para orientação para a aposentadoria, por exemplo.
Como surgiu a psicologia organizacional?
A psicologia organizacional surgiu a partir de uma área de estudo chamada de psicologia industrial. Engajada na testagem psicológica e no recrutamento e seleção, a psicologia industrial era direcionada para a produtividade, sem dar tanta atenção para a qualidade de vida na empresa e nem para a interação entre grupos.
Organização
De acordo com a definição de Daft, organizações são entidades sociais, dirigidas por metas e desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados, ligados ao ambiente externo, onde um conjunto de profissionais trabalha para chegar a um objetivo comum.
História da Psicologia Organizacional
Antes de fazerem parte de temas de estudo na Psicologia, questões como mente, alma, espírito, eram privilegio dos Filósofos e dos Religiosos. Somente em finais do século XIX é que a Psicologia começa a disputar um espaço na Ciência.
menu
Como a maioria dos sites, Alcoólicos Anônimos (BR) usa cookies. Para oferecer um serviço personalizado e ágil e para melhorar o site, lembramos e armazenamos informações sobre como você o usa. Isso é feito usando arquivos de texto simples chamados cookies que ficam no seu computador. Ao usar este site, você concorda com este princípio.
HÁ DIFERENÇA ENTRE REUNIÃO E GRUPO?
A maioria dos membros de A.A. reúnem-se em grupos de A.A. como definidos na forma longa de nossa Terceira Tradição. Entretanto, alguns membros de A.A. encontram-se em reuniões de A.A. que diferem do entendimento comum de um grupo.
A DIFERENÇA ENTRE REUNIÕES ABERTAS E FECHADAS
O propósito de todas as reuniões dos grupos de A.A., tal como estabelece o preâmbulo, é para que os membros de A.A., “compartilhem suas experiências, forças e esperanças, uns com os outros, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo”. Visando a esta finalidade é que os grupos têm reuniões abertas e fechadas.
Organização
-
De acordo com a definição de Daft, organizações são entidades sociais, dirigidas por metas e desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados, ligados ao ambiente externo, onde um conjunto de profissionais trabalha para chegar a um objetivo comum. De forma geral, objetivam atingir esforços sinérgicos que superam a c…
História Da Psicologia Organizacional
-
Antes de fazerem parte de temas de estudo na Psicologia, questões como mente, alma, espírito, eram privilegio dos Filósofos e dos Religiosos. Somente em finais do século XIX é que a Psicologia começa a disputar um espaço na Ciência. No que se refere à relação de trabalho, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, foram determinantes para entendermos a Psicolo…
Publicações importantes Na Área
- Industrial and Organizational Psychology: Perspectives on Science and Practice
- Academy of Management Journal
- Academy of Management Perspectives
- Academy of Management Review
Ver também
Ligações Externas
- Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT
- Canadian Society for Industrial and Organizational Psychology
- European Academy of Occupational Health Psychology
- Professional I-O Psychologist Network(you can post messages and/or read and reply to others’ postings; organized by topic; maintains anonymity via use of avatars)
Bibliografia
-
Bergamini, C.W. (2006). Psicologia Aplicada à Administração de Empresas: Psicologia do Comportamento Organizacional, 4. ed. São Paulo: Atlas.