A açao antiflamatoria das drogas anti inflamatorias nao esteroidais

Os anti-inflamatórios não esteroides, também conhecidos como AINEs, são aplicados no tratamento de dores crônicas e agudas advindas de processo inflamatório. Constituem-se como medicamentos analgésicos simples que atuam, juntamente ao paracetamol, como o 1º grau da escala de dor da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Full
Answer

O que é anti-inflamatório não esteroide?

Os anti-inflamatórios não-esteroides (abreviadamente, AINEs) são um grupo variado de fármacos que têm em comum a capacidade de controlar a inflamação, de analgesia (reduzir a dor), e de combater a hipertermia

Quais são os efeitos dos anti-inflamatórios?

Todos os anti-inflamatórios apresentam três efeitos básicos: Antipirético (abaixa a febre). Analgésico (combate a dor). Anti-inflamatório (reduz a inflamação).

Por que os anti-inflamatórios agem inibindo a ação da Cox?

Nesse sentido, os anti-inflamatórios agem inibindo a ação da COX. Afinal, sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos estímulo para ocorrer inflamações”, comenta a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti.

Por que o uso de anti-inflamatórios é contra-indicado?

Nesses pacientes, o uso de AINES é contra-indicado, pois todos eles provocam inibição das prostaglandinas que agem nos rins, o que invariavelmente leva ao agravamento da insuficiência renal. Explicamos a lesão renal provocada por anti-inflamatórios com detalhes no artigo: Anti-inflamatórios fazem mal para os rins.


Quais as ações dos Anti-inflamatórios não esteroidais?

Os anti-inflamatórios não-esteroides atuam reduzindo a síntese de prostaglandinas pela inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), diferindo na seleção de ação sobre estas. Exercem efeito analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.


O que é um anti-inflamatório esteróide?

Os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs) são drogas que mimetizam os efeitos do hormônio cortisol.


Quais são as classes de inflamatórios?

Os remédios anti-inflamatórios são utilizados para tratar inflamações e seus sintomas, como edema, dor e febre. Esses fármacos geralmente são divididos em duas classes, os esteroidais, mais conhecidos como corticoides, e os anti-inflamatórios não esteroidais, populares pela sigla Aines.


Quais os anti-inflamatórios mais conhecidos?

Exemplos de anti-inflamatórios:Diclofenaco.Ibuprofeno.Naproxeno.Nimesulida.Indometacina.Cetoprofeno.Ácido mefenâmico.Piroxican.More items…


Quais são os processos inflamatórios?

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.


Quais são os 5 sinais de inflamação?

Os sinais e sintomas característicos da reação inflamatória são rubor(vermelhidão), calor, edema (inchaço), dor e perda de função da região afetada.


Classificação dos AINEs

Podemos classificar os anti-inflamatórios não esteroides de acordo com o fato de serem seletivos à COX-2 ou não. Portanto, por um lado, existem os AINEs não seletivos e, por outro, os COX-2 seletivos.


Farmacocinética dos anti-inflamatórios não esteroides

São drogas que são absorvidas rapidamente. A principal via de administração é a oral, mas também aceita administração tópica, intravenosa e retal. Uma vez absorvidos, atingem a concentração máxima no sangue entre 2 e 3 horas.


Reações adversas aos anti-inflamatórios não esteroides

Sem dúvida alguma, todos os medicamentos são capazes de desenvolver efeitos colaterais após uma dose. É importante que os riscos e benefícios de um medicamento sejam bem compreendidos e consultar o especialista antes de tomá-lo.


O Que É Um Anti-Inflamatório?


Exemplos de anti-inflamatórios Não Esteroides

  • Existem dezenas de anti-inflamatórios, alguns exemplos são: 1. Diclofenaco. 2. Ibuprofeno. 3. Naproxeno. 4. Nimesulida. 5. Indometacina. 6. Cetoprofeno. 7. Ácido mefenâmico. 8. Piroxicam. 9. Celecoxib. 10. Etoricoxibe. 11. AAS (ácido acetilsalicílico). Todos os anti-inflamatórios citados acima são fármacos que apresentam mecanismos de ação semelhan…

See more on mdsaude.com


para Que servem OS Anti-Inflamatórios?

  • Em geral, os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados como sintomáticos, ou seja, eles aliviam os sintomas, mas não tratam diretamente as doenças que os estão provocando. Um paciente com faringite, por exemplo, pode tomar AINES para aliviar a dor de garganta, mas se a causa for uma infecção bacteriana, é preciso também tomar um antibiótico para curar a infecçã…

See more on mdsaude.com


Como Agem OS Anti-Inflamatórios?

  • De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação dessa enzima COX. Sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos …

See more on mdsaude.com


Efeitos Colaterais Dos anti-inflamatórios

  • Os AINES são medicamentos seguros, se administradas com indicação médica. O problema é que essa seja, talvez, a classe de fármacos mais utilizada como auto-medicação pela população. Existem inúmeros efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser levados em conta antes de tomar um anti-inflamatório. Alguns dos efeitos adversos mais comu…

See more on mdsaude.com


pacientes Que Não devem Tomar anti-inflamatórios Sem Orientação Médica

  • Por todos os problemas que já foram explicados até aqui, faz sentido tratar os anti-inflamatórios como uma classe de medicamentos que não deve ser tomada sem orientação médica, principalmente se você fizer parte dos seguintes grupos: 1. Idosos. 2. Grávidas. 3. Pacientes com insuficiência renal. 4. Pacientes com cirrose. 5. Pacientes com hipertensão descontrolada. 6. P…

See more on mdsaude.com


Referências

Leave a Comment