A açao cautelar liberaa valo do fgts

Como será o saque do FGTS?

O governo deve liberar até 35% dos recursos das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme afirmou ontem o ministro da Economia, Paulo Guedes. As regras e detalhes de como será o saque ainda não foram anunciados.

Quantos recursos o governo deve liberar do FGTS?

As regras e detalhes de como será o saque ainda não foram anunciados. A medida é parecida com a do governo Michel Temer, que permitiu saque das contas inativas do FGTS (a liberação foi anunciada em 2016 e executada em 2017). Inicialmente, Guedes havia dito que a medida poderia liberar até R$ 42 bilhões aos trabalhadores.

Qual o rendimento do FGTS da Petrobras?

Veja o que aconteceu e o que fazer agora Os fundos dedicados a ações da Petrobras saltam, em média, 822%, desde agosto de 2000, e os da Vale acumulam rendimento de 1.564%, desde março de 2002 1 de 1 Investiu o FGTS em Vale e Petrobras?


O que é o FGTS?

O denominado Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito constitucional de todos os empregados, sejam eles urbanos, rurais ou domésticos, criado através da Lei nº 5.107 de 1966 e atualmente regulado pela Lei nº 8.036 de 1990.


Possibilidade de saque de FGTS por calamidade pública

Como tratado no tópico anterior, o FGTS não pode ser sacado a qualquer tempo pelo empregado, que apenas poderá retirar os valores depositados em situações emergenciais, previstas no artigo 20 da Lei nº 8.036 /1990, no qual está incluída a possibilidade de saque de FGTS quando houver necessidade pessoal do trabalhador, cuja urgência e gravidade decorram de desastre natural..


Como realizar o saque do FGTS em caso de calamidade pública

Apesar do disposto anteriormente, a Caixa Econômica Federal, diferente dos Tribunais Judiciais do país, não entende que a pandemia possa ser considerada desastre natural, por não estar expressamente prevista no decreto já mencionado.


No caso de dispensa por força maior, o que é necessário para realizar o saque do FGTS?

Com a declaração do atual estado de calamidade pública pelo Governo Federal, configurando a hipótese de força maior para fins trabalhistas, surge a possibilidade de utilização, por parte dos empregadores, da denominada “demissão por força maior”.


Conclusão

A crise vivenciada pelo mundo em decorrência do novo corona vírus (COVID-19) tem causado diversos prejuízos, principalmente aos trabalhadores, com demissões, suspensão de contratos, redução de salários e outros.


Segundo ministro, medida seria adotada depois da aprovação das reformas para estimular o crescimento do país

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira, 30, que o governo estuda a liberação de saques dos recursos dos trabalhadores depositados em contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS ).


Temer liberou recursos

A medida é semelhante à do ex-presidente Michel Temer, que liberou o saque das contas para quem tinha menos de 60 anos. Os recursos ficaram disponíveis entre junho e setembro do ano passado. Depois deste prazo, voltou a valer a regra de idade mínima de 60 anos para os fundos. Também é possível sacar o PIS/Pasep ao se aposentar.


Investiu o FGTS em Vale e Petrobras? Veja o que aconteceu e o que fazer agora

Os fundos dedicados a ações da Petrobras saltam, em média, 822%, desde agosto de 2000, e os da Vale acumulam rendimento de 1.564%, desde março de 2002


Teste para os nervos

As ações da Vale também recuaram forte, mas conseguiram manter uma boa distância do rendimento do FGTS. Seus investidores sofreram um pouco menos naquele início de 2016.


Margem de segurança

A vantagem e a desvantagem de investir em um fundo de uma só ação é justamente esse – só tem um ativo, e se ele for mal, seu investimento todo tem desempenho ruim. Não foi o que aconteceu até aqui e, segundo analistas consultados pelo Valor Investe, também não está no radar de um futuro próximo.

Leave a Comment