Qual a diferença entre Virtude e boa ação?
A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações. A boa ação é a ação virtuosa, que contém em si a virtude, está relacionada com o domínio dos impulsos e desejos egoístas em prol do respeito à vida em sociedade (vida coletiva).
Qual é o princípio da virtude?
A virtude é o princípio das boas ações e do bem-viver. A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações.
Qual a relação entre a virtude e o vício por excesso?
A virtude como uma disposição constante nos aproxima da ideia de virtude em Aristóteles. Esse filósofo a define como um hábito racional constante que faz o ser humano cumprir com sua própria natureza e alcançar a felicidade. Para Aristóteles, a virtude consiste na justa medida (ou meio-termo) entre o vício por excesso e por omissão.
Quais são as virtudes adquiridas?
As virtudes adquiridas (ou naturais) são os hábitos que se criam através do processo de socialização, seja na família, na escola ou nas demais instituições das quais fazemos parte desde que nascemos. Assim, as virtudes humanas não são inatas, mas sim elementos que se constroem e complementam a personalidade das pessoas ao longo da vida.
Virtude na Filosofia
Virtude foi um tema bastante abordado pelo filósofo Aristóteles, que fez a diferenciação entre virtudes intelectuais e virtudes éticas (ou morais), sendo que o estado ideal é a moderação, o que se encontra no meio do defeito e do excesso.
Virtudes cardeais e teologais
No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.
¿ O que é a virtude no meio?
Possivelmente você já tenha ouvido o ditado de que a virtude está no meio. Esse é um conceito que vêm de Aristóteles. Esse meio significa que a virtude está entre os vícios do excesso e da deficiência.
¿ Qual é o contrario de virtude?
Vício é o contrário de virtude. Ser confiante é a virtude que fica entre os vícios da timidez, que é a deficiência de confiança e a arrogância, que é o seu excesso. Generosidade é a virtude que fica entre os vícios da mesquinhez e da extravagância onde se esbanja e gera-se desperdícios.
¿ Qual é a ideia central da eudaimonia?
A ideia central da obra é de que o caminho para uma vida de bem-estar e felicidade, o que chamou de eudaimonia, está no desenvolvimento da excelência de caráter. A excelência do caráter por sua vez é atingida por meio do cultivo a virtudes, ao que deu o nome de aretê.
¿Que significa vivir uma vida de eudaimonia?
Viver uma vida de eudaimonia não significa viver uma vida fácil. Você continua enfrentando problemas, dificuldades e desafios. A diferença é que decide encará-los de forma virtuosa como caminho para felicidade. É a satisfação de deitar a noite no travesseiro e saber que você está fazendo o bem, agindo de forma correta e humana. Saber que você está fazendo o máximo para ser a melhor pessoa que pode ser. Para Aristóteles ser virtuoso significa fazer a coisa certa, na hora certa, da forma certa.
¿ O que é Juan O Keeffe?
Juan O’Keeffe é empreendedor, bacharel e mestre em Administração de Empresas e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog evolucaopessoal.com.br onde um dos seus temas favoritos é o cultivo à virtudes como forma para crescermos como pessoa.
¿Que significa ser uma persona corajosa?
Um é a deficiência de coragem e o outro é o excesso de coragem. Ou seja, ser uma pessoa corajosa não significa se jogar de qualquer maneira numa situação de perigo. Uma pessoa corajosa toma riscos mas de forma calculada para que o resultado final seja positivo. É tomar a atitude certa na situação determinada. Talvez isso signifique buscar ajuda numa situação em que não se possa resolver sozinho.
A felicidade é fim da vida humana
Aristóteles foi um filósofo grego, nascido em 384 a.c. em Estagira, que tinha várias ideias interessantes sobre o que é uma vida boa. Ele dizia algo que concordaríamos: queremos várias coisas boas na vida, desde uma cama confortável para dormir até uma viagem para a praia. Mas ao fim de tudo, o que realmente queremos, é a felicidade.
A virtude é o meio termo entre extremos
Para chegar ao final da vida e dizer que ela foi feliz, pensava Aristóteles, é necessário nos treinarmos ou habituarmos a praticar ações virtuosas. E isso significa algo bem específico para ele. Ele dizia que agir de forma virtuosa é, nas diferentes situações, adotar o meio termo entre extremos.