A açao da escola nas comunidades

image

Full
Answer

Qual a relação entre escola e comunidade?

Um assunto que ganhou relevância nos últimos anos é a relação entre escola e comunidade. Hoje em dia, a parceria com as famílias não é mais o único objetivo da gestão escolar. Construir uma relação positiva com a população do entorno também é importante para o desenvolvimento da escola infantil e dos alunos.

Como a escola pode ser o apoio da comunidade?

Nesse movimento, uma pode ser o apoio da outra. Permitir que escola e comunidade percorram caminhos distintos, pode prejudicar (e até romper) laços importantes e a possibilidade de encontrar um parceiro produtivo e significativo no território. Para isso, a comunidade precisa acreditar na escola que divide o espaço com ela.

Por que a parceria entre escola e comunidade é importante?

Mas é exatamente através de ações simples como essas, que nossa parceria entre escola e comunidade têm ganhado um alicerce poderoso. Afinal, é a partir e da união de propósitos em torno de um objetivo comum que laços importantes também são estreitados e fortalecem as relações interpessoais de amizade, de solidariedade e de respeito.

Como a escola pode ser inserida em uma comunidade?

A escola está inserida em uma comunidade e faz parte dela. Como tal, precisa criar mecanismos de parcerias e de diálogo produtivo, em que cada uma compreenda o seu papel a as suas responsabilidades.

image


Qual é a importância da escola para a comunidade?

Ao criar estratégias pedagógicas colaborativas com o entorno, a escola consegue ensinar aspectos importantes da vida em comunidade aos estudantes, como a cidadania e o pensamento coletivo, além de soft skills como empatia, responsabilidade e relacionamento interpessoal.


Qual é a importância da participação da comunidade nas ações da escola?

A partir dessas considerações, pode-se afirmar que, através da participação, é possível promover na escola um ambiente democrático e, por isso, é considerada como um elemento fundamental da democracia, pois sem ela não se tem condição de apontar um legítimo processo democrático.


Qual ação desenvolve para o fortalecimento da relação escola-comunidade?

Abra os eventos para a comunidade A ideia pode se expandir para apresentações de trabalho dos alunos, fazendo com que a escola permita a entrada de moradores do bairro. Esse tipo de ação faz a diferença e insere a escola dentro do seu contexto social.


Qual é a relação da escola com a sociedade?

O papel da escola na sociedade é socializar o conhecimento, seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão.


Qual a importância de participar de uma comunidade?

Fazer parte de uma comunidade melhora o seu engajamento Participar de uma comunidade não faz milagres, nem multiplica as horas do seu dia, mas caminhar junto com outras pessoas que compartilham do mesmo propósito aumenta suas chances de chegar lá.


Qual é a importância da educação para a sociedade?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.


O que a educação representa para a sociedade?

Esses autores observam que a educação é uma instituição de reprodução social, ou seja, a educação serve para passar adiante as formas normalizadas de uma construção social. Para simplificar, a educação é o órgão do sistema de uma sociedade responsável por manter a constante reinstauração da ordem estabelecida.


1. RESUMO

Esta pesquisa tem como direção a participação da comunidade escolar para uma Gestão Democrática de qualidade. Traz consigo informações sobre o que é Gestão Democrática e quais os benefícios para a educação, ressaltando principalmente a influência da participação de todos para seu alcance.


2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Atualmente, percebemos uma grande necessidade das escolas em trabalhar coletivamente; não obstante, nota-se que, por mais que existam propostas para democratizar a escola, ainda assim ela tem o diretor como seu responsável último. Assim, surge a necessidade da escola propor formas de participação de seus envolvidos.


3. ADMINISTRAÇÃO GERAL ESCOLAR

Neste capítulo, apresentaremos um breve histórico e uma breve definição da administração geral para, em seguida, apontarmos conceitos relativos à mudança de paradigmas entre administração escolar e a gestão escolar.


4. GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Há alguns anos, a escola tem-se caracterizado por um modelo estático e segmentado, onde não há participação dos seus envolvidos.


5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo deste trabalho, apontamos a importância do processo de democratização da escola e os caminhos a serem percorridos para realização deste sonho, algo para muitos quase impossível.

image

Leave a Comment