A açao da fenitoina sodica

image


Qual é a ação da fenitoína?

A fenitoína é um medicamento que pode ser utilizado no tratamento da epilepsia (transtorno caracterizado por episódios recorrentes de alteração na função do cérebro devido à súbita descarga dos neurônios, excessiva e desordenada).


Para que serve Fenitoína Sódica?

Para que serve Fenitoína sódica Crises convulsivas epilépticas e parciais. Crises convulsivas por traumatismo crânio-encefálico, secundárias e neurocirurgia. Tratamento das crises convulsivas.


Qual ação do hidantal?

Hidantal é um medicamento anti-convulsivo que tem como substância ativa a Fenitoína. Esse medicamento de uso oral é indicado para o tratamento de epilepsias e de crises convulsivas isoladas. A sua ação sobre o sistema nervoso central impede a propagação de qualquer atividade epiléptica.


Qual o princípio ativo da fenitoína?

EspecificaçõesPrincípio AtivoCom FenitoínaClassificaçãoTarja VermelhaDoenças & ComplicaçõesPara EpilepsiaPartes do CorpoPara Sistema NervosoClasse do MedicamentoAnticonvulsivantes3 more rows


Quantas vezes ao dia posso tomar fenitoína?

Adultos: a dose recomendada é de 1 comprimido, 100 mg, 3 vezes por dia. Caso seja necessário, esta dose pode ser aumentada para 2 comprimidos, 200 mg, tomados 3 vezes por dia. Crianças: a dose recomendada para crianças com mais de 6 anos de idade é de 1 comprimido, 100 mg, 3 vezes por dia.


Quanto tempo leva para fenitoína fazer efeito?

A fenitoína é uma das mais antigas medicações antiepilépticas. Age inibindo a origem cerebral das crises. O efeito terapêutico pode levar alguns dias, tempo necessário para que o nível de fenitoína no sangue alcance a faixa terapêutica – cerca de 7 dias.


Qual o melhor horário para tomar o remédio hidantal?

As doses orais devem ser tomadas preferencialmente durante ou após as refeições, conforme a bula.


Para que serve hidantal fenitoína 100mg?

Hidantal é destinado ao tratamento de: Crises convulsivas, crises tônico-clônicas (convulsões motoras que podem se repetir) generalizadas e crise parcial complexa (estado parado seguido de movimentos mastigatórios e fora de controle) (lobo psicomotor e temporal);


Quanto tempo devo tomar hidantal?

Dose de ataque de 10 – 15 mg/kg IV (não exceder 50 mg/min), seguido por dose de manutenção de 100 mg por via oral ou intravenosa a cada 6 a 8 horas.


Qual a diferença entre fenitoína e fenobarbital?

Enquanto fenitoína previne crises convulsivas focais, fenobarbital previne crises convulsivas generalizadas.


Qual o medicamento que substitui a fenitoína?

Medicamento de Referência: HidantalReferênciaPrincípio AtivoSimilar EquivalenteHidantalfenitoinaFenital OralHidantalfenitoinaFuned – FenitoinaHidantalfenitoinaFurp – FenitoinaHidantalfenitoina sodicaFenital2 more rows


Qual é a função da atropina?

Atropina produz dilatação da pupila e paralisação da acomodação visual, sendo indicada em oftalmologia, para exames de fundo de olho, exames de refração e para prevenir aderências em determinadas inflamações oculares.


Indicação

Fenitoína comprimidos, Fenitoína solução injetável é indicado para a maior parte das formas de epilepsia, para o tratamento de crises convulsivas durante ou após neurocirurgia, crises tônico-clônicas generalizadas e crise parcial complexa, em adultos e crianças.


Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Fenitoína incluem tontura, coceira, formigamento, dor de cabeça, sonolência ou falta de coordenação e de equilíbrio.


Contraindicações

Fenitoína está contraindicado para pacientes com historial de alergia à Fenitoína ou a outras hidantoínas, pacientes com síndrome de adam-Stokes, pacientes com bloqueio A-V de 2º e 3º graus e a pacientes com bloqueio sino-atrial e bradicardia sinusal.


Mecanismo de Ação

A Fenitoína é um medicamento utilizado no tratamento da epilepsia, e o seu principal local de ação parece ser no córtex motor, onde a extensão da atividade de crises é inibida.


Advertências e Precauções

Antes de iniciar o tratamento com Fenitoína, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, se tiver discrasias sanguíneas, doença cardiovascular, diabetes mellitus, funções hepática, renal ou tireoidiana prejudicadas, ou se tiver hipotensão, insuficiência cardíaca ou enfarto do miocárdio.


Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Fenitoína, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.


Como usar o Fenitoína?

Com o esquema posológico, por via oral, os níveis de eficácia se estabelecem em média após uma semana. Quando for necessário efeito imediato, como nos controles de uma crise aguda, no estado de mal epiléptico e nas crises de arritmias, recomenda-se a forma injetável, preferencialmente pela via intravenosa.


Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Fenitoína?

Complicações hemopoiéticas, algumas fatais, foram ocasionalmente relatadas em associação com a administração de Fenitoína. Estas incluíram trombocitopenia, leucopenia, granulocitopenia, agranulocitose e pancitopenia com ou sem supressão da medula óssea.


Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Fenitoína com outros remédios?

A Fenitoína é extensivamente ligada às proteínas plasmáticas séricas e metabolizada pelas enzimas hepáticas CYP2C9 CYP2C19 do citocromo P450. Inibição do metabolismo pode produzir significativo aumento nas concentrações circulantes de Fenitoína e elevar o risco de toxicidade do fármaco.


Quais cuidados devo ter ao usar o Fenitoína?

Foi relatado que complicações hematopoiéticas, algumas delas fatais, estão associadas à administração de Fenitoína. Estes incluíram trombocitopenia, granuloma reversível da medula óssea, leucopenia, granulocitopenia, agranulocitose e pancitopenia com ou sem supressão da medula óssea.


Resultados de Eficácia

Em um estudo duplo-cego, com um ano de duração, Fenitoína e valproato foram igualmente eficazes na prevenção de crises convulsivas após craniotomia (Beenen et al, 1999).


Características Farmacológicas

A Fenitoína é um medicamento que pode ser utilizado no tratamento da epilepsia. O principal local de ação parece ser o córtex motor, onde a extensão da atividade das crises é inibida.

image


Indicação


Posologia


Efeitos Colaterais

  • Quais os males que pode me causar?
    Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Fenitoína incluem tontura, coceira, formigamento, dor de cabeça, sonolência ou falta de coordenação e de equilíbrio.

See more on bulario.com


Contraindicações

  • Quando não devo usar?
    Fenitoína está contraindicado para pacientes com historial de alergia à Fenitoína ou a outras hidantoínas, pacientes com síndrome de adam-Stokes, pacientes com bloqueio A-V de 2º e 3º graus e a pacientes com bloqueio sino-atrial e bradicardia sinusal.

See more on bulario.com


Mecanismo de Ação

  • Como funciona?
    A Fenitoína é um medicamento utilizado no tratamento da epilepsia, e o seu principal local de ação parece ser no córtex motor, onde a extensão da atividade de crises é inibida. Após a administração oral, a meia vida plasmática da Fenitoína é em média de 22 horas, com uma vari…

See more on bulario.com


Advertências E Precauções

  • O que devo saber antes de usar?
    Antes de iniciar o tratamento com Fenitoína, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, se tiver discrasias sanguíneas, doença cardiovascular, diabetes mellitus, funções hepática, renal ou tireoidiana prejudicadas, ou se tiver hipotensão, insuficiência cardíaca ou enf…

See more on bulario.com


Superdosagem

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
    Em caso de toma excessiva de Fenitoína, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Quando administrada em doses excessivas a Fenitoína pode ser letal, pelo que, nestes casos deverá estar atento ao aparecimento dos seguintes sinto…

See more on bulario.com


Armazenamento

  • Onde como e por quanto tempo posso guardar?
    Fenitoína comprimidos: dever ser armazenado ao abrigo do calor excessivo, superior a 40ºC, e deve estar protegido da luz e umidade. Fenitoína solução injetável: deve ser mantido no cartucho de cartolina e armazenado a uma temperatura de ambiente, entre os 15 e os 30°C, protegido da …

See more on bulario.com


Fenitoína


Fenitoína sódica

  • Uso oral
    Comprimido 100 mg:Hidantal; G
  • Uso injetável
    Injetável (solução) 250 mg/5 mL:Hidantal; G

See more on medicinanet.com.br


Cuidados Especiais

  • Risco na gravidez
    Classe C
  • Amamentação
    eliminado no leite; criança pode ingerir grandes quantidades; não amamentar.

See more on medicinanet.com.br


Atenção Com Outros Produtos

  • A Fenitoína
    •pode aumentar o risco de depressão do sistema nervoso central com: álcool; outro depressor do sistema nervoso central. •pode ter suas ações e/ou efeitos tóxicos aumentados com: amiodarona; anticoagulante (cumarínico e derivado da indandiona); cloranfenicol; cimetidina; di…

See more on medicinanet.com.br


Outras Considerações importantes

  • •cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção. •não ingerir bebida alcoólica. •descontinuar o uso se houver erupção na pele, sinais de toxicidade no fígado, discrasia sanguínea ou gânglios. •não descontinuar o uso do produto abruptamente. •manter uma boa higiene da boca para minimizar o crescimento e a sensibilidade das gengivas. •mulheres que en…

See more on medicinanet.com.br

Leave a Comment