A açao da igreja no projeto colonial pdf

image

Como foi elaborado o anteprojeto da Igreja?

A partir das análises projetuais, aliadas ao resultado do levantamento da área, ao programa de necessidades e às pesquisas quantitativas e qualitativas, bem como em estudos sobre a incidência solar e ventos dominantes, foi idealizado o volume de massas para finalmente ser elaborado o anteprojeto da igreja. 15

Como é feita a construção da Igreja de Ando?

Para a construção da igreja, Ando usou como materiais o betão e o vidro (este em menor quantidade). Uma das paredes da igreja é cortada por uma outra, que faz com ela um ângulo de 15º, o que obriga o visitante a contorná-la para entrar no edifício (GAMBOIAS, 2013).

Quais são os objetivos dos projetos de igrejas?

O tema propõe também um entendimento de que os projetos de igrejas devem ter como ponto de partida um minucioso estudo sobre o local e as experiências de seus futuros frequentadores com o transcendente, sempre respeitando a identidade da comunidade.

Qual é a cronologia da história da Igreja?

A Igreja Ortodoxa de Constantinopla separa-se da igreja de Roma. 1073 d.C. Hildebrando chega a cadeia Papal, tomando o nome de Gregório VIII. Foi responsável por implantar a doutrina do celibato (estado de pessoa que se mantém solteira) na igreja. 1094 d.C.

image


Como era a presença da Igreja no Brasil colonial?

O catolicismo foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. Na época, o estado controlava a atividade eclesiástica. Sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças. “A própria chegada dos portugueses é uma chegada acompanhada de um evento religioso.


Qual foi o papel da Igreja no processo de colonização?

A Igreja católica teve uma participação na formação econômica, social e religiosa do Brasil colônia, e neste contexto esteve ligada a escravização de índios e negros.


Como foi a atuação da Igreja na Amazônia colonial?

As Missões Religiosas e a Ocupação do Vale Amazônico. As missões e os fortes desempenharam papéis importantes no Vale do Amazonas quanto à expansão territorial e a conseqüente colonização. Contribuíram para fixar marcos da penetração portuguesa naquele território disputado por outros povos.


Como a Igreja e seus representantes ajudaram no projeto de colonização dos indígenas?

A tarefa coube aos jesuítas, membros da ordem religiosa Companhia de Jesus admirados na época por sua capacidade ;civilizadora;. Durante muito tempo, historiadores enxergaram a catequização indígena como uma mera imposição, na qual o cristianismo era forçado na cultura nativa.


Qual o papel da Igreja na colonização da América espanhola?

À Igreja cabia a evangelização dos indígenas e a educação dos filhos dos colonizadores. Em 1519, foi introduzido no continente o Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição, encarregado de vigiar e punir as religiões indígenas e as atitudes consideradas desvios de comportamento.


Qual é o papel da Igreja Católica durante a Idade Média?

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.


Qual foi a importância da atuação dos religiosos na Amazônia?

As missões e os fortes desempenharam papéis importantes no Vale do Amazonas quanto à expansão territorial e a consequente colonização. Contribuíram para fixar marcos da penetração portuguesa naquele território disputado por outros povos.


Quais as ordens religiosas que vieram para a Amazônia no período colonial?

As ordens religiosas que atuaram na Amazônia foram os Franciscanos, Carmelitas, Mercedários e Jesuítas.


Qual a missão da Igreja Católica durante o processo de colonização do Brasil especialmente à Amazônia?

No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.


Qual era o objetivo da Igreja Católica em relação aos índios?

A Igreja, na verdade, sempre defendeu o direito dos povos indígenas e o meio ambiente. O Cimi [Conselho Indigenista Missionário] foi criado em 1973. Agora os povos indígenas se tornam o centro da atenção da Igreja Católica com um papa convocando um Sínodo em Roma, e não em Belém, por exemplo.


Como é a religião dos povos indígenas?

Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo. Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma. Os índios possuíam uma noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos.


Quais eram os interesses da Igreja Católica em catequizar os indígenas?

O interesse era que eles passassem a viver de acordo com a cultura europeia: que as famílias fossem nucleares (pai, mãe e filhos do casal), que eles se fixassem em um local (grande parte das tribos indígenas era seminômade, vivendo em constante deslocamento) e passassem a adotar os ritmos e as disciplinas de trabalho …

Leave a Comment