“A insulina é responsável pelo aproveitamento da glicose como fonte de energia no organismo. Ela facilita a entrada de glicose nas células, reduzindo os níveis de açúcar no sangue”, explica a endocrinologista Daniele Zaninelli. É graças a esse mecanismo que as células conseguem energia para realizar suas funções.
Como a insulina age no organismo?
E como ela age no organismo? Insulina é exatamente um hormônio! Ela é produzida pelo pâncreas e é responsável pela captação da glicose do sangue para gerar energia ao nosso organismo.
Por que a insulina é alta?
Além disso, embora seja raro, a insulina alta pode ocorrer devido a situações mais graves como insulinoma, um tipo de tumor no pâncreas, ou pelo aumento da multiplicação das células do pâncreas, em uma condição chamada nesidioblastose.
Qual a importância da insulina para o corpo?
A insulina também previne a quebra de proteínas para serem utilizadas como fonte de energia (catabolismo proteico), conservando o tecido muscular. Nesse sentido, a presença de insulina é importante para conseguir a manutenção da massa muscular do corpo.
Quais são os sintomas da insulina alterada?
Mais um dos possíveis sintomas da insulina alterada é o formigamento nos pés. Isso ocorre porque os altos níveis de açúcar no sangue podem prejudicar os nervos do corpo todo. Neste caso, o sintoma manifesta-se quando a diabetes já está instaurada.
Qual valor normal da insulina no corpo?
Exame de curva glicêmica Os resultados variam basicamente em torno dos seguintes valores: indivíduo saudável: inferior a 140 mg/dl; indivíduo com resistência à insulina: entre 140 e 199 mg/dl; indivíduo com diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.
Como a insulina age no corpo?
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma “chave”, abrindo as “fechaduras” das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.
O que acontece com o excesso de insulina no corpo?
Geralmente, a insulina alta não causa sintomas, mas quando os níveis de açúcar no sangue ficam abaixo dos valores normais, pode levar ao surgimento de fome excessiva, desejo constante de comer doces e açúcares, dificuldade de concentração ou cansaço excessivo, por exemplo.
Quais as reações da insulina no corpo?
Reações como vermelhidão, inchaço e coceira no local da injeção podem ocorrer durante o tratamento com insulina. Estas reações são normalmente transitórias e geralmente desaparecem sob continuação do tratamento. Raramente podem ocorrer reações de hipersensibilidade generalizada, gerando potencial risco de vida.
Quanto tempo a insulina faz efeito no corpo?
A insulina rápida ou regular começa a agir em 30 a 60 minutos e, tem seu pico de ação em 2 a 4 horas e duração de ação de 6 a 8 horas. Sendo assim, deve ser usada de 30 a 45 minutos antes da refeição.
O que acontece se uma pessoa que não tem diabetes tomar insulina?
Pode aumentar bastante a glicose e consequentemente levar a um quadro grave conhecido como cetoacidose diábetica e à morte. Se o diabetes fica descompensado por longo prazo, elas não conseguem ter controle da glicose e tem complicações na visão, nervos e rins principalmente.
Quem tem insulina alta tem diabetes?
Quando uma pessoa se torna resistente à insulina, seu organismo tende a aumentar as taxas de açúcar (glicose) no sangue, podendo assim resultar em um estado de pré-diabetes ou mesmo em diabetes.
Qual a quantidade de insulina que pode matar?
As taxas de mortalidade foram comparáveis entre os grupos de dose de insulina; < 25 unidades por dia (46 por 1.000 pessoas/ano), 25 a < 50 unidades por dia (39 por 1.000 pessoas/ano), 50 a < 75 unidades por dia (27 por 1.000 pessoas/ano), 75 a < 100 unidades por dia (34 por 1.000 pessoas-ano) e pelo menos 100 unidades ...
O que fazer para diminuir insulina?
10 Dicas para reduzir o nível de insulina e perder peso1 – Faça atividades físicas. … 2 – Faça uma dieta rica em proteínas e com pouco carboidrato. … 3 – Dê preferência aos carboidratos complexos. … Diga ‘não’ ao açúcar de qualquer tipo. … 5 – Coma alimentos que mantenham baixos os níveis de açúcar. … 6 – Siga uma dieta fracionada.More items…
Quais os sintomas de alergia à insulina?
As reações de hipersensibilidade à insulina podem se manifestar no local da aplicação com eritema, prurido e edema local podendo progredir para uma reação genera- lizada, incluindo urticária, angioedema, broncoespasmo, hipotensão e choque11, 12.
Qual é a cor da urina de um diabético?
“É comum que no diabete descontrolado, por exemplo, o indivíduo vá muito ao banheiro e libere um líquido incolor”, relata Truzzi.
É verdade que insulina emagrece?
VERDADE. O uso de insulina pode trazer ganho de peso, ou ajuda o indivíduo a recuperar o peso perdido com a descompensação do diabetes, já que é um hormônio que transporta o excesso de glicose do sangue para dentro das células e também é responsável pelo armazenamento de gordura.
O que regula a produção da insulina
Existe outro hormônio, também produzido no pâncreas, que tem ação contrária da insulina, chamado glucagon. Ele atua liberando a glicose que está armazenada na gordura, fígado e músculos para o sangue, para que o corpo utilize quando os níveis de açúcar estão muito baixos, como durante um período de jejum, por exemplo.
2. Insulina de ação bolus
São os hormônios utilizados para substituir a insulina que é produzida após a alimentação, para impedir que a glicose aumente muito rápido no sangue, e são:
A relação entre diabetes e insulina
O problema ocorre quando, em alguns pacientes, essa substância não é produzida em quantidade suficiente pelo pâncreas, ou ainda quando as células do corpo criam resistência a sua atuação. A partir desse momento, os níveis de glicemia no sangue começam a subir, dando origem ao diabetes.
Insulina de ações diversas
Existem diferentes tipos de insulina, mas todos têm como objetivo repetir o que acontece normalmente no organismo. O hormônio de ação constante e prolongada, por exemplo, visa manter o controle do nível glicêmico durante todo o dia, enquanto o de ação rápida é utilizado para controlar os picos de açúcar no sangue depois das refeições.
Como Usar Insulina?
Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. Além disso, não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. Seu açúcar no sangue precisará ser verificado com frequência, e você pode precisar de outros exames de sangue no consultório do seu médico.
O que Acontece se eu Perder uma Dose de Insulina?
Use a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Além disso, não use remédio extra para compensar a dose esquecida.É importante manter a Insulina sempre à mão. Obtenha sua receita recarregada antes de ficar sem medicamento completamente.
O que Acontece se eu Overdose de Insulina?
Procure atendimento médico de emergência. Uma overdose de Insulina pode causar hipoglicemia com risco de vida. Além disso, os sintomas de hipoglicemia severa incluem fraqueza extrema, visão embaçada, sudorese, dificuldade para falar, tremores, dor de estômago, confusão e convulsões (convulsões).
O que Devo Evitar ao Consumir Insulina?
Não altere a marca da Insulina ou seringa que está a utilizar sem falar primeiro com o seu médico ou farmacêutico. Além disso, algumas marcas de Insulina e seringas são intercambiáveis, enquanto outras não são.
Precauções Antes de Usar Insulina
Não use este medicamento se você é alérgico a Insulina, ou se você está tendo um episódio de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue ). Além disso, para ter certeza de que você pode usar ela com segurança, informe o seu médico se você tem doença renal ou hepática.
Efeitos Colaterais
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de alergia à Insulina: erupção cutânea com comichão em todo o corpo, pieira, dificuldade em respirar, ritmo cardíaco acelerado, suores ou sensação de desmaio.
Que Outros Medicamentos Afetarão a Insulina?
O uso de certos medicamentos pode tornar mais difícil para você saber quando tem baixo nível de açúcar no sangue. Informe o seu médico se você usar qualquer um dos seguintes:
Principais sintomas
A insulina alta pode não causar sintomas podendo ser percebido através de alguns sinais como ganho de peso sem motivo aparente, desejo constante de comer doces e açúcares, fome intensa ou frequente, mesmo após ter se alimentado.
Possíveis causas
A insulina alta é causada principalmente pela resistência à insulina provocada principalmente pela obesidade, sobrepeso, falta de atividade física ou dieta rica em açúcares e carboidratos, levando ao aumento da glicose no sangue e da produção de insulina pelo pâncreas na tentativa de regularizar os níveis de açúcar no corpo.
O que fazer
A insulina alta deve ser tratada pelo endocrinologista ou clínico geral, de acordo com sua causa, que nos casos de condições mais graves como insulinoma ou nesidioblastose, pode ser indicada uma cirurgia para retirar o tumor do pâncreas ou a remoção completa desse órgão. Saiba como é feito o tratamento do insulinoma.
5 sintomas de insulina alterada
Quando uma pessoa possui um índice de insulina alterada, no início, os sintomas tendem a ser sutis. No entanto, muitas vezes, com alguma atenção, podemos percebê-los. Conheça os 5 principais:
Diagnóstico de insulina alterada
Diante dos sintomas da insulina alterada, é necessário procurar um profissional imediatamente para iniciar o tratamento correto e evitar que o quadro evolua.
Tratamento para insulina alterada
O tratamento para os quadros de diabetes tipo 1 e do tipo 2 exigem alterações na dieta, como por exemplo dar preferência aos alimentos sem carboidratos e açúcares refinados, além de manter uma prática frequente de atividades físicas.
Afinal, o que é insulina e para que ela serve?
A insulina nada mais é que um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por controlar o nível de glicose no sangue. Sua função acaba sendo bem simples: transportar a glicose presente no sangue para o interior das células para que, assim, ela seja usada como fonte de energia.
Pâncreas produz dois tipos diferentes de insulina
Você sabia que existem dois tipos de insulina diferentes? A primeira, conhecida como basal, é uma secreção liberada em pequenas quantidades, de forma contínua e frequente (ou seja, o tempo todo).
Excesso de insulina no sangue faz mal?
Muita gente não sabe, mas assim como a falta de insulina ocasiona problemas ao organismo, o excesso também pode ser algo prejudicial. Por isso, no caso de quem sofre com diabetes, é muito importante tomar muito cuidado para aplicar a insulina de forma regrada.