O que é uma ação psicopedagógica?
Consiste em ações de potencialização e prevenção aos problemas de aprendizagem, a oferta de recursos e serviços de apoio pedagógico e didático que viabilizem o sucesso acadêmico e possíveis identificações de problemas que possam vir a interferir na aprendizagem (seminários, grupos de discussão, palestras, orientação …
Qual é a função da Psicopedagogia?
O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.
Quais são as duas funções da Psicopedagogia?
A psicopedagogia atua a partir de dois enfoques: a psicopedagogia institucional, que trabalha de maneira preventiva em escolas, empresas e demais instituições. E a psicopedagogia clínica, que está focada no tratamento individual em consultórios ou hospitais.
Qual é o papel do psicopedagogo na sociedade?
Para Jeronimo Sobrinho, (2016) o Psicopedagogo é um profissional que trabalha no âmbito da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de dificuldades de aprendizagem escolar e de aprendizagem, em um sentido mais amplo. Ele se dedica a análise, ao planejamento, ao desenvolvimento e à adequação dos processos educativos.
Quando se deve procurar um psicopedagogo?
Os fatores emocionais quase sempre estão ligados aos cognitivos.dificuldade para pronunciar palavras;lentidão para adquirir vocabulário;desinteresse;dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções;hiperatividade;inversão de letras, sílabas ou palavras;caligrafia ilegível;lapsos de memória;More items…
Qual é a diferença entre Psicologia e Psicopedagogia?
A origem da Psicologia da educação parte do pressuposto de que o ensino evolui se bem adequados forem os conhecimentos psicológicos. A Psicopedagogia, por sua vez, trabalha com questões ligadas especificamente à cognição e à afetividade, e envolve, e acolhe, profissionais de formações diversas.
Quais são os diferentes ramos da Psicopedagogia?
Existem dois tipos de Psicopedagogia: a Institucional e a Clínica. A linha da psicopedagogia Institucional promove uma relação entre os professores e o processo de ensino – aprendizagem, a fim de melhorar a instituição escolar e os problemas de aprendizagem na mesma.
Quais as três áreas que fundamentam a Psicopedagogia?
Pois, como já informado, a psicopedagogia surge da união de várias áreas do conhecimento como Filosofia, Neurologia, Sociologia, Linguística e a Psicanálise. Contudo, segundo Sisto (1996) a psicopedagogia no Brasil tem sido sustentada, sobretudo, por três pilares, a psicanálise, o associacionismo e o construtivismo.
Qual a função da Psicopedagogia clínica e institucional?
O psicopedagogo clínico contribui com análise do sistema em escola, instituições de ensino ou de reabilitação e histórica educacional, além de aplicação de alguns testes psicopedagógicos. O Psicopedagogo Institucional, por sua vez, trabalha com um grupo de pessoas, seja em instituições de ensino, empresas ou hospitais.
Como a Psicopedagogia pode contribuir para o processo de aprendizagem?
O psicopedagogo contribui no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.
Quais são os princípios e as responsabilidades do psicopedagogo?
O psicopedagogo procurará desenvolver e manter boas relações com os componentes de diferentes categorias profissionais, observando, para esse fim, o seguinte: – trabalhar nos estritos limites das atividades que lhe são reservadas; – reconhecer os casos pertencentes aos demais campos de especialização, encaminhando-os a …
Como o psicopedagogo pode ajudar o professor?
Os conhecimentos adquiridos na especialização em Psicopedagogia auxiliam bastante na atuação docente daquele profissional que se qualificou, por contribuir à uma prática pedagógica mais eficiente, uma vez que proporciona uma melhor compreensão em relação às dificuldades de aprendizagem dos alunos e como trabalha-las, e …
Psicopedagogia: definição
O que é a psicopedagogia? A psicopedagogia é uma disciplina caracterizada por sua presença no campo da educação.
O que é a psicopedagogia como profissão
Como profissão, ao que a psicopedagogia se dedica? É uma disciplina que se encarrega de trabalhar aquelas dificuldades de aprendizagem mostradas por pessoas com um déficit ou alteração em seu desenvolvimento, por isso, é possível detectar situações suscetíveis de serem tratadas tanto na escola, como em casa.
Funções da psicopedagogia
A psicopedagogia é um ramo da psicologia, assim como a psicologia clínica. A psicopedagogia é uma disciplina que tem uma parte de psicologia e parte de educação, por isso, abarca funções de ambas. Até agora falamos sobre o papel da psicopedagogia na aprendizagem das pessoas.
Entenda melhor o que é a Psicopedagogia
A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem, tendo como um dos objetivos centrais entender a complexidade envolvida, reunindo conceitos da psicologia e da pedagogia. Jean Piaget, David Ausubel, Jerome Bruner, Lev Vygotsky e Mary Warnock estão entre os autores mais influentes dessa área.
O que faz o Psicopedagogo?
Apesar de ser uma área ligada ao ensino e à educação, o psicopedagogo pode atuar em outros locais além de escolas, como hospitais, centros comunitários, ONGs ou ainda realizar atendimento individualizado em consultórios.
Tipos mais comuns de dificuldade de aprendizagem
Conforme mencionado anteriormente, o psicopedagogo atua ajudando crianças, adolescentes e adultos que enfrentam dificuldades em relação ao processo de aprendizagem. Veja, a seguir, quais são os tipos mais comuns.
10 Dicas para lidar com crianças que têm dificuldade de aprendizagem
Além do acompanhamento com um psicopedagogo e outros profissionais que forem necessários de acordo com o caso, existem medidas que os pais podem adotar em casa para auxiliar os filhos que tenham algum tipo de dificuldade de aprendizagem, acompanhe.
O que é a Psicopedagogia?
A psicopedagogia é um campo do conhecimento que mescla as ciências da psicologia e pedagogia. De forma bem resumida e simplista, podemos dizer que a Psicopedagogia estuda e se aprofunda no processo de aprendizagem humana.
O que faz um psicopedagogo?
Chamamos de psicopedagogo aquele profissional que atua na área de Psicopedagogia. O psicopedagogo busca compreender o processo de absorção de informações e a construção de conhecimentos dos indivíduos em todas as fases da vida humana.
Mercado de trabalho em Psicopedagogia
Como você já viu, o mercado de trabalho em Psicopedagogia tende a se concentrar em escolas e empresas. Contudo, ainda assim trata-se de uma profissão bastante ampla – já que atua principalmente com processos de aprendizagem. E cá entre nós: as pessoas aprendem coisas novas o tempo todo e em diferentes lugares.
Como é o curso de Psicopedagogia?
O curso superior de Psicopedagogia é da área de Ciências Humanas. Ele dura, em média, quatro anos e tem estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) obrigatórios. A grade curricular do curso contempla os campos da psicopedagogia clínica e psicopedagogia institucional.
Como escolher a instituição certa?
Antes de escolher uma faculdade para cursar graduação ou pós-graduação, é preciso analisar as avaliações da instituição no Ministério da Educação (MEC). Além disso, é muito importante conhecer sua estrutura, comparar suas mensalidades e refletir sobre seu custo-benefício.
Avaliação e diagnóstico psicopedagógico
A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta fundamental para atuação do psicopedagogo. Através dela é possível identificar o que precisa ser melhorado no processo educativo e as ações que têm funcionado. O psicopedagogo busca compreender a origem da dificuldade que afeta o desempenho escolar e, a partir disso, traçar novos métodos de atuação.
Ações psicopedagógicas
Com os resultados obtidos na avaliação, o psicopedagogo pode implementar ações psicopedagógicas que visem trazer melhorias para o ambiente escolar e aprendizado dos alunos, em especial daqueles que apresentam dificuldades.
Políticas educacionais inclusivas
O psicopedagogo possui um papel importante na disseminação da educação inclusiva. Por atuar diretamente com o processo de aprendizagem, o profissional pode pensar nos alunos que possuem necessidades específicas e precisam de atenção e auxílio no ambiente escolar.
1. RESUMO
Ao pesquisarmos a origem da Psicopedagogia, verificamos por meio de estudos que a preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem na Europa, ainda no século XIX.
2. INTRODUÇÃO
Esta monografia tem como objetivo principal conhecer o papel do Psicopedagogo educacional e a sua relação prática com os educandos. Para isso foi necessário realizar uma pesquisa em três escolas que analisasse como psicopedagogo trabalha dentro da instituição escolar.
3. A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA
Historicamente, segundo BOSSA (2000) os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica.
4. O CAMPO EPISTEMOLÓGICO E A MUTIDIMENSIONALIDADE DO OBJETO DE ESTUDO PSICOPEDAGÓGICO
O surgimento da área de estudo da psicopedagogia pode ser entendido, segundo Kiguel, citada por Bossa (2007, p.20), a partir de duas possibilidades.
5. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Entende-se por dificuldades de aprendizagem a incapacidade apresentada por alguns indivíduos diante de situações novas, desencadeadas por diversos fatores. As dificuldades de aprendizagem não são uma exceção no sistema educacional.
6. A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Com as mudanças que estão ocorrendo na sociedade, como a banalização da informação, a revolução digital, da nova política, da nova economia e dos desequilíbrios familiares, torna-se necessário que o professor faça dos conteúdos habituais de suas disciplinas instrumentos, que além de qualificarem para a vida, estimulem capacidade e competências, com o intuito de estimular todas as inteligências de seus alunos (ANTUNES, 2002, p.47)..
7. A LUTA PELA REGULAMENTAÇÃO E O CÓDIGO DE ÉTICA
O progresso traz muitas alterações à sociedade, uma delas é o desaparecimento de algumas profissões e o surgimento de outras. BARONE (1987) esclarece que o que caracteriza o aparecimento de qualquer profissão é a existência de pessoas exercendo essa função antes de sua formalização.