A açao das drogas na adolescencia

image

A droga aparece na adolescência muitas vezes como uma ponte que permite o estabelecimento de laços sociais, propiciando ao indivíduo o pertencimento a um determinado grupo de iguais, ao tempo que buscam novos ideais e novos vínculos, diferentes do seu grupo familiar de origem (Nery Filho e Torres, 2002 p.31)

Full
Answer

Como a família pode ajudar na drogadição entre adolescentes?

Gorgulho (1996 p.163) acredita que numa situação de drogadição entre adolescentes, a família pode ajudar reconhecendo sua parcela de participação no que está ocorrendo.

Qual a importância da adolescência?

A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que “naturalmente” afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais.

Por que os adolescentes são menos capazes de limitar o uso de substâncias lícitas?

Os adolescentes são menos capazes que os adultos de limitar o uso. O uso de substâncias ilegais e de substâncias lícitas por menores de idade constitui delito. Sinais e sintomas indesejáveis podem ocorrer somente com a progressão do uso, por isso é pouco provável que no início do consumo o jovem procure ou aceite ajuda.

Qual a importância da Amizade para o adolescente?

A autora ainda diz que a amizade torna-se uma relação de pessoas específicas, onde o adolescente cria novos laços afetivos, estabelecendo assim, um círculo social reduzido e homogêneo em que os jovens encontram sua própria identidade num processo de interação social.

image


Quais são as consequências das drogas na adolescência?

Todas as substâncias psicoativas usadas de forma abusiva produzem o aumento do risco de acidentes e violência, e adolescentes são mais vulneráveis, por tornar mais frágeis os cuidados de autopreservação, que já são enfraquecidos nesse período da vida.


Qual é a ação das drogas?

Como são os efeitos das drogas no organismo? As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.


Quais os motivos que levam os jovens a usar drogas?

Entre os fatores que desencadeiam o uso de drogas pelos adolescentes, os mais importantes são as emoções e os sentimentos associados a intenso sofrimento psíquico, como depressão, culpa, ansiedade exagerada e baixa auto-estima.


Quais são os tipos de mecanismo de ação?

Mecanismos de ação dos fármacosAtuação sobre enzimas: podem atuar ativando ou inibindo enzimas. … Interação com proteínas carregadoras: essas proteínas facilitam o transporte de substâncias através da membrana celular, sendo o alvo de diversos fármacos, que atuam competindo com essas substâncias pelo sítio de ligação.More items…


Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

Os fármacos de ação específica podem agir das seguintes formas: atuação sobre enzimas (ativação ou inibição), antagonismo, ação sobre membranas, ação na transcrição gênica.


Por que as drogas fazem mal à saúde?

O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer.


Qual é o papel da família diante do jovem antes durante e depois do contato com a droga?

Então, a prevenção do uso de drogas precisa começar dentro de casa, antes de alguém dizer para o jovem que as drogas são legais e convidá-lo a experimentar, ele deve já estar orientado do mal que aquilo pode lhe causar para dizer com toda a segurança “não”.


Causas do consumo de droga na adolescência

As causas do consumo de droga na adolescência podem estar relacionadas com diversos fatores do cotidiano do adolescente. Dentre eles, podemos destacar:


O começo do uso de drogas na juventude: Quando os jovens começam a usar drogas?

A adolescência é um período muito delicado na vida de todas as pessoas. Neste momento, nosso cérebro ainda está sendo desenvolvido e muita coisa pode “bagunçar” os nossos comportamentos.


O uso de drogas no Brasil

Segundo dados do IBGE, mais da metade dos jovens brasileiros relatam que já tiveram contato com alguma substância química ao longo de suas vidas. Esse dado nos deixa um alerta muito emergente, afinal, o primeiro contato é, de fato, um passo fundamental para que o indivíduo acabe consumindo a droga.


O uso de drogas no mundo

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente meio milhão de pessoas morrem em decorrência do consumo de substâncias químicas. Mais um dado que nos deixa em alerta, devido à emergência de se conscientizar sobre esse consumo exorbitante e tão maléfico.


Como as drogas agem no cérebro dos adolescentes?

As drogas, dos mais diversos tipos, podem agir de diversas formas em nosso cérebro. Na adolescência, isso pode ocorrer de uma forma ainda mais intensa, afinal, o cérebro está em desenvolvimento.


Qual a participação genética no desenvolvimento da prática do uso de drogas?

Algumas pessoas podem ter propensão genética a algumas doenças, como esquizofrenia. Isso quer dizer que o consumo de drogas pode acelerar o desenvolvimento desse tipo de quadro, coisa que talvez não aconteceria em uma pessoa saudável.


Por que aumentam as chances de contrair doenças transmissíveis?

As capacidades de tomada de decisão e raciocínio ficam afetadas. Isso quer dizer que o indivíduo pode ter dificuldades para mensurar as consequências dos seus atos, agindo de maneira intensa e impulsiva, uma vez que a droga pode criar essa sensação de “invencível”.


São diversos os fatores associados a essa realidade

A dependência química é classificada como um transtorno mental e tem repercussões físicas, psicológicas e emocionais que interferem de forma significativa na qualidade de vida do indivíduo.


Dependência química e adolescência

Há uma relação muito marcante entre a dependência química e a adolescência, tendo muitos relatos de usuários de drogas que afirmam ter começado o vício nessa fase da vida.


Mais do que impulso da juventude

Normalmente os adolescentes são impulsivos, não medem seus atos e nem se preocupam com consequências e isso tem relação com o amadurecimento cerebral que acontece nesse período. Parte do cérebro responsável pela tomada de decisões e controle emocional está em amadurecimento até o início da vida adulta.


Seu lugar no mundo

É um período da vida em que o adolescente procura andar mais com pessoas de idades próximas às dele, quer se encaixar, fazer parte de um grupo, mesmo que para isso tenha que reproduzir estilos e comportamentos de outras pessoas. Muitas vezes as drogas são apresentadas nesse contexto e o jovem aceita para se autoafirmar frente aos amigos.


Reprodução de comportamento

Muitas vezes o ambiente de convívio desse jovem é onde ocorre o primeiro contato com substâncias químicas. Pais que bebem ou fumam na frente dos filhos abrem margem para reprodução de comportamento semelhante no futuro. Assim como situações, por exemplo, quando o tio oferece uma cerveja ao menor de idade e acha que não tem nada demais.


Efeitos e consequências

Os efeitos e consequências das substâncias químicas no cérebro e corpo de um adolescente são variáveis e dependem de aspectos próprios das drogas, assim como a dose e frequência de uso.


O uso de substâncias psicoativas por jovens

A pesquisa “Uso de substância e envolvimento em situações de violência: um estudo tipológico em amostra brasileira”, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP), teve como objetivo analisar o envolvimento de adolescentes que fazem uso de algum tipo de substância psicoativa em casos de violência e problemas de saúde..


Quais são as causas do uso de drogas?

O uso de drogas é constantemente investigado e suas causas são bastante relativas, porém os fatores mais comuns são emoções e sentimentos associados a um intenso sofrimento psíquico, como depressão, culpa, ansiedade e baixa autoestima.


Riscos do uso de substâncias psicoativas

A pesquisa realizada pelo GEPDIP indica que os usuários recorrentes de drogas estão envolvidos em situações de violência física e psíquica, em especial de abuso sexual — sendo as vítimas, nesse caso. Então, entende-se que quanto maior for o uso de substâncias psicoativas, maior será o risco de esses adolescentes sofrerem com casos violências.

image


Dependência Química E Adolescência


Mais Do Que Impulso Da Juventude

  • Normalmente os adolescentes são impulsivos, não medem seus atos e nem se preocupam com consequências e isso tem relação com o amadurecimento cerebral que acontece nesse período. Parte do cérebro responsável pela tomada de decisões e controle emocional está em amadurecimento até o início da vida adulta. Isso não quer dizer que todos os adolescentes vão …

See more on marceloparazzi.com.br


Seu Lugar No Mundo

  • É um período da vida em que o adolescente procura andar mais com pessoas de idades próximas às dele, quer se encaixar, fazer parte de um grupo, mesmo que para isso tenha que reproduzir estilos e comportamentos de outras pessoas. Muitas vezes as drogas são apresentadas nesse contexto e o jovem aceita para se autoafirmar frente aos amigos. Muitas vezes começa com o …

See more on marceloparazzi.com.br


Reprodução de Comportamento

  • Muitas vezes o ambiente de convívio desse jovem é onde ocorre o primeiro contato com substâncias químicas. Pais que bebem ou fumam na frente dos filhos abrem margem para reprodução de comportamento semelhante no futuro. Assim como situações, por exemplo, quando o tio oferece uma cerveja ao menor de idade e acha que não tem nada demais. Quanto …

See more on marceloparazzi.com.br


Efeitos E Consequências

  • Os efeitos e consequências das substâncias químicas no cérebro e corpo de um adolescente são variáveis e dependem de aspectos próprios das drogas, assim como a dose e frequência de uso. Toda substância administrada no corpo, seja álcool, maconha ou cocaína, tem efeitos no organismo com um todo, sendo fígado, coração e pulmão, os que mais sofrem pel…

See more on marceloparazzi.com.br


O Uso de Substâncias psicoativas por Jovens

  • A pesquisa “Uso de substância e envolvimento em situações de violência: um estudo tipológico em amostra brasileira”, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP), teve como objetivo analisar o envolvimento de adolescentes que fazem uso de algum tipo de substância psicoativa em casos de violência e problemas de saúde. O est…

See more on summitsaude.estadao.com.br


Quais São as Causas Do Uso de drogas?

  • O uso de drogas é constantemente investigado e suas causas são bastante relativas, porém os fatores mais comuns são emoções e sentimentos associados a um intenso sofrimento psíquico, como depressão, culpa, ansiedade e baixa autoestima. De acordo com o estudo “O adolescente e o uso de drogas”, publicado por Ana Cecília Petta Roselli Marques e Marcel…

See more on summitsaude.estadao.com.br


Riscos Do Uso de Substâncias psicoativas

  • A pesquisa realizada pelo GEPDIP indica que os usuários recorrentes de drogas estão envolvidos em situações de violência física e psíquica, em especial de abuso sexual — sendo as vítimas, nesse caso. Então, entende-se que quanto maior for o uso de substâncias psicoativas, maior será o risco de esses adolescentes sofrerem com casos violências. A pesquisa explica que isso aco…

See more on summitsaude.estadao.com.br

Leave a Comment