A açao das geleiras

image

As geleiras, também denominadas glaciares, são formadas pelo acúmulo de neve em um determinado local, processo que pode levar até 30 mil anos para se concretizar. A neve é cristalizada e compactada em camadas, formando uma extensa massa de gelo. Esse fenômeno é mais comum nas regiões de alta latitude (nos polos terrestres) e nas cordilheiras.

Full
Answer

Quais são os tipos de geleiras?

As geleiras ou glaciares podem ser divididos, com o intuito de melhor estudá-los e classificá-los, com base no tamanho e na forma, em dois tipos básicos: as geleiras de vale ou alpinas e as geleiras continentais ou inlandsis.

Qual é a taxa de movimento das geleiras?

A taxa de movimento varia muito, dependendo da temperatura ambiente, profundidade do gelo, declividade subjacente e outros fatores. O movimento varia de vários metros por hora a vários metros por século. Às vezes, quando as condições são adequadas, as geleiras sofrem um aumento, acelerando sua taxa de movimento em até 100 vezes.

Quais são as consequências do derretimento acelerado das geleiras?

Há muito gás natural preso sob as geleiras, um desses gases é o metano, que não é apenas tóxico, mas também é um gás de efeito estufa. À medida que as geleiras derretem, tornam-se mais leves, com rachaduras se formando.

Quais são as geleiras continentais?

As geleiras continentais cobrem quase completamente a Groenlândia, partes da Islândia, norte da Sibéria e Canadá e a maior parte da Antártica. Cerca de 70% da água doce do planeta pode ser encontrada apenas na camada de gelo da Antártica. As geleiras estão presentes o ano todo, mas variam em sua taxa de derretimento.

image


Como as geleiras atuam na transformação do relevo?

A erosão glacial é provocada pelo derretimento de geleiras localizadas em regiões montanhosas e de elevadas altitudes, que formam cursos d’água que modelam a superfície por onde passam. Outra forma de ação é o congelamento dos solos, que se rompem com a “quebra” das geleiras.


Como as geleiras são originadas?

As geleiras, também denominadas glaciares, são formadas pelo acúmulo de neve em um determinado local, processo que pode levar até 30 mil anos para se concretizar. A neve é cristalizada e compactada em camadas, formando uma extensa massa de gelo.


O que e a ação dos ventos?

SIGNIFICADO DE AÇÃO DO VENTO Sobrecarga a que estão sujeita as estruturas, resultante do chocar do vento contra partes diretamente expostas das mesmas ou contra elementos intermediários que transmitem às ditas estruturas o seu efeito.


Por que as geleiras são importantes?

A neve é cristalizada e compactada em camadas, dando origem a grandes blocos de gelo. Vale ressaltar que as geleiras são extremamente importantes para a manutenção da vida na Terra, já que elas armazenam cerca de 70% da água doce existente no planeta.


O que está causando o derretimento das geleiras?

POR QUE AS GELEIRAS DERRETEM? CAUSAS. Indubitavelmente, o aumento da temperatura terrestre foi o responsável pelo derretimento das geleiras ao longo da história. Atualmente, a rapidez das mudanças climáticas poderia extingui-las em um tempo recorde.


Como se formam as geleiras e onde elas se localizam?

Essa neve é cristalizada e compactada em camadas, formando, assim, grandes blocos de gelo. Existem grandes geleiras nas áreas planas próximas às altas latitudes, ou seja, nas regiões polares. A Antártica, por exemplo, abriga a maior geleira do planeta: 14 milhões de quilômetros quadrados.


Qual a causa do vento?

Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.


Como é que é um tornado?

Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.


Qual é o nome do movimento do ar?

Vento é o ar em movimento sobre a superfície da Terra. Ele move-se em um espectro de vórtices que variam na escala de turbulência visível na fumaça de cigarros até movimentos giratórios de dimensões continentais, como os existentes nos ciclones e anticiclones.


Qual a importância dos polos para o planeta?

Os dois polos da Terra possuem a importante função de amenizar as temperaturas do planeta por serem recobertos por gelo e apresentarem as menores temperaturas. Eles estão sempre congelados porque são as zonas terrestres que recebem os raios solares em menor intensidade.


Qual a importância do gelo para a formação da crosta terrestre?

Afinal, é na forma cristalizada encontrada nas calotas polares que a água pode nos ajudar a controlar o aquecimento global: nos pólos, o gelo reflete até 90% da radiação solar que recebe. O dióxido de silício, ou sílica, por sua vez, é o óxido mais abundante na crosta terrestre.


Qual a importância das calotas polares?

As calotas polares são responsáveis pelo equilíbrio ambiental, servindo de território de sobrevivência para milhares de espécies. Com o fenômeno do aquecimento global – causado pela emissão de gases poluentes na atmosfera – as calotas polares estão começando a derreter em níveis alarmantes e cada vez mais acelerados.


Locais e fatores que influenciam a formação de geleiras

As geleiras estão presentes em todos os continentes. Cerca de 50 países possuem essas formações em seus territórios. Entretanto, as maiores geleiras são observadas na Antártida, Chile, Canadá, Alasca, Groelândia e Islândia.


Mudanças climáticas o derretimento de geleiras

O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases do efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo Sol, que fica preso na superfície e aumenta a temperatura média da Terra.


Mais um “ano péssimo” para os glaciares alpinos

Este conteúdo foi publicado em 17. ago 2020
17. ago 2020 Apesar das temperaturas relativamente amenas neste verão, as geleiras na Suíça continuam a derreter.


Em direção a um mundo de geleiras negras

Este conteúdo foi publicado em 03. jun 2021
03. jun 2021 Não apenas nos Alpes desaparecem as geleiras, mas também Andres e até Himalaia. Seu fim coloca em questão a sobrevivência de milhões.


Cem anos para adaptar todos os prédios na Suíça às exigências ecológicas

Este conteúdo foi publicado em 15. jan 2020
15. jan 2020 Os edifícios são responsáveis por mais de um quarto de todas as emissões de CO2 na Suíça. Apesar dos incentivos governamentais e da necessidade de…


Desaparecimento das geleiras suíças alimenta conflitos por água

Este conteúdo foi publicado em 20. nov 2019
20. nov 2019 A Suíça perde importantes reservas de água à medida que as geleiras estão recuando devido ao aquecimento global. O fenômeno afeta a agricultura, a…


Geleiras dos Alpes – ontem e hoje

Este conteúdo foi publicado em 12. ago 2016
12. ago 2016 Mova o cursor horizontalmente para ver como as geleiras dos Alpes mudaram consideravelmente em um século. As imagens são extraídas do livro “Glaciers.


Uma “bateria elétrica” mais potente sem geleiras

Este conteúdo foi publicado em 28. out 2019
28. out 2019 O desaparecimento das geleiras não comprometem a produção de energia hidroelétrica na Suíça. Para pesquisadores, o fenômeno oferece oportunidades…


Derretimento das geleiras torna Alpes mais perigosos

Este conteúdo foi publicado em 30. set 2019
30. set 2019 O derretimento das geleiras desestabiliza as encostas das montanhas e aumenta o risco de deslizamentos de terra e inundações. No entanto, abre…

image


Escassez de Água Doce


Inundação Excessiva

  • O derretimento acelerado das geleirasproduz mais água do que os rios poderiam aguentar. Essa água transborda e inunda as áreas cujos riachos abastecem. Sem planos de coleta de água, tais enchentes acabam deslocando pessoas e animais, bem como destruindo fazendas e áreas residenciais. As áreas de baixa altitude nas regiões costeiras ao redor do mund…

See more on escolaeducacao.com.br


Extinção de Animais

  • O número de ursos polares têm diminuído ao longo dos anos devido ao desaparecimento do gelo no Pólo Norte e no Pólo Sul. Os ursos se adaptaram às condições frias dessas regiões, mas à medida que o clima esquenta e as camadas de gelo se dissolvem, eles ficam expostas a um ambiente desconhecido. A evolução leva milhões de anos, e esse é um período que eles não po…

See more on escolaeducacao.com.br


Desaparecimento de Recifes de Coral

  • Os recifes de coral desempenham um papel crítico no mar. Eles fornecem abrigo para um quarto de todas as espécies de animais que vivem no mar, regulam o oxigênio e dióxido de carbono, além de proteger as costas. Eles geralmente crescem em águas rasas nos trópicos, onde eles sintetizam a luz do sol. Com a elevação do nível do mar, os recifes de corais desaparecendo e…

See more on escolaeducacao.com.br


Retorno de Doenças Letais

  • O gelo é um purificador e, por muito tempo, as geleiras da Terra têm absorvido substâncias químicas nocivas, pesticidas proibidos que foram transportados pelo ar, assim como os antigos vírus e bactérias que se tornam inativos em condições de frio. Como o gelo continua a derreter, alguns desses vírus, bactérias e produtos químicos correm o risco de voltarem à circulação. Se …

See more on escolaeducacao.com.br


A Liberação de Gás metano

  • Há muito gás natural preso sob as geleiras, um desses gases é o metano, que não é apenas tóxico, mas também é um gás de efeito estufa. À medida que as geleiras derretem, tornam-se mais leves, com rachaduras se formando. Esses movimentos criam fissuras através das quais grandes quantidades de gás metano são liberadas na atmosfera, acelerando ainda mais o aque…

See more on escolaeducacao.com.br


Falta de Eletricidade

  • À medida que o gelo desaparece, os rios estão encolhendo, e eventualmente eles secarão e efetivamente causarão o fim da energia hidroelétrica da qual uma considerável porcentagem da população humana depende. Sem eletricidade, muitas coisas, como indústrias que alimentam a maioria das economias, ficarão paralisadas.

See more on escolaeducacao.com.br


Ruptura de Padrões climáticos

  • O clima é principalmente controlado pelas correntes marítimas que atravessam os vastos oceanos. Há correntes frias e quentes, e cada uma delas afeta as terras adjacentes. Com o aquecimento global, no entanto, todos os oceanos estão se aquecendo, e isso está revertendo o movimento de correntes que, no processo, aumentam tempestades e furacões em lugares que …

See more on escolaeducacao.com.br


Terremotos E Erupções Vulcânicas

  • As geleiras pesam muito, e algumas são descritas como mini-continentes. Este peso maciço desempenha um papel importante e desconhecido para muitos. A pressão que os icebergs gigantes exercem sobre a Terra ajuda a manter sob controle os movimentos tectônicos no subsolo. À medida que as geleiras derretem rapidamente, no entanto, essa pressão é reduzida, …

See more on escolaeducacao.com.br


Lidando Com O Derretimento Rápido Das Geleiras

  • Reverter os efeitos do aquecimento global não é fácil, mas tentar tornar o ambiente mais saudável é melhor do que não fazer nada. Algumas das medidas que podem ajudar a mitigar esses efeitos incluem promover reciclagem de resíduos, plantar árvores em todos os lugares, usar menos gasolina, reduzir o uso de carros, economizar eletricidade e educar os outros sobre …

See more on escolaeducacao.com.br

Leave a Comment