Por fim, quanto ao pedido de exoneraà §Ã£o de alimentos, tendo em vista a aquisição da maioridade civil do autor, esta não é automática, e está sujeita a decisão judicial, devendo o alimentante requerer…judicialmente através de AÿÿO DE EXONERAà ¿Ã¿O DE ALIMENTOS, quando será oportunizado ao alimentando comprovar se ainda necessita continuar recebendo os alimentos.Assim, considerando a justificativa…Lavrado o auto de penhora, depósito e avaliação, na mesma oportunidade intime-se o executado e, cuidando-se de constrição de imóvel, o respectivo cà ´ njuge, se casado for.2.3.
Quando cabe ação de exoneração de alimentos?
Isso pode acontecer em casos onde o alimentando completa 18 anos ou está inserido no mercado de trabalho, tendo assim como sustentar-se sozinho, sem a ajuda dos pais. Ou, também, pode acontecer caso o menor de idade esteja casado ou com emprego fixo, com sustento garantido.
O que é ação de exoneração de alimentos?
A exoneração de alimentos é uma ação judicial que tem por objetivo cessar a obrigação que o alimentante tem de pagar a pensão alimentícia.
Qual a competência da ação de exoneração de alimentos?
b) A competência para a propositura da ação exoneratória é a do domicílio do alimentando, ou seja, daquele que recebe a verba alimentar, nos termos do artigo 53, II, do Código de Processo Civil. Mesmo quando envolver alimentando que atingiu a maioridade.
Quais os requisitos para exoneração de alimentos?
O alimentante deve consultar um advogado para que este proponha uma ação de exoneração de alimentos, devendo comprovar que o alimentado não tenha mais a necessidade de receber o pagamento da pensão. Deve-se comprovar que o filho é capaz de manter-se sozinho, trabalhando, arcando com gastos.
Como é o processo de exoneração?
A exoneração de cargo efetivo ou a dispensa de função pública a pedido é uma forma de vacância e consiste na desinvestidura do cargo ou função, formalizada mediante publicação de ato no Diário Oficial.
O que é um processo de exoneração?
É necessário ingressar com um processo chamado “Exoneração de Alimentos”. Ele será utilizado para que demonstre ao judiciário que o alimentante não mais precisa pagar pensão e que o alimentado possui condições de seguir sua vida normalmente, trabalhando e consequentemente, arcando com seus custos.
Qual artigo trata da exoneração de alimentos?
Institui, nesse sentido, o artigo 1.699, do Código Civil: “Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo”.
Qual é a classe da ação de exoneração de alimentos?
05 Out, 10:06Código da ClasseDescrição da ClasseDescrição do Assunto156Cumprimento de SentençaAlimentos gravídicosExoneraçãoFixaçãoOferta8 more rows•Oct 5, 2021
Onde deve ser proposta a ação de alimentos?
Segundo norma do art. 53, II, do CPC, o foro competente para se ajuizar a ação de alimentos é o do domicílio ou residência do alimentando, id est, aquele que pede o alimento, o credor. Todavia, o requerente pode, por conveniência, optar pelo foro do domicílio do réu, regra geral, consoante art.
Quem pode pedir exoneração de alimentos?
O pai/mãe deve ingressar necessariamente com uma ação de exoneração de pensão alimentícia, para que o juiz decida se é ou não o caso dessa exoneração. Nesse sentido, a pessoa está agindo de forma errada quando deixa de pagar voluntariamente a pensão ao filho que acabou de completar 18 anos.
Em quais casos não é possível a exoneração de alimentos do filho maior?
É de direito o percebimento de alimentos por filhos maiores de seus genitores, não podendo a exoneração ocorrer automaticamente quando o filho completa 18 anos dependendo de decisão judicial sendo garantido o direito do filho de se manifestar sobre a possibilidade de prover ou não o próprio sustento.
Exoneração de alimentos
Uma das ações mais solicitadas no nosso judiciário é a Ação de Alimentos, o que consequentemente gera implicações contrárias a ela, como é o exempl…
O que é a Exoneração de Alimentos?
A Exoneração de Alimentos, nada mais é, que o fim das obrigações de prestar alimentos. Seria, portanto, o fim do vínculo criado pela Ação de Alimen…
O que gera a Exoneração de Alimentos?
Antes de falar sobre questões litigiosas, falaremos sobre a Ação Consensual de Exoneração de Verba Alimentar, que ocorre quando o alimentado e o al…
O que deve ser provado para solicitar a Exoneração de Alimentos?
Em resumo, que não estão mais presentes os motivos para a prestação da obrigação alimentar. Se fora para um menor incapaz, porque ele se tornara ca…
Pode-se pedir urgência na Exoneração de Alimentos?
Sim. Desde de plenamente demonstrados os fundamentos do pedido (requisitos para a exoneração) e a urgência do pedido, como algum risco na espera pe…
Em que momento posso deixar de pagar a pensão ao meu filho?
Embora o senso comum pregue que esse prazo seja o completar de 18 anos, a obrigação nem sempre cessa nesse ponto, pois o seu filho pode estar cursa…
Quando posso parar de prover a pensão ao ex-cônjuge?
Não há prazo determinado juridicamente, visto que, depende muito do acordo conseguido no divórcio. Entretanto, caso antes do dado período perceba-s…
Como conseguir a Exoneração de Alimentos?
Para conseguir a exoneração de alimentos, o responsável por efetuar o pagamento deve ingressar com uma ação judicial, com o intuito de se exonerar…
E quando devo continuar?
Quando o filho está cursando ensino superior, e não possui condições de arcar com os estudos, é comum que a obrigação de prestar alimentos se estendam até o término da faculdade, ou até no máximo 24 anos de idade.
Como é o processo de exoneração de alimentos?
O alimentante deve consultar um advogado para que este proponha uma ação de exoneração de alimentos, devendo comprovar que o alimentado não tenha mais a necessidade de receber o pagamento da pensão.
Devo juntar provas no processo?
Sim! Para comprovar que o alimentado não mais necessita da pensão, é interessane que o alimentante junte fotos da vida social e testemunhas que comprovem que o alimentado têm condições de se manter sozinho.
Hanna Paula Teixeira
Possui experiência como estagiária em escritórios de advocacia e na distinta Defensoria Pública de São Paulo, sendo a 2ª colocada no concurso para estagiários, para atuação neste órgão, realizando o atendimento aos assistidos, petições e acompanhamento de processos judiciais.
Informações sobre o texto
Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.