Quando foi aprovado o assistente social?
O Projeto de Lei 3688/2000, que dispõe sobre a introdução do assistente social no quadro de profissionais da Educação foi aprovado em julho/2013, depois de um amplo processo de lutas da categoria profissional empreendido através do Conselho Federal de Serviço Social e do Conselho Regional de Serviço Social (CFESS/CRESS).
Qual é o papel do assistente social na Escola?
O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO: QUE PAPEL DESEMPENHAR NA ESCOLA? O Papel do Assistente Social na escola, a partir da perspectiva de atuação na educação, perpassa por questões históricas da profissão e ainda pelos vários campos de trabalho desse profissional na sociedade atual.
Qual o impacto das assistentes sociais na educação básica?
Ela finaliza ressaltando também o impacto positivo que o trabalho das assistentes sociais na educação básica terá em outros sujeitos que atuam na área, como educadores/as e outros/as trabalhadores/as.
Qual a importância da inserção de assistentes sociais na educação escolar?
A principal marca da inserção de assistentes sociais nessa Política tem sido a atuação profissional no sentido de garantir o acesso à educação escolarizada.
Qual a área de atuação do assistente social?
Os espaços profissionais do assistente social situam-se nas áreas das políticas sociais públicas e privadas, ou seja, o assistente social é requisitado para o planejamento, a gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais.
Qual a contribuição do serviço social para a educação?
A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores so- ciais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como: evasão esco- lar, o baixo rendimento escolar, atitudes e comportamentos agressivos, de risco, etc.
Qual é a importância do trabalho da assistente social?
Atribuições de um assistente social As atribuições do assistente social estão diretamente ligadas a questões de saúde, educação e direitos humanos. Esse profissional é responsável por assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos. Seja no âmbito físico, psicológico ou social.
O que compete ao assistente social?
São competências do assistente social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. Mais uma vez se coloca a mediação da política, donde a importância de se problematizar o modelo de política social que se configura como espaço sócio-profissional dos assistentes sociais.
Quais os principais desafios do assistente social na educação?
O serviço Social na educação ainda encontra um desafio que é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social. A escola por sua vez encontra o desafio de contornar a grande demanda por vagas que nem sempre são proporcionais aos números disponíveis na rede pública.
Qual o papel do assistente social na educação inclusiva?
Como funcionário público pertencente à esfera da Educação, as contribuições do Serviço Social na área da Educação Inclusiva se concretizam pela conscientização, acesso, ingresso, permanência e sucesso da criança com deficiência no Ensino Regular, bem como na mediação e intervenção na relação família-escola-comunidade.
Resumo
Introdução
as Políticas Sociais E O Estado Brasileiro
A particularidade Da Política de Educação No Estado
A Política de Educação Nos Mecanismos Jurídicos Do Estado
A Atuação Do Assistente Social Na Política de Educação
-
Muito tem se falado na atuação do assistente social na educação. No entanto, a demanda apresentada pela sociedade nesse sentido, embora muito tímida e fragmentada, tem despertado o interesse dos órgãos responsáveis pelo serviço social no Brasil bem como, da categoria profissional; não simplesmente pelo fato de se ampliar o mercado de trabalho desse…
See more on nucleodoconhecimento.com.br