A açao do espirito santo a partir do pentecoste

image

Nesse contexto de comunhão de vida e de oração aconteceu o Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo sobre esses homens e mulheres de Deus. A partir desse derramamento do Espírito, começaram as manifestações do Espírito: as profecias, o dom de línguas, os milagres e prodígios.

Full
Answer


Quando o Espírito Santo desceu em Pentecostes?

Atualmente o 50º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos como o dia de Pentecostes, e também foi o dia da descida do Espiríto Santo (Espírito de Deus) sobre os apóstolos.


Qual foi a ação do Espírito Santo?

Segundo a Bíblia, desde a criação até a consumação final, o Espírito é atraído pelo que é corpóreo e histórico: faz viver o cosmo (Gn 1,2), habita num povo até o ponto de descansar num corpo humano, o do Cristo; com o Pentecostes, é infundido “sobre toda a carne” (At 2.17) e, no final.


Porque o Espírito Santo desceu em Pentecostes?

Nessa celebração, somos todos convidados e enviados a professar ao mundo a presença do Espírito Santo, e invocarmos a efusão do Espírito para que se renove a face da terra e haja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações.


Desde quando existe o Espírito Santo?

O Espírito Santo não aparece apenas no Pentecostes após a ressurreição de Jesus, é também proeminente no Evangelho de Lucas (1 e 2), antes do Nascimento de Jesus.


O que significa a descida do Espírito Santo?

Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa. Atualmente, o Pentecostes é comemorado principalmente pela igreja católica e ortodoxa, no entanto, ambas celebram em datas diferentes.


O que a Bíblia diz sobre a descida do Espírito Santo?

No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda (descida) do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2.4) e consequentemente à Igreja. O destaque para a expressão “Igreja” deve-se ao fato de que Pentecostes é o início do que hoje chamamos de Igreja primitiva, uma Igreja sem placas denominacionais.


Como se deu a vinda do Espírito Santo?

A vinda do Espírito Santo(Pentecostes) No Cenáculo, estavam os Apóstolos, em oração. Por temor, as portas estavam fechadas, as janelas cerradas, quando, de repente, Jesus se apresenta no meio deles… Uma voz, uma saudação: “A paz esteja convosco!”.


Como se chama a pessoa que nasce no Espírito Santo?

Origem do termo Capixaba Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.


Quem é o Pai quem é o Filho quem é o Espírito Santo?

Com base nessa afirmação, foi formulado o dogma mais importante do cristianismo – a Santíssima Trindade. “O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.


O que é espírito de acordo com a Bíblia?

pode ser entendida como as três dimensões humanas: a fisica (corpo), a mental (espirito) e a sentimental ou emocional (alma), pois o próprio verso diz “o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo”. A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.


Espírito Santo é derramado sobre a Igreja

O Espírito Santo é derramado sobre a Igreja, conduzindo-a a viver de forma divina as realidades humanas. Seus dons são Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Com eles podemos receber as graças que descem do Céu! Ouvimos o Senhor e Sua Igreja que nos dizem: “Recebam o Espírito Santo”!


Como acontece a ação do Espírito Santo

O Espírito Santo se manifesta nos multiformes dons com que prodigaliza os fiéis, suscitando carismas, ministérios e serviços segundo o dom de Deus e o acolhimento de Suas graças. “Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.


O Espírito como um reconstituinte de vida

A partir desta reflexão, o Papa sugeriu que quando precisarmos de uma verdadeira mudança, quando as nossas fraquezas nos oprimem, quando avançar é difícil e amar parece impossível, faria bem tomar diariamente este reconstituinte de vida: é Ele, a força de Deus.


Gaza, nome que suscita dor

Citando o episódio dos Atos dos Apóstolos em que o diácono Filipe é impelido “por uma estrada deserta, de Jerusalém a Gaza”, o Papa acrescentou: “como este nome soa doloroso, hoje! Que o Espírito mude os corações e as vicissitudes e dê paz à Terra Santa!”.

image

Leave a Comment