A açao do governo por meio da politica fiscal qconcursos

image

A ação do governo por meio da política fiscal abrange três funções básicas: a função alocativa, a função distributiva e a função estabilizadora. Com relação às políticas alocativa, distributiva e estabilizadora do governo, assinale a opção incorreta. A

Full
Answer

Como articular uma política fiscal?

Basicamente, a forma de articular uma política fiscal dá-se através da efetiva arrecadação de impostos, aplicando seus recursos da forma mais racional e eficaz possível. Isso equivale a uma interferência também no setor tributário, modificando as despesas do setor privado.

Como é conduzida a política fiscal no Brasil?

No Brasil, a política fiscal é conduzida com alto grau de responsabilidade fiscal. O uso equilibrado dos recursos públicos visa a redução gradual da dívida líquida como percentual do PIB, de forma a contribuir com a estabilidade, o crescimento e o desenvolvimento econômico do país.

Qual é o papel da política fiscal e do comportamento das contas públicas?

A partir do conhecimento do papel da política fiscal e do comportamento das contas públicas, assinale a opção correta. A política fiscal expansionista gera inflação e pode causar distorções alocativas e distributivas, cujos reflexos podem eliminar completamente os benefícios esperados sobre a renda e o emprego.

Quais são as funções da política fiscal?

Sobre Política Fiscal. Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. A função estabilizadora consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, …

image


Qual é o principal objetivo da política fiscal?

Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos.


Quanto maior o gasto público menor a demanda?

à medida que as importações de um país são determinadas pelo nível de demanda interna (entre outros fatores), a política fiscal interfere no equilíbrio externo, atuando exatamente sobre o nível de demanda, ou seja, quanto maior o gasto público e menor a tributação, maior será a demanda da economia, e portanto, maior o …


São instrumentos de política fiscal restritiva por parte do governo?

Política Fiscal restritiva Diminuição dos gastos públicos; • Elevação da carga tributária sobre os bens de consumo, desencorajando esses gastos; • Elevação das importações, por meio da redução de tarifas e barreiras.


Qual a finalidade do uso das políticas fiscal monetária cambial comercial e de rendas pelo governo de um país?

São utilizadas para controle das relações comerciais e financeiras entre os agentes de um determinado sistema econômico com outro externo, em outras palavras, de seu país com outros países.


Quanto maior a demanda maior o preço?

A Lei da Demanda diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar; da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar.


Quanto menor a taxa de juros maior tende a ser a demanda?

Segundo a teoria econômica, o aumento da taxa de juros torna o crédito mais caro, diminuindo a tomada de empréstimos. Como o crédito diminui, há menos dinheiro para consumir ou investir, fazendo com que a demanda diminua.


Quais são os principais instrumentos de política fiscal?

Os principais instrumentos da política fiscal são: Os gastos governamentais, que incluem os subsídios; A tributação, que é derivada da arrecadação de impostos.


Quais são os elementos da política fiscal?

Como uma das principais formas de política econômica (juntamente com a política monetária e cambial), a política fiscal se concentra principalmente nos dois componentes principais do orçamento público: os gastos e a tributação.


Quais são os principais tipos de política fiscal?

Existem dois tipos de política fiscal, a restritiva e a expansionista que é definida de acordo com o momento econômico que o país vivencia.


Qual o papel de cada uma das três principais políticas econômicas do governo política fiscal monetária e cambial?

política monetária: controle da quantidade de moeda na economia; política fiscal: manter o equilíbrio entre receitas (arrecadações) e gastos públicos; política cambial: administrar as taxas de câmbio.


Para que serve a política monetária?

O grande objetivo da política monetária é controlar a oferta de moeda no país e, assim, controlar a inflação. Mas esse caminho tem duas vias: ou o Banco Central age para aumentar a oferta de moeda ou para reduzir.


O que é política monetária e política fiscal?

A regra de política monetária ótima assevera que a política fiscal não tem relevância para a política monetária, pois se considera, implicitamente, que a dívida pública é solvente. Em outras palavras, a autoridade fiscal sempre ajusta os tributos para garantir a solvência da dívida.

Leave a Comment