A açao do homem e os impactos ambientais

image

Conhecida como “cidadã” a constituição de 1988 assegura que todos os brasileiros tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.No entanto, os efeitos da ação do homem ao ecossistema tem ferido o princípio de isonomia,principalmente no que tange direito ao bem-estar.Desse modo dois aspectos importantes se destacam:O consumismo e a ausência de consciência ambiental.

Full
Answer

Quais são os impactos ambientais do homem?

O homem é responsável por uma série de impactos ambientais que afetam drasticamente o mundo em que vivemos. Os problemas mais comuns estão relacionados ao consumo de recursos naturais e produção excessiva de resíduos, o que resulta na destruição de habitats, poluição e escassez de substâncias essenciais para a vida — como a água.

Quais são os danos ambientais causados pelo homem?

Resultando, desta maneira, em um dos danos ambientais causados pelo homem. A poluição, portanto, não pode ser visualizada apenas por um ângulo a partir de ações errôneas cometidas pelos homens. Mas sim, ocorrente em todas as esferas.

Quais são os impactos ambientais?

Impactos ambientais. Impactos ambientais e a ação do homem Os impactos ambientais podem ser definidos como alterações no meio ambiente provocadas pelo homem e suas atividades.

Quais são os impactos ambientais na saúde dos seres humanos?

As cobranças cada vez mais complexas da sociedade moderna vêm aumentado o uso dos recursos naturais, com ações altamente degradantes, resultando consequentemente em danos ambientais que colocam em risco a vida do homem no planeta.

image


Qual a relação entre o homem e os impactos ambientais?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.


Quais são as ações humanas que provocam problemas ambientais?

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.


Quais são as ações feitas para minimizar os impactos ambientais provocados pela ação do homem?

O uso consciente dos recursos naturais, a conscientização das gerações futuras sobre a preservação ambiental e a criação de leis que garantam a preservação do meio ambiente são as principais medidas para diminuir o impacto ambiental.


Quais são os três tipos de impactos ambientais?

Tipos de impactos ambientaisPositivo: quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental;Negativo: quando a ação resulta em danos à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental;Direto: quando resulta de uma simples relação de causa e efeito;More items…


Quais são as principais práticas humanas que provocam problemas ambientais e por quê?

Há várias outras, como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água.


O que o homem faz para destruir o meio ambiente?

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.


Quais são as ações para preservar o meio ambiente?

20 Dicas para preservar o meio ambienteNão corte, nem pode árvores sem autorização. … Preserve a vegetação nativa. … Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. … Não crie peixes sem licença. … Respeite os períodos de proibição da pesca.Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.More items…•


Quais as soluções para os impactos ambientais resultantes das ações da sociedade?

– Reciclagem; – Uso racional de água e da energia; – Utilização de produtos biodegradáveis e ecológicos; – Entre outras.


O que você pode fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.Economize energia. … Economize papel. … Tenha um dia vegetariano. … Desligue a torneira. … Reduza o consumo de plástico.


O que é são impactos diretos e impactos indiretos?

Indica se o impacto ambiental é direto ou indireto, da seguinte maneira: impacto direto – resultante de uma simples relação de causa e efeito; impacto indireto – resultante de uma reação secundária em relação à ação, ou quando é parte de uma cadeia de reações.


Quais são os principais impactos ambientais que ocorrem no Brasil?

Atualmente, os principais problemas ambientais brasileiros são:desmatamento;depósitos de lixo a céu aberto;poluição da água;poluição do ar;poluição do solo;queimadas.


Quais são os impactos ambientais positivos e negativos?

Impacto ambiental positivo e negativo Esses impactos podem ser negativos, quando a ação humana resulta em alterações que causam algum tipo de dano ao meio ambiente e aos recursos naturais. Ou podem ser positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente.


IMPACTO HUMANO NO MEIO AMBIENTE

Estamos batendo um triste recorde, até agora inédito na história da humanidade. O ritmo com o qual os animais e as plantas estão desaparecendo é atualmente milhares de vezes maior que nos últimos 500 milhões de anos.


10 ACTIVIDADES COTIDIANAS QUE CONTAMINAN

El calentamiento global es culpa de todos y cada uno de nosotros. En numerosas ocasiones usamos cosas que contaminan el medio ambiente sin saberlo y que deberíamos evitar a toda costa. Por ejemplo:


ALTERNATIVAS PARA CUIDAR EL MEDIO AMBIENTE

Una vez que somos conscientes de cómo contaminamos el medio ambiente, debemos buscar soluciones y cambiar nuestros hábitos. Estas son algunas de las propuestas de la Organización de las Naciones Unidas (ONU):


1. Resíduos industriais

Entre esses impactos ambientais causados pelo homem, podemos destacar aqui a produção de resíduos industriais. Esses resíduos são o resultado do uso de produtos químicos e da queima de combustíveis fósseis. E em resumo, eles afetam diretamente a saúde do meio ambiente em todas as suas dimensões.


2. Rompimento de barragens

Os rompimentos de barragens são também impactos ambientais diretamente ligados à ação do homem. A exemplo disso, podemos destacar o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais. Ele ocorreu em novembro de 2015, e resultou na liberação de mais de 50 milhões de M3 de resíduos de mineração naquela localidade.


3. Descarte de lixo

Calcula-se que o Brasil produza quase 80 milhões de resíduos sólidos anualmente. Entretanto, reciclamos somente 4% desse montante. E o resultado disso é uma série de transtornos, desde a contaminação das reservas hídricas pelo chorume até a produção de gases tóxicos na atmosfera terrestre.


4. O consumo de recursos naturais

Aqui está outro desses terríveis impactos ambientais causados pelo homem. Em síntese, trata-se da exploração, muitas vezes prejudicial, de alguns recursos como o petróleo, por exemplo. Além disso, o uso irresponsável da água do planeta e a exploração perigosa de recursos minerais também estão entre os principais dramas ambientais da atualidade.


5. Urbanismo

O mal planejamento urbano também está entre os principais dramas dos tempos modernos. Como exemplo disso, destacamos a devastação de áreas verdes para a construção de prédios e demais obras públicas.


6. O problema das mineradoras

A atividade mineradora consiste na extração de minérios em locais específicos de um território. Para a sua correta exploração, técnicos e engenheiros observam alguns fatores, como o tipo de formação geológica e a presença de gases, por exemplo.


7. Vazamento de óleo

Por fim, outro resultado bastante comum da ação do homem sobre a natureza são os vazamentos de óleo. Resumidamente, trata-se dos casos de rompimento de canais, acidentes com navios e problemas com plataformas de petróleo.


1- Urbanização desordenada

A ocupação desenfreada de espaços que antes pertenciam à natureza é o primeiro fator que acarreta problemas ao meio ambiente. Desde quando a população começou a tomar estes ambientes de forma imprópria, diversos fatores foram provocados devido a aglomeração em espaços indevidos para tal.


2- Poluição

Tal qual o descarte incorreto de lixo pode ser simbolizado como um resultado da urbanização descabida, a poluição também pode ser enquadrada como uma expressão dos mesmos fatores. Isto é, a manipulação incorreta de produtos no momento pós-uso aumenta as chances desses agredirem o solo.


3- Atividade industrial sem orientação

A atividade industrial, com o crescimento das cidades, tornou-se fundamental para facilitar a vida dos seres humanos que nelas vivem. Entretanto, quando não há orientação correta para esta, ela pode implicar impactos prejudiciais ao ar, flores, rios, animais e, até mesmo, aos próprios humanos.

image


Resíduos Industriais


Rompimento de Barragens

  • Os rompimentos de barragens são também impactos ambientais diretamente ligados à ação do homem. A exemplo disso, podemos destacar o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais. Ele ocorreu em novembro de 2015, e resultou na liberação de mais de 50 milhões de M3 de resíduos de mineração naquela localidade. Tais resíduos muitas vezes são altam…

See more on mundocurioso.com.br


Descarte de Lixo

  • Calcula-se que o Brasil produza quase 80 milhões de resíduos sólidos anualmente. Entretanto, reciclamos somente 4% desse montante. E o resultado disso é uma série de transtornos, desde a contaminação das reservas hídricas pelo chorume até a produção de gases tóxicos na atmosfera terrestre. Ademais, a produção de alimentos também se vê em apuros por conta desse tipo de n…

See more on mundocurioso.com.br


O Consumo de Recursos Naturais

  • Aqui está outro desses terríveis impactos ambientais causados pelo homem. Em síntese, trata-se da exploração, muitas vezes prejudicial, de alguns recursos como o petróleo, por exemplo. Além disso, o uso irresponsável da água do planeta e a exploração perigosa de recursos minerais também estão entre os principais dramas ambientais da atualidade. Paralelamente a isso, temo…

See more on mundocurioso.com.br


Urbanismo

  • O mal planejamento urbano também está entre os principais dramas dos tempos modernos. Como exemplo disso, destacamos a devastação de áreas verdes para a construção de prédios e demais obras públicas. Ademais, a falta de planejamento urbano também é gritante no aumento desenfreado da população das grandes cidades. E tudo isso sem que o uso dos recursos natura…

See more on mundocurioso.com.br


O Problema Das Mineradoras

  • A atividade mineradora consiste na extração de minérios em locais específicos de um território. Para a sua correta exploração, técnicos e engenheiros observam alguns fatores, como o tipo de formação geológica e a presença de gases, por exemplo. Além disso, os materiais utilizados, a presença de água e de vegetação também tornam essa atividade bastante controversa. Por iss…

See more on mundocurioso.com.br


Vazamento de Óleo

  • Por fim, outro resultado bastante comum da ação do homem sobre a natureza são os vazamentos de óleo. Resumidamente, trata-se dos casos de rompimento de canais, acidentes com navios e problemas com plataformas de petróleo. Em resumo, o resultados desses eventos já conhecemos suficientemente bem. Eles geralmente surgem na forma de terríveis desastres a…

See more on mundocurioso.com.br

Leave a Comment