A açao do homem tem contribuidos para doença de chagas

image

Qual é a principal via de transmissão da doença de Chagas?

Açaí contaminado é, hoje, a principal via de transmissão da Doença de Chagas. Foto: Alex Silva/A2 Estúdio

Como a doença de Chagas afeta o meio ambiente?

A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças. Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é

Por que a doença de Chagas está controlada no Brasil?

Em 2009, comemorou-se cem anos da descoberta da doença de Chagas, ocorrida em Lassance/MG. Hoje, em decorrência da adoção de uma série de medidas, essa doença está controlada no Brasil. É CORRETO afirmar que, nessa série de medidas adotadas, NÃO se inclui: a aplicação de inseticidas nas habitações infestadas.

Qual o melhor medicamento para doença de Chagas?

Medicamentos para Doença de Chagas. Os medicamentos mais usados para o tratamento de doença de Chagas são: Amiodarona. Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

image


Como o homem contribui para a doença de Chagas?

Desmatamento aumenta população do inseto vetor da doença de Chagas, no Pará Belém (PA) – A médica Dilma Souza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), diz que o desmatamento na Floresta Amazônica está aumentando a população de barbeiros (Triatoma infestans), o inseto transmissor da doença de Chagas, no estado.


Quem tem doença de Chagas pode transmitir para outra pessoa?

A doença não é transmitida pelo aperto de mão, ou mesmo pela utilização de talheres do portador da doença de Chagas. A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do recebimento de sangue contaminado ou materno-infantil (na gestação ou por aleitamento materno).


Para quem tem doença de Chagas?

A doença de chagas tem cura durante a fase aguda, quando o protozoário ainda circula pelo sangue do indivíduo. São utilizados medicamentos que têm como objetivo matá-lo e impedir sua reprodução, para que a doença possa regredir. O mesmo medicamento pode ser usado na fase crônica, mas com menos chances de sucesso.


Qual é o hospedeiro intermediário da doença de Chagas?

A doença de Chagas, também chamada de tripanossomíase americana, é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro.


Qual o tempo de vida de uma pessoa com doença de Chagas?

O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais. Já há estudos que mostram que a evolução do transplantado com Chagas é tão boa ou melhor do que os transplantes realizados por outras causas.


Quanto tempo dura a fase aguda da doença de Chagas?

Fase aguda: Quando os sintomas ocorrem, duram cerca de dois a quatro meses e podem incluir erupções de pele e nódulos inflamatórios, febre, dor de cabeça, gânglios linfáticos aumentados, náuseas, diarreia, vômito e dificuldade para respirar.


¿Como se contagia a doenza de Chagas?

É possível contaminar-se também com a doença a partir da ingestão de alimentos crus e contaminados com fezes do parasita, da transfusão de sangue ou transplantes de órgãos contaminados com a doença, do contato direto com o parasita e com outros animais que estejam infectados. A Doença de Chagas também pode ser congênita, no caso de mães infectadas que transmitem esse mal para o filho durante a gravidez.


¿ Como se transmite a bacteria worm?

Hoje, a transmissão da doença não se dá mais por meio do contato direto do parasita , mas principalmente pelo contato indireto – por meio da ingestão de alimentos contaminados com fezes do parasita ou com o inseto que contenha este parasita, por exemplo.


¿ Como se contagia a doenza de Chagas?

A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.


¿Que é o Trypanosoma cruzi?

O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados levantados pela Sucen, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.

image

Leave a Comment