A açao do orientador educacional passei direto

image


Qual a principal função do orientador educacional?

O profissional responsável pelo serviço de orientação educacional tem o compromisso de aproximar a família da educação escolar dos filhos. É importante compreender que o trabalho da orientação educacional não é de apenas acolher as dúvidas e dificuldades dos estudantes e funcionários, mas da família também.


Quais são as competências do orientador educacional?

As competências especializadas referem-se a: diagnóstico, orientação educacional, desenvolvimento de carreira, aconselhamento, administração da informação, consulta e coordenação, pesquisa e avaliação, gestão de programas e serviços, construção da capacidade da comunidade e colocação.


Como o trabalho do orientador educacional?

O que faz um orientador educacional? Nas escolas, o orientador tem como função dar um acompanhamento pedagógico — o que também significa dizer apoio psicológico e, até certo, ponto emocional — mais individualizado a cada aluno.


Quando o orientador educacional detecta?

Quando o Orientador Educacional detecta problemas na questão de ensino- aprendizagem de um aluno, ele deve traçar estratégias de ação e intervenção pedagógicas.


Como o orientador educacional pode trabalhar atendendo os alunos?

O orientador pode contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia, os chamados conteúdos atitudinais. Nesses encontros, são tratados os problemas que interferem na aprendizagem do grupo e colocam em risco a qualidade da convivência.


Qual o papel do orientador educacional em tempos de pandemia?

mediar possíveis conflitos entre docentes, alunos e demais membros da comunidade; organizar e realizar projetos político-pedagógicos e da proposta pedagógica da escola; conhecer a legislação educacional do país; participar do currículo pleno escolar.


O que faz o professor orientador do Pare anos iniciais?

Esse profissional zela pela formação dos alunos como cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças e cuida das relações com a comunidade. Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico.


Como avaliar um orientador educacional?

O Orientador Educacional deve atuar sempre em equipe, uma vez que a atuação da Orientação Educacional no processo de ensino-aprendizagem não se trata uma tarefa pontual, e sim desenvolvida dentro de um espaço de tempo, que na maioria das vezes é delimitado pelo ano letivo.


Qual é o salário de um orientador educacional?

R$ 2.776,00Hoje quem trabalha como Orientador Educacional ganha em média um salário de R$ 2.776,00.


Quais são os maiores desafios da atividade de orientação educacional?

Apesar de toda a importância que possui dentro da escola, o reconhecimento ainda é o maior desafio para o pedagogo-orientador educacional.


História

A orientação escolar está ligada à formação das sociedades, quando os homens passaram a preocupar-se não só com a própria sobrevivência, mas também com a de seu semelhante. Dessa forma, desenvolveram grupos destinados a orientar quem necessitava de ajuda.


Orientador educacional

Nas instituições escolares, o orientador educacional é quem direciona o processo educacional, juntamente com professores, coordenação e profissionais da gestão. Essa equipe busca a formação integral e o desenvolvimento pleno do aluno por meio do trabalho com toda a comunidade.


Orientação educacional no Brasil

A orientação educacional no Brasil iniciou-se como vertente de orientação profissional, em 1920. O primeiro passo foi dado por meio do Serviço de Orientação Profissional e Educacional, criado por Lourenço Filho, diretor do departamento de Educação do estado de São Paulo, em 1931.


O que é o orientador educacional?

O orientador educacional é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante. Na escola, ele é um dos profissionais da equipe de gestão e trabalha na organização e realização da proposta pedagógica, diretamente com diretores, coordenadores, professores, alunos e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com todos.


Qual a relação desse profissional com a orientação escolar?

Após ver o que é um orientador educacional, também é importante saber o conceito de orientação escolar. A orientação escolar é um conjunto de ações elaboradas para promover a integração de todas as partes da instituição, de modo a fomentar o desenvolvimento dos alunos em cada um de seus aspectos.


O que faz um bom orientador?

Em parceria com os professores, os educadores ajudam os estudantes em seu desenvolvimento pessoal, compreendendo aspectos comportamentais e agindo de maneira adequada, no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos.

image

Leave a Comment