A açao do processo pedogenetico de formaçao do solo

A interação dos diferentes fatores dá origem aos processos pedogenéticos, que, de acordo com a intensidade com que atuam, são responsáveis pela variabilidade dos tipos de solo na paisagem. À medida que o material de origem vai sendo transformado ao longo do tempo pela ação dos demais fatores, vão sendo formadas seções denominadas horizontes, que compõe o perfil de solo, principal objeto de estudo da Pedologia.

Full
Answer


Quais são as etapas do processo de formação do solo?

De acordo com a sequência acima explicitada, compreendemos que o processo de formação obedece à seguinte cronologia: a) decomposição lenta da rocha mãe pelos agentes do intemperismo (água, ventos, clima, plantas e outros); b) com o tempo, acumula-se uma maior presença de material orgânico sobre o solo recém-formado; c) …


Quais os quatro processos múltiplos de formação do solo?

A interação dos fatores de formação do solo dá origem aos processos pedogenéticos, sendo reconhecidos quatro processos múltiplos (transformação, translocação, adição e perda).


Quais são os fatores responsáveis pelo processo de formação do solo?

INTEMPERISMO: Conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que atuam sobre as rochas, desintegrando-as e decompondo-as, propiciando a formação do perfil do solo. FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO: Material de origem, clima, relevo, organismos e tempo. ROCHAS: São os principais materiais de origem dos solos.


Qual a influência do clima na formação do solo?

O clima é o fator que mais influencia o intemperismo, principalmente a precipitação pluviométrica (chuvas) e as variações de temperatura. São elas as principais responsáveis pela natureza e velocidade das reações químicas que ocorrem na formação do solo.


Quantos e quais são os tipos de solo?

De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico). A definição de cada um deles são baseados na textura.


Quais são os nomes das camadas do solo?

Estas camadas do solo, frequentemente designadas por horizonte A, horizonte B e horizonte C, encontram-se sobre a rocha de origem ou rocha-mãe e têm características distintivas, nomeadamente quanto à cor, profundidade, textura e estrutura.


Qual é a temperatura do solo?

50 a 75FA temperatura média da terra para a atividade biológica varia de 50 a 75F. Estes valores são favoráveis para as atividades normais da biota terrestre, que garantem a decomposição adequada da matéria orgânica, o aumento da mineralização do nitrogênio, a absorção de substâncias solúveis e o metabolismo.


Como a cobertura do solo interfere na temperatura do solo?

A cobertura com vegetação ou resíduos vegetais (mulch) modifica o balanço de radiação e de energia, pois a cobertura intercepta a radiação solar, impedindo que esta atinja o solo.


Qual motivo para alguns tipos de solo apresentarem uma cor mais escura e outros uma cor mais clara?

Os solos normalmente apresentam um gradiente de tons mais escuros na superfície para subsuperfície, isto é devido a maior aporte e presença de matéria orgânica na superfície do solo.


Intemperismo

Trata-se de um procedimento natural, mas que é intensificado pelas atividades humanas.


Salinização

Trata-se também de um fenômeno que ocorre naturalmente em diferentes áreas da superfície terrestre, mas que é intensificado devido as ações humanas, principalmente pela adoção de métodos incorretos na agricultura.


Compactação

É mais uma vez um processo decorrente das ações humanas. É caracterizado pelo aumento da densidade do solo, pela redução da sua porosidade e, consequentemente, de sua permeabilidade, que se dá quando ele é submetido a um grande atrito ou a uma pressão contínua.


Contaminação química

A contaminação do solo por agentes químicos é outro dos principais problemas ambientais da atualidade. Ela também é causada pela interferência do ser humano na natureza e resulta na improdutividade e infertilidade do solo, além da provável perda da fauna local.


Reflorestamento e adubação verde

A adubação verde consiste no cultivo de plantas que posteriormente serão incorporadas ao solo através da decomposição, como as leguminosas, enriquecendo-os com os minerais que as plantas cultivadas necessitam para seu desenvolvimento.


Rotação de culturas

O sistema de rotação de culturas consiste em alterar anualmente as espécies vegetais plantadas em uma mesma área agrícola. Devem ser escolhidas plantas com raízes e exigências nutricionais diferentes.


Curvas de nível

São linhas de plantas dispostas em uma mesma altura, no sentido do fluxo da água. O plantio em níveis cria obstáculos à descida das águas de enxurradas, o que diminui a velocidade de arraste das partículas do solo e aumenta a infiltração da água no terreno.

Leave a Comment