A açao do psicoedagogo na escola

image

Full
Answer

Por que o psicopedagogo entra na Escola?

O psicopedagogo entra na escola para ver o “todo” da instituição. Barbosa afirma que “a escola caracteriza-se como um espaço concebido para realização do processo de ensino/aprendizagem do conhecimento historicamente construído; lugar no qual, muitas vezes, os desequilíbrios não são compreendidos”.

Qual a aplicabilidade da psicopedagogia na educação?

(BRASIL, 2008) O psicopedagogo busca compreender o processo de formação do conhecimento, ocupando-se da aprendizagem humana, podendo atuar tanto na saúde, como no ambiente escolar, avaliando as práticas pedagógicas e sendo parceiro do professor na elaboração e avaliação das atividades educativas.

Qual o papel do psicopedagogo no contexto escolar?

A Psicopedagogia já vem atuando com muito sucesso nas diversas Instituições, sejam escolas, hospitais e empresas. A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o

O que é a Psicopedagogia e o papel do psicopedagogo?

O objetivo do artigo foi evidenciar, através de pesquisa bibliográfica, a importância do papel da Psicopedagogia na Escola. A psicopedagogia mergulha em questões sobre as deficiências de aprender e propõe uma contribuição preventiva, ampliando as práticas para uma nova maneira de sentir, pensar e agir, frente ao “aprender” dos conceitos na escola.

image


Qual é a função do psicopedagogo na escola?

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.


Como a psicopedagogia pode contribuir com a educação?

A contribuição da Psicopedagogia é de extrema importância para uma nova forma de pensar, sentir e agir frente aos conteúdos e no sentido de auxiliar nos processos de ensino- aprendizagem dos alunos, de suas dificuldades e facilidades que, articulados no conjunto, configuram a identidade da comunidade escolar.


Como o psicopedagogo pode contribuir para que a educação inclusiva seja realidade?

O psicopedagogo pode ajudar a escola a lidar melhor com a diversidade, agregando novos valores, levando professores e alunos a acreditarem que todos são capazes de aprender. No entanto, passar do discurso ideológico inclusivista para a inclusão na prática exige reflexão, conhecimento e aceitação do novo.


Como o psicopedagogo pode ajudar o aluno com dificuldade de aprendizagem?

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais – psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc.


RESUMO

O objetivo do artigo foi evidenciar, através de pesquisa bibliográfica, a importância do papel da Psicopedagogia na Escola. A psicopedagogia mergulha em questões sobre as deficiências de aprender e propõe uma contribuição preventiva, ampliando as práticas para uma nova maneira de sentir, pensar e agir, frente ao “aprender” dos conceitos na escola.


1. INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia surge de uma profunda necessidade de conhecer e compreender, basicamente, os problemas de aprendizagem que acarretam tantas pessoas. (BOSSA, 2000).


2. DEFINIÇÃO DE PSICOPEDAGOGIA

Se considerarmos a definição da palavra psicopedagogia o dicionário Michaelis (2018), registra que, etimologicamente é uma palavra composta do grego Psykhe + o + pedagogia e significa “aplicação de conhecimentos da psicologia às práticas educativas”.


3. APRENDIZAGEM

A aprendizagem, uma das características da ação e do pensamento humano, é a faculdade do indivíduo de se adaptar e de modificar seu comportamento para adquirir condutas e conhecimentos que lhe permitam agir no mundo e suas representações. (MORANDI, 2008)


3.1 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

De acordo com Veiga (2006), não há um consenso na definição de “dificuldade de aprendizagem”, porém destaca que dificuldade de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de distúrbios que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e uso das habilidades de compreensão oral, fala, leitura, escrita, raciocínio e matemática..


4. PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA

A psicopedagogia tem um amplo campo ainda não definido em todas as suas possibilidades, que analisa e trabalha a aprendizagem sistemática e assistemática. Abrange a educação formal em todos os níveis (criança, adolescente, adulto), e a educação familiar e profissional. (JERONIMO SOBRINHO, 2016).


5. PSICOPEDAGOGO

De acordo com a Classificação Brasileira de ocupações – CBO, emitida pela Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, a atividade do Psicopedagogo é descrita como:


RESUMO

O objetivo deste artigo científico é abordar, por meio de pesquisa bibliográfica, o seguinte questionamento: Qual é a importância do psicopedagogo nas escolas públicas? O psicopedagogo deve atuar nos processos educativos a fim de minimizar a ocorrência dos problemas no processo do aprender, trabalhando e estudando a aprendizagem nas esferas psicopedagógicas, propiciando a transformação da realidade escolar, visando à busca pela adequação da escola às demandas da sociedade e implantando projetos que estimulem a autonomia.


1. INTRODUÇÃO

De acordo com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por meio do projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 31/2010) que regulamenta a atividade de Psicopedagogia, a profissão de psicopedagogo é regulamentada no Brasil desde o ano de 2014.


2. A PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia era concebida como uma área exclusivamente clínica, ou um campo de integração da Psicologia e da Pedagogia, e essas ideias conservaram-se por alguns anos. Entretanto, para Rubinstein (2004), a Psicopedagogia é uma área de pesquisa interdisciplinar caminhando para a transdisciplinaridade.


3. O CONTEXTO

Esta pesquisa foi idealizada no início da pandemia, durante o curso de especialização em Psicopedagogia por meio da observação de professores e alunos na rotina escolar. O mundo todo ficou impactado com a pandemia, e o ano de 2020 foi marcado pelo distanciamento social, a mudança de rotina, o desemprego, a moléstia e a miséria.


4. A EDUCAÇÃO

No que tange à educação inclusiva, conforme trata o Código de Ética, o psicopedagogo tem compromisso com o planejamento escolar e na orientação pedagógica, considerando o ambiente que o educando vive a sua construção familiar, o contexto sociopolítico, a situação financeira, o seu desenvolvimento intelectual e as possíveis deficiências intelectuais, psicossociais, físicas ou motoras, investigando se os programas estão adequados à realidade do aluno..


5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir desta pesquisa, foi possível definir qual é a importância do psicopedagogo nas escolas públicas, haja vista que o trabalho do profissional de Psicopedagogia, consiste em auxiliar no desenvolvimento da educação escolar de forma ampla e perspicaz, principalmente, em momentos de fragilidade emocional e em período de pandemia.


REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA, Código de ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Disponível em: https://www.abpp.com.br/wp-content/uploads/2020/11/codigo_de_etica.pdf. Acesso em: 23/05/2021.


1. Introdução

Ao entrarmos no estudo da aprendizagem, podemos dizer que, começamos todo esse processo desde o ventre da progenitora através de estímulos auditivos e sensoriais que já são considerados como sendo processo de aprendizagem.


2. Definindo a Atuação Psicopedagógica

Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas.


3. Considerações Finais

Portanto, o estudo psicopedagógico atinge seus objetivos quando, ampliando a compreensão sobre as características e necessidades de aprendizagem de determinado aluno, abre espaço para que a escola viabilize recursos para atender às necessidades de aprendizagem.


1. RESUMO

Ao pesquisarmos a origem da Psicopedagogia, verificamos por meio de estudos que a preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem na Europa, ainda no século XIX.


2. INTRODUÇÃO

Esta monografia tem como objetivo principal conhecer o papel do Psicopedagogo educacional e a sua relação prática com os educandos. Para isso foi necessário realizar uma pesquisa em três escolas que analisasse como psicopedagogo trabalha dentro da instituição escolar.


3. A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA

Historicamente, segundo BOSSA (2000) os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, evidenciada pela preocupação com os problemas de aprendizagem na área médica.


4. O CAMPO EPISTEMOLÓGICO E A MUTIDIMENSIONALIDADE DO OBJETO DE ESTUDO PSICOPEDAGÓGICO

O surgimento da área de estudo da psicopedagogia pode ser entendido, segundo Kiguel, citada por Bossa (2007, p.20), a partir de duas possibilidades.


5. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Entende-se por dificuldades de aprendizagem a incapacidade apresentada por alguns indivíduos diante de situações novas, desencadeadas por diversos fatores. As dificuldades de aprendizagem não são uma exceção no sistema educacional.


6. A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Com as mudanças que estão ocorrendo na sociedade, como a banalização da informação, a revolução digital, da nova política, da nova economia e dos desequilíbrios familiares, torna-se necessário que o professor faça dos conteúdos habituais de suas disciplinas instrumentos, que além de qualificarem para a vida, estimulem capacidade e competências, com o intuito de estimular todas as inteligências de seus alunos (ANTUNES, 2002, p.47)..


7. A LUTA PELA REGULAMENTAÇÃO E O CÓDIGO DE ÉTICA

O progresso traz muitas alterações à sociedade, uma delas é o desaparecimento de algumas profissões e o surgimento de outras. BARONE (1987) esclarece que o que caracteriza o aparecimento de qualquer profissão é a existência de pessoas exercendo essa função antes de sua formalização.


Como funciona o acompanhamento psicopedagógico

Cada aluno possui dificuldades que são particulares. Isso inclui comunicação, dificuldade para leitura, para alguma matéria escolar, entre muitos outros exemplos.


Quais os benefícios do acompanhamento psicopedagógico na escola?

Falar dos benefícios totais do acompanhamento psicopedagógico na escola é impossível.

image


Resumo


Introdução

  • De acordo com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por meio do projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 31/2010) que regulamenta a atividade de Psicopedagogia, a profissão de psicopedagogo é regulamentada no Brasil desde o ano de 2014. A Associação Brasileira de Psicopedagogia estima que há, aproximadamente, 100 mil psicopedagogos formados no paí…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


A Psicopedagogia

  • A Psicopedagogia era concebida como uma área exclusivamente clínica, ou um campo de integração da Psicologia e da Pedagogia, e essas ideias conservaram-se por alguns anos. Entretanto, para Rubinstein (2004), a Psicopedagogia é uma área de pesquisa interdisciplinar caminhando para a transdisciplinaridade. Sendo assim, pode-se conceber que a psicopedagogi…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


O Contexto

  • Esta pesquisa foi idealizada no início da pandemia, durante o curso de especialização em Psicopedagogia por meio da observação de professores e alunos na rotina escolar. O mundo todo ficou impactado com a pandemia, e o ano de 2020 foi marcado pelo distanciamento social, a mudança de rotina, o desemprego, a moléstia e a miséria. De acordo com o Conselho Naciona…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


A Educação

  • No que tange à educação inclusiva, conforme trata o Código de Ética, o psicopedagogo tem compromisso com o planejamento escolar e na orientação pedagógica, considerando o ambiente que o educando vive a sua construção familiar, o contexto sociopolítico, a situação financeira, o seu desenvolvimento intelectual e as possíveis deficiências intelectuais…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Considerações Finais

  • A partir desta pesquisa, foi possível definir qual é a importância do psicopedagogo nas escolas públicas, haja vista que o trabalho do profissional de Psicopedagogia, consiste em auxiliar no desenvolvimento da educação escolar de forma ampla e perspicaz, principalmente, em momentos de fragilidade emocional e em período de pandemia. Com base no contexto da pand…

See more on nucleodoconhecimento.com.br


Referências

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA, Código de ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Disponível em: https://www.abpp.com.br/wp-content/uploads/2020/11/codigo_de_etica.pdf. Acesso em: 23/05/2021. BARBOSA, Laura Mont Serrat. A Psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001. Bassedas, …

See more on nucleodoconhecimento.com.br

Leave a Comment