A açao do vento erosao

image

Como ocorre a erosão do vento?

Pode ocorrer por deflação, quando o vento move pequenas partículas, ou por abrasão, quando as partículas que transportam o ar desgastam as superfícies.

Quais são os processos erosivos provocados pela ação dos ventos?

Nas regiões desérticas é muito comum o transporte da areia e corrosão das rochas. Existem quatro processos erosivos provocados pela ação dos ventos: 1) Corrosão – É o desgaste físico das rochas através do atrito e impacto das partículas que são transportadas pelo vento.

Por que a erosão é danosa?

A erosão é extremamente danosa, pois, nesse processo o solo das partes mais altas vai sendo removido para as partes mais baixas, consequentemente atingindo cursos de água. Um solo requer muitos anos para se formar, mas pode ser destruídos em muito menos tempo.

Por que o processo de erosão é tão intenso?

Nas áreas onde há pouca vegetação natural, que pode ter sido provocada pela devastação do homem ou pelos fenômenos naturais, os processo de erosão são muito mais intensos, pois a vegetação natural protege o sol, cobrindo-o com seus materiais orgânicos e inorgânicos, impedindo assim a ação dos ventos e chuvas.

image


Qual é a erosão causada pelo vento?

4) Deflação – É a erosão provocada pelo vento fazendo com que fragmentos superficiais mais finos sejam retirados do local, restando pedras e pedregulhos. Ocorre normalmente em campos de dunas e regiões desérticas. Também pode ocorrer forte corrosão associada à deflação.


Como acontece a erosão pela ação dos ventos?

Erosão Eólica: é causada pela ação dos ventos, que provoca o intemperismo das rochas e também atua no transporte de sedimentos para zonas mais distantes dos pontos de erosão. Costuma ser um processo mais lento do que os demais que envolvem a ação da água.


Quais ações podem ser provocadas pelo vento?

A erosão eólica e seus impactos ao meio ambiente1) Corrosão – É o desgaste físico das rochas através do atrito e impacto das partículas que são transportadas pelo vento. … 2) Abrasão – Um processo erosivo semelhante à corrosão. … 3) Eólico – Processo de depósito sedimentar que tem o vento como agente geológico.More items…•


Como ocorre o processo da erosão?

A erosão do solo é um desgaste natural que ocorre por causa da ação da água corrente, do vento, ou de atividades humanas que resultam no desgaste ou remoção do solo.


O que é acção Geologica do vento?

Chama-se acção geológica do vento, os processos geológicos causadas pela erosão eólica. Os ventos são ar em movimentos que carregam grandes, médio e pequenos sedimentos, dependendo da força do vento.


Como ocorre a erosão antrópica?

Chamamos de erosão antrópica aquela que é causada pela ação dos seres humanos.


Quais são as consequências positivas do vento?

Os ventos apresentam efeitos positivos quando são moderados e efeitos negativos quando excessivo e contínuo (acima de 10 km/h). Como efeitos positivos podemos citar a dispersão de sementes e polén, transpiração, redistribuição de calor e dispersão de gases e poluentes.


Qual é a utilidade do vento?

Renova o ar que respiramos e torna possível a prática de certos desportos recreativos e radicais. Além de esculpir, a seu gosto, a natureza! O vento serve, também, para gerar electricidade, através da sua energia cinética (neste caso, energia eólica), que é amiga do ambiente, entre muitas outras benfeitorias.


Quando o vento pode prejudicar as pessoas e ao meio ambiente?

O vento forte reduz a sensação de calor na pele, o que pode levar ao descuido no tempo correto de reaplicação do protetor solar. A depender do lugar da prática esportiva, esse vento também pode prejudicar a pele e as vias respiratórias com uma quantidade maior de fuligem e outros poluentes do ar.


Quais são as etapas do processo de erosão?

Os processos erosivos podem ocorrer de diversas maneiras, entretanto, são basicamente divididos em três etapas: desintegração ou desgaste do solo, seguido do transporte de partículas pela água e, por fim, a deposição desses sedimentos nas áreas mais baixas do relevo, tal qual o leito dos rios.


Quais são as principais causas da erosão?

Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva. No entanto, práticas do agronegócio podem contribuir para o processo ocorrer, como o desmatamento, plantio em terreno inclinado, queimadas, monocultivo, uso abusivo de fertilizantes e excesso de pastoreio.


Quais são as principais formas de erosão?

Tipos de erosãoErosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. … Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. … Erosão fluvial.


Causas

Os fatores que entram em jogo na erosão eólica são o clima, o solo e a vegetação. A topografia geralmente desempenha um papel secundário, embora o comprimento da área afete a distância percorrida pelas partículas nos solos.


Efeitos

O vento libera e tira o lodo, a argila e a matéria orgânica fundamental, deixando em seu caminho um solo arenoso e, consequentemente, mais suscetível a futuras erosões.


Tipos

A erosão eólica pode ser dividida em dois tipos: deflação e abrasão. A deflação ocorre quando o vento move partículas soltas. A abrasão ocorre quando as superfícies se desgastam quando são “queimadas” por partículas que transportam o vento.


quinta-feira, 8 de março de 2012

O vento é o agente com menor poder erosivo, pois só pode mover partículas pequenas e próximas do solo. Ainda assim, ele transporta partículas finas a centenas de quilômetros de seu lugar de origem.


Ação dos Ventos

O vento é o agente com menor poder erosivo, pois só pode mover partículas pequenas e próximas do solo. Ainda assim, ele transporta partículas finas a centenas de quilômetros de seu lugar de origem.


Composição

A areia é composta por rochas e minerais, principalmente quartzo (dióxido de silício, SiO 2 ), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, monazita, cassiterita, entre outros.


Plantações

Como tem menor área de superfície em relação à argila e outras partículas menores do solo, a areia possui capacidade relativamente pequena de retenção de nutrientes no solo, que são lixiviados com facilidade. Possui ainda poros bastante grandes, perdendo água por gravidade facilmente, sendo o solo arenoso geralmente seco.


Formas de extração

Normalmente é extraída do fundos dos mares e das praias com dragas, chamado dragagem, pode ser lavada em seguida, peneirada e posta para secar e utilizada conforme sua granulação.


Areia artificial

Nem todas as jazidas de areia do Brasil possuem grande tempo de exploração, em algumas regiões não se encontra mais areia natural. Como alternativa, passou-se a utilizar a areia artificial que é produzida a partir da britagem de rochas.


1. RESUMO

O solo é um recurso natural de alta importância social, econômica e ambiental. As práticas agrícolas inadequadas são responsáveis em grande parte pelo processo de erosão, contribuindo para a perda de solo e a baixa produtividade.


2. INTRODUÇÃO

As atividades agrícolas é a mais antiga atividade humana. Mais da metade da população mundial sobrevive com o trabalho nas fazendas, na produção de alimentos e outras matérias primas para indústria.


4. OBJETIVOS

Verificar o problema de erosão hídrica nos solos agrícolas, sob aspectos de condições de clima, solo e relevo de cada região e as necessidades de promover desenvolvimento econômico e conciliar as praticas conservacionistas de preservação dos solos.


5. MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa teve início com um amplo levantamento bibliográfico sobre o estudo dos solos, suas propriedades biológicas, físicas e químicas e o processo erosivo do solo em virtude das atividades agrícolas, bem como as características distintas da região em estudo de acordo com o tipo de clima e relevo.


6. REFERENCIAL TEÓRICO

O solo é a camada mais superficial da Terra, é o recurso mais básico onde se estabelece uma nação, desempenhando como principal função ser suporte e fonte de nutrientes para a vegetação e a base de toda a cadeia alimentar.


7. RESULTADOS

Os dados obtidos através das visitas a propriedades rurais, de entrevistas com produtores agrícolas do município e visita a técnicos agrícolas de Cooperativa de produtores, foram convertidos em gráficos, para uma melhor compreensão da importância de se utilizar de técnicas preventivas de erosão do solo a partir das culturas desenvolvidas, como principal fonte de renda para grande parte dos produtores do município..


8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A erosão é percebida pelos diferentes tipos de uso do solo. No entanto um uso particular pode ter também grandes variações na quantidade de perda de solo dependendo do conhecimento detalhado dos cultivos.

image


Tipos de Erosão


Fatores Que afetam A Taxa de Erosão

  • O vento libera e tira o lodo, a argila e a matéria orgânica fundamental, deixando em seu caminho um solo arenoso e, consequentemente, mais suscetível a futuras erosões. Também pode resultar no transporte de alguns sais, como sódio ou gesso, para áreas aráveis ​​onde os solos se assentam salinizados, tornando-os inutilizáveis. Você também pode tirar…

See more on maestrovirtuale.com


Erosão Dos Sistemas Terrestres


Fatores Que contribuem


Ligações Externas

  • Erosão pluvial
    A erosão pluvial é causada pelo movimento da chuva resultando o desgaste do solo, e produzem quatro tipos principais de erosão do solo: erosão de respingos, erosão laminar, erosão em sulcos e erosão de desembarque ou voçorocas. A erosão de respingos é geralmente vista como o prim…
  • Erosão fluvial
    A erosão do vale ou de corrente ocorre com o fluxo contínuo de água ao longo de uma característica linear. A erosão é tanto para baixo, aprofundando o vale e encabeçando, estendendo o vale até a encosta, criando cortes de cabeça e bancos íngremes. No primeiro está…

See more on pt.wikipedia.org

Leave a Comment