A açao dos professores no ppp

Por que o PPP é pedagógico?

É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia – aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias.

Qual a importância do PPP para o atendimento educacional especializado?

O documento traz diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado, afirmando que o PPP “deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo sua organização”.

Qual a importância do PPP para a gestão da Educação?

Suas abordagens e denominações podem ser diferentes em cada região do país. Em São Paulo, por exemplo, é chamado de Plano de Gestão. Independente de como é conhecido, o documento deve orientar os trabalhos escolares ao longo do ano letivo. É por meio dele que serão estabelecidos os objetivos, o desenvolvimento de competências e como o fará.

O que é e para que serve o PPP?

“O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos”, diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.


Qual o papel do professor em relação ao PPP?

Ele deve atuar de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e pensar no currículo de forma diferenciada, integrando o conhecimento acadêmico aos saberes da comunidade e dos próprios estudantes. Professor também deve ter o papel de aluno: deve aprender ao passo que ensina.


Quais são os três eixos indispensáveis na proposta do PPP?

Igualdade: de condições para acesso de permanência na escola. Qualidade: não pode ser apenas privilégio de minorias econômicas e sociais, mas sim para todos. Gestão democrática: é um princípio consagrado pela Constituição Vigente que abrange as decisões pedagógicas administrativas e financeiras.


Porque o PPP deve ser flexível?

É fundamental que os indicadores trazidos pelo documento sejam usados como base para melhorar o ensino e o atendimento à comunidade escolar. Por isso, o PPP deve ser flexível para se adaptar às necessidades dos alunos e auxiliar a instituição a tomar decisões estratégicas para aprimorar seu trabalho.


O que escrever no PPP da escola?

O projeto político-pedagógico completo apresenta, entre outras informações:identificação da escola;missão da instituição;comunidade e público-alvo;plano de ação;informações sobre o andamento dos projetos de aprendizagem;diretrizes pedagógicas;o relacionamento com as famílias;questões financeiro-administrativas.


Quais são as quatro dimensões do projeto político pedagógico?

AS QUATRO DIMENSOES QUE NORTEIAM O PPP – PROJETO POLITICO PEDAGOGICO: DIMENSAO ADMINISTRATIVA, PEDAGOGICA, POLITICA/FINANCEIRA E JURIDICA.


Quais são os cinco princípios norteadores do projeto político pedagógico de acordo com Saviani?

De acordo com Saviani, os cinco princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico (PPP), são os seguintes: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério.


Como deve ser preenchido o PPP?

A parte “/XX” deve ser preenchida com a UF, com 2 (dois) caracteres alfabéticos. A parte numérica deverá ser completada com zeros à esquerda. Até 40 (quarenta) caracteres alfabéticos. Data em que o PPP é impresso e assinado pelos responsáveis, no formato DD/MM/AAAA.


Como elaborar um projeto político pedagógico passo a passo?

Como fazer um Projeto Político Pedagógico nas escolas?1 – Envolva a comunidade. … 2 – Utilize linguagem simples. … 3 – Análise e diagnóstico. … 4 – Objetivos e metas. … 5 – Respeite as diretrizes legais. … 6 – Faça um plano de ação. … 7 – Defina as prioridades.


Como fazer o PPP da escola de acordo com a BNCC?

O projeto ideal deve apresentar:identificação e missão da escola;comunidade de atuação;plano de ação;dados sobre os projetos de aprendizagem;funcionamento do relacionamento escola-família;aspectos administrativos e financeiros que sustentam as práticas escolares.


domingo, 27 de dezembro de 2015

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:


Projeto Político-Pedagógico (PPP)

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:


O AEE na escola

Quando o atendimento educacional especializado é ofertado dentro da escola regular, ele deve ser parte integrante das discussões coletivas. Isso significa dizer que os estudantes e os profissionais das salas de recursos multifuncionais (SRMs), por serem da escola, devem participar do processo de construção do projeto político pedagógico (PPP).


A institucionalização do AEE

Um dos mecanismos que podem viabilizar e qualificar essa ação é justamente o projeto político-pedagógico, como aponta a resolução nº 4/2009
Site externo
, do Conselho Nacional de Educação (CNE-MEC).


Trabalho coletivo

O atendimento educacional especializado como parte do PPP das escolas precisa ser debatido coletivamente, pois se sabe que a estrutura social, política e econômica dificulta o avanço do processo educativo na perspectiva de cumprir sua finalidade.


Sem modelo pronto

Na perspectiva de ações que visem mudanças significativas junto ao processo educacional inclusivo, o atendimento educacional especializado é só mais uma das ações que precisam ser desencadeadas pelas políticas públicas quando se aponta a necessidade e a importância de investimentos no processo de formação de seus professores, de modo a potencializar as reflexões que se direcionem objetivando a construção de uma cultura educacional inclusiva cabendo afirmar que os professores do AEE precisam se integrar pedagogicamente ao coletivo das escolas..

Leave a Comment