A açao dos rios sobre o relevo

image

Os rios são cursos naturais de água que se deslocam de acordo com a configuração do relevo. Suas águas sempre irão percorrer de um ponto mais alto em direção a um ponto mais baixo do relevo.

Full
Answer

Como ocorre a ação da água sobre o relevo?

A ação da água sobre o relevo ocorre por intermédio do desgaste das formas existentes, além do transporte e da deposição de sedimentos, que podem dar origem a novas paisagens. As formas de relevo, ao contrário do que se possa imaginar, não são estáticas, mas estão em contínuas e sucessivas transformações.

Quais são os três níveis de relevo?

Ele classificou em três níveis o relevo: o 1º dizia se o tipo da estrutura (planalto, planície ou depressão); o 2º considerava a estruturação dos planaltos (ex.: sedimentar, cristalino…); e o 3º dava nome aos planaltos, planícies e depressões. Agora, havia 28 unidades geomorfológicas.

Quais são as formas predominantes de relevo?

Com base nos seus conhecimentos, descreva as quatro formas predominantes de relevo e cite pelo menos um exemplo para planaltos, planícies, montanhas e depressões. Montanhas: relevo com altitudes maiores que as regiões que circundam, acidentado, com encostas íngremes e vales profundos.

Quais são os agentes do relevo?

Origem e formação: os agentes do relevo. Relevo é o conjunto de formas presentes na superfície sólida do planeta. Resulta da estrutura geológica (fatores internos) e dos processos geomórficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas.

image


Qual a ação dos rios no relevo?

A erosão fluvial é o nome dado à atuação das águas dos rios no processo de modelagem do relevo. Isso acontece, em geral, quando o rio é de planalto, dessa forma as águas se deslocam dos pontos mais altos em direção aos mais baixos.


Qual e a relação dos rios e as formas do relevo?

As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.


O que e o relevo de um rio?

É um componente da litosfera relacionado com o conjunto rochoso subjacente e com os solos que o recobre. Sua escultura modelada numa grande variedade de formas resulta da atuação simultânea e desigual, tanto no espaço como no tempo, não só dos fatores climáticos, bem como da estrutura da litosfera.


Quais ações contribuem para as mudanças do relevo?

O relevo é uma irregularidade da superfície terrestre, esculpido a partir dos agentes modeladores que podem atuar no interior da Terra (agentes endógenos) ou acima da superfície terrestre (agentes externos). Os ventos e as geleiras são agentes modeladores externos que contribuem para a formação do relevo.


Qual e a relação existente entre rios e erosão?

Erosão fluvial: é a erosão causada pelos rios ao longo de seu curso, nas suas margens e em seu leito. Pode ser mais comum em áreas de elevada altitude e relevos montanhosos, pois a gravidade tende a tornar o rio mais veloz, deixando as margens mais suscetíveis ao processo erosivo.


Quais são as principais diferenças entre as formas de relevo?

Os planaltos e as planícies são duas formas de relevo que têm uma característica em comum: os dois são relevos planos. A diferença entre eles é a altitude, já que os planaltos tem mais altitude se comparados às planícies.


São relevo?

O relevo deve ser entendido como as formas adquiridas pela crosta terrestre. Essas formas são montanhas, planaltos, planícies e depressões, classificadas por suas estruturas (formatos) e pelas altitudes que apresentam, ou seja, suas alturas em relação ao nível do mar.


Quais os tipos de relevo existentes no estado do RJ?

O relevo do Rio de Janeiro é constituído por três unidades básicas, as terras altas, também chamadas de Planalto ou Serra Fluminense (acima de 200 metros de altitude), as terras baixas, também chamadas de Baixada Fluminense (abaixo de 200 metros de altitude) e os maciços litorâneos (formações rochosas, ao longo da …


Qual e o tipo de relevo da praia?

As formas litorâneas são divididas em barra, baía, golfo, península, enseada, falésia, recife, fiordes e foz.


Quais são os agentes responsáveis pela transformação do relevo?

Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).


Que tipo de ação configura a modificação do relevo feita pelo homem?

Na construção de túneis, deformação de encostas para construção de prédios e estradas, etc. Ou seja, qualquer atividade desenvolvida pelo homem, rural ou urbana, promove modificações no quadro natural do relevo. contração das rochas, sobretudo em regiões onde as amplitudes térmicas são mais acentuadas”.


Qual e o agente natural que modifica o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.


Resposta

Explicação:As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.


Novas perguntas de Geografia

4- De que forma poderíamos evitar essa sujeira? Você costuma ter atitudes conscientes com o meio ambiente? Dê exemplos de ações de consciência ambient …


Apresentação do módulo (aula)

O Cenário de Aprendizagem “As formas de relevo e os rios” é composta por 12 módulos obrigatórios e um facultativo: Trabalho Individual Módulo Inicial – Parte 1 (em casa) – Visualização de 4 filmes: “O Relevo”, “As formas de relevo”, “As formas de relevo do litoral””As formas de relevo” e o Rio Douro e exploração do site da Geografia (graphigeo.com).


Exploração do site da Geografia (casa)

Explora o site da Geografia em https://graphigeo.com/ Deves consultar o teu nível de ensino. Procura a pasta “O Relevo e Os Rios” e regista as informações que consideras importantes no teu caderno diário digital, no sepador “Produção Autónoma das Aprendizagens”.


Marcação dos rio no Mapa (aula)

Marca, no mapa base, os principais rios portugueses. Para isso, deves utilizar o Ink da Microsoft. Seguidamente recorta a imagem e coloca no teu caderno diário no separador “Produção Autónoma das Aprendizagens”.


Escolha do rio (aula)

Show more
Escolham, em conjunto um dos rios que se seguem. 1- Rio Lima 2- Rio Douro 3- Rio Mondego 4- Rio Tejo 5- Rio Sado 6- Rio Guadiana 7 – Rio Arade Após a vossa escolha, informa o professor que estão aptos para a próxima tarefa.
Show less


Percurso do rio (aula)

No Google Maps, 1 elemento percorre o sector superior, outro o sector intermédio e outro o sector inferior e fazem 2 fotos de cada um dos sectores. O quarto elemento recolhe as fotos e coloca-as no padlet (ABRIR) Terão que existir, obrigatoriamente fotos da nascente e da foz.


Caracterização das paisagens (aula)

Show more
1- Escolham, em conjunto, uma imagem por sector. Estas, serão as que irão usar no vosso Sway de apresentação.


Atividades Rio (aula)

Refiram os tipos de uso desse rio (barragens para produção de energia, rega, turismo…) colocando imagens para cada uma dessas atividades no sectores correspondentes.


Componentes dos rios

Para analisarmos um rio e seu aproveitamento, é necessário conhecermos suas partes a fim de identificarmos o uso desse rio. Os rios podem servir para várias atividades: lazer, consumo humano, transportes, abastecimento industrial, geração de energia, entre outras ações.


Tipos de rios

Os rios podem ser classificados de várias formas, pelo tamanho em extensão territorial, pela vazão (quantidade água no curso do rio), ou mesmo pelo tipo de regime hídrico que os alimenta.


Características dos rios

Para entendermos os rios e suas características, é necessário a noção da hierarquia fluvial. Ela ocorre de acordo com o tamanho do rio e sua contribuição na bacia hidrográfica em que ele se localiza. Dividimos a hierarquia fluvial em três ordens:


Importância da preservação dos rios

É impossível imaginarmos a vida sem água, pois o uso dela abarca o consumo humano e animal, o desenvolvimento de atividades agrícolas e industriais, a produção de energia, o lazer, enfim, são inúmeros benefícios. Com isso, percebemos que a água é o recurso natural mais importante que temos no planeta, sendo fundamental sua preservação.


Principais rios do mundo

Mesmo sendo pouca a quantidade de água doce disponível para o consumo, apenas 0,4% do todo, a água está em constante renovação graças ao ciclo hidrológico. Esse ciclo permite que haja interação entre a quantidade de água nos rios e o consumo racional e sustentável, fazendo com que os grandes rios do mundo continuem com uma grande vazão.


Principais rios do Brasil

O Brasil é o país que possui o maior potencial hídrico do planeta. Isso significa que temos a maior quantidade de rios, lagos e aquíferos do mundo disponível em nosso território, tornando o solo brasileiro estratégico quando o assunto é água. Estima-se que 12% da água doce disponível para o consumo estão no Brasil.


Origem e formação: os agentes do relevo

Relevo é o conjunto de formas presentes na superfície sólida do planeta. Resulta da estrutura geológica (fatores internos) e dos processos geomórficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas.


Importância do relevo

O relevo é importante para a sociedade, principalmente no que se refere a lazer e economia. É uma fonte de lazer, pois se não fosse ele não existiria praias para se passar o verão e nem haveria montanhas para se esquiar ou para, de lá, saltar.


Relevo brasileiro

O relevo brasileiro é constituído de diversas formas, dentre elas, “serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies”, etc., ocasionadas, principalmente, por processos externos, como a chuva e o vento. No continente, os agentes internos não participaram da formação do relevo, mas algumas ilhas foram formadas por atividades vulcânicas no passado.


Questão 2

Com base nos seus conhecimentos, descreva as quatro formas predominantes de relevo e cite pelo menos um exemplo para planaltos, planícies, montanhas e depressões.


Questão 4

a) o relevo desde o surgimento da Terra não sofreu modificações em sua estrutura.
b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de agentes internos e externos.
c) o relevo é formado pela ação de agentes exógenos e transformado por agentes endógenos.
d) o relevo é apenas a manifestação superficial do que ocorre no interior da Terra.


Questão 5

As formas de relevo resultam das grandes alterações que a superfície terrestre sofreu ao longo do tempo. São exemplos de agentes internos responsáveis por essas modificações:


Questão 6

As planícies são caracterizadas como relevos de baixa altitude, pouco acidentados e onde predomina o processo de acumulação de sedimentos. De acordo com a origem dos sedimentos, as planícies podem ser de quais tipos?


Questão 12

a) porções do continente que se desprenderam e não mais estão ligadas a eles.
b) porções de terra com um terço de dimensões continentais.
c) constituintes do relevo oceânico, que se elevam acima do nível das águas.
d) porção de relevo que flutuam no oceano.

image

Leave a Comment