A açao dos seres vivoscom texto sobre o relevo continental

Como os seres vivos ajudam a esculpir o relevo?

São exemplos de agentes internos: o tectonismo, o vulcanismo, os terremotos e abalos sísmicos. Agentes exógenos, ou externos, são aqueles que esculpem o relevo terrestre através de um processo erosivo, o intemperismo, que pode ser químico (alteração da constituição da rocha), físico (desintegração) ou biológico (ação dos seres vivos).

Quais são os agentes do relevo?

Origem e formação: os agentes do relevo. Relevo é o conjunto de formas presentes na superfície sólida do planeta. Resulta da estrutura geológica (fatores internos) e dos processos geomórficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas.

Quais são os agentes naturais que modificam o relevo terrestre?

Os vulcões e os terremotos muito concorrem, em diversas regiões do globo, para modificar o relevo terrestre. Grandes extensões de terra podem ficar soterradas sob os produtos vulcânicos, e até cidades inteiras, como aconteceu com Herculano e Pompéia, na era 79, a. C., durante uma erupção do vulcão Vesúvio.

Como é produzido o relevo continental?

O relevo continental é produzido por inúmeras forças geológicas e erosivas. O relevo continental é extremamente variado, e suas diferentes formas são produzidas como consequência de inúmeras forças geológicas e erosivas ao longo de milhões de anos. Esses formulários são os seguintes:


O que e um relevo continental?

Relevo continental Áreas chatas e mais baixas, geralmente, no nível do mar. Porém, podem ficar em terras altas, como as várzeas de um rio num planalto. 2) Montanha – terrenos bastante elevados, acima de 300 metros. Podem ser classificadas quanto à origem ou idade.


Como e a ação dos seres humanos na transformação do relevo?

O homem ao longo da história vem modificando a natureza, então o relevo, que é parte integrante, sofre efeitos diretos da apropriação. O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades.


Quais são as ações humanas que alteram o relevo?

As mudanças são decorrentes de ações como corte das árvores, utilização do solo para agricultura e criação de animais. Em espaços urbanos, destaque especial para construção de edifícios e vias asfaltadas.


Qual a influência dos seres vivos sobre as formas do relevo?

Os seres vivos também atuam na transformação do relevo. Algumas espécies formam buracos e orifícios na terra e em formações rochosas em busca de alimento ou abrigo. As formações vegetais, com a formação de raízes, também modificam o relevo ou até ajudam a preservar a sua forma original.


Como ocorre o processo de formação do relevo?

O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre. Sua formação pode ter duas origens, provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos). Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo.


Como os seres humanos transformam os biomas?

Apesar de sua riqueza exuberante, o bioma vem sendo bastante impactado pela ação humana. As maiores ameaças desse bioma são o desmatamento e o manejo irregular de terras para agropecuária.


Como podemos modificar o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica.


Qual e o agente que causa o desgaste do relevo e rochas devido à ação de animais e vegetais podendo esculpir e transformar a superfície?

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.


São relevo?

O relevo deve ser entendido como as formas adquiridas pela crosta terrestre. Essas formas são montanhas, planaltos, planícies e depressões, classificadas por suas estruturas (formatos) e pelas altitudes que apresentam, ou seja, suas alturas em relação ao nível do mar.


Qual e a influência do relevo?

O relevo influência também no processo de lixiviação, promovendo o transporte de elementos químicos através da água, tornando o solo deficiente em alguns nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e dificultando sua capacidade de produção.


Qual a importância de se conhecer as formas de relevo?

Compreender as formas do relevo são necessárias para que saibamos em quais ambientes algumas estruturas são mais bem aceitas e em quais tipos de ambientes as construções não serão bem aceitos, podendo ser feita uma avaliação geral do meio ambiente.


Quais são as principais influências de relevo em relação aos rios?

As alterações sofridas pelo relevo provenientes da ação da água da chuva são denominadas de erosão pluvial. Porém, esse não é o único caso, o relevo recebe interferência das águas de rios e também do mar. A erosão fluvial é o nome dado à atuação das águas dos rios no processo de modelagem do relevo.


Por que podemos afirmar que o ser humano é o principal agente de modificação do relevo atualmente?

No entanto, atualmente o homem é o principal responsável pelas modificações no relevo. A expansão das áreas urbanas, a construção de rodovias, escavação para a exploração de minerais, entre tantas outras atividades antrópicas atuam de forma significativa na formação e modelagem do relevo.


Como o ser humano pode interferir no meio ambiente?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.


Percepção dos fenômenos

Algumas dessas transformações são percebidas por nós. É o caso da destruição de praias pelos mares, de fendas abertas por terremotos e erupções vulcânicas, de formação de dunas, desmoronamento de barreiras, fendilhamentos de rochas compactas, etc. Outras, porém, se processam através dos tempos, além do breve período de nossa existência.


Ação do ar no relevo terrestre

O ar age nas modificações do relevo terrestre, seja diretamente, seja indiretamente. A ação direta do ar é mais Importante do que a indireta, esta consistindo na ação de elementos químicos que interferem na sua composição. Três fenômenos caracterizam a ação dos ventos no relevo terrestre:


Transporte

Os fragmentos resultantes da desagregação das rochas são transportados pelos ventos, por vezes a grandes distâncias. Tal transporte se faz tanto mais facilmente quanto o vento sopre numa mesma direção e velozmente.


Construção

Um obstáculo qualquer é suficiente para que os fragmentos rochosos se acumulem, formando dunas. São, geralmente, montículos de areia. No litoral, as dunas se chamam marítimas.


Ação das águas no relevo terrestre

A ação das águas nas modificações do relevo terrestre também se faz sentir como a do ar (e muito mais intensamente) em três fases: destruição, transporte, construção. De fato, por efeito da erosão, as águas destroem as rochas, mormente as rochas sedimentares.


A influência das ondas no relevo terrestre

Os mares, batendo constantemente sobre as costas, produzem escavações que acabam por provocar o desmoronamento das partes superiores das rochas litorâneas. Os fragmentos dessas rochas se tornam joguetes do mar, concorrendo para que se operem novas destruições.


Ação do calor solar no relevo terrestre

Pela ação do calor solar também podem as rochas desagregar-se. Aquecidas durante algum tempo pelo Sol, as rochas se dilatam. Se sobrevêm aguaceiros, estão sujeitas a se fender, pela brusca contração dos seus elementos componentes.


Qual é o relevo continental?

Em geografia , falamos de relevo continental ou relevo emergido para nos referirmos às diferentes formas que a litosfera terrestre adquire em sua superfície , desde que não seja coberta por oceanos . Nisto se distingue do relevo oceânico, e juntos constituem o relevo terrestre, isto é, o relevo de nosso planeta .


Relevo oceânico

É conhecido como relevo oceânico ou submerso no fundo dos oceanos, ou seja, as formas que a superfície terrestre adquire sob as diferentes camadas de água que compõem os mares e oceanos . Este relevo é significativamente diferente do emergido, já que está sujeito às enormes pressões subaquáticas e a formas de desgaste totalmente diferentes.


Relevo brasileiro

A classificação mais utilizada para o relevo do Brasil é a metodologia estabelecida pelo geógrafo brasileiro Jurandyr Ross, em 1989. Segundo ele, o relevo brasileiro é dividido em planaltos, planícies e depressões.


Agentes do relevo

Os agentes do relevo modificam o planeta terra, tal qual os fenômenos que agem de dentro pra fora da crosta terrestre, os denominados agentes endógenos, por exemplo os abalos sísmicos, movimento das placas tectônicas, vulcões, dentre outros.


Tipos de relevo

A superfície terrestre, também conhecida como crosta terrestre, é bem dinâmica e apresenta quatro tipos de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Cada uma dessas estruturas apresenta formatos distintos, capazes de ser classificados por seu desenho na natureza e sua altitude. As formas de relevo são:


Agentes do relevo

Os agentes do relevo são assim chamados por serem forças atuantes no processo de modificação das formas dessas estruturas, eles podem ser classificados de duas maneiras: internos ou externos.


Relevo brasileiro

O Brasil é um país que possui três grandes unidades de relevo: planaltos, planícies e depressões. Por encontrar-se no centro de uma placa tectônica (Placa Sul-Americana), nosso território não apresenta formação de montanhas.


Exercícios resolvidos

Questão 1 – O relevo é constituído por quatro formas: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Vários estudiosos brasileiros classificaram as estruturas de relevo e consideram, em consenso, que no Brasil não existe uma dessas formas. À qual forma do relevo o enunciado refere-se?


Questão 2

Com base nos seus conhecimentos, descreva as quatro formas predominantes de relevo e cite pelo menos um exemplo para planaltos, planícies, montanhas e depressões.


Questão 4

a) o relevo desde o surgimento da Terra não sofreu modificações em sua estrutura.
b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de agentes internos e externos.
c) o relevo é formado pela ação de agentes exógenos e transformado por agentes endógenos.
d) o relevo é apenas a manifestação superficial do que ocorre no interior da Terra.


Questão 5

As formas de relevo resultam das grandes alterações que a superfície terrestre sofreu ao longo do tempo. São exemplos de agentes internos responsáveis por essas modificações:


Questão 6

As planícies são caracterizadas como relevos de baixa altitude, pouco acidentados e onde predomina o processo de acumulação de sedimentos. De acordo com a origem dos sedimentos, as planícies podem ser de quais tipos?


Questão 12

a) porções do continente que se desprenderam e não mais estão ligadas a eles.
b) porções de terra com um terço de dimensões continentais.
c) constituintes do relevo oceânico, que se elevam acima do nível das águas.
d) porção de relevo que flutuam no oceano.


Percepção Dos Fenômenos


Ação Do AR No Relevo Terrestre


Transporte

  • Os fragmentos resultantes da desagregação das rochas são transportados pelos ventos, por vezes a grandes distâncias. Tal transporte se faz tanto mais facilmente quanto o vento sopre numa mesma direção e velozmente.

See more on cienciasresumos.com.br


Construção

  • Um obstáculo qualquer é suficiente para que os fragmentos rochosos se acumulem, formando dunas. São, geralmente, montículos de areia. No litoral, as dunas se chamam marítimas. São de pouca altura e se deslocam num sentido ou em outro, dada a variabilidade dos ventos. As dunas desérticas, porém, atingem grandes alturas e são menos movediças, porque os ventos sopram, …

See more on cienciasresumos.com.br


Ação Das Águas No Relevo Terrestre

  • A ação das águas nas modificações do relevo terrestre também se faz sentir como a do ar (e muito mais intensamente) em três fases: destruição, transporte, construção. De fato, por efeito da erosão, as águas destroem as rochas, mormente as rochas sedimentares. Depois, transportam os produtos dessa destruição para outros pontos, onde eles se acumulam…

See more on cienciasresumos.com.br


A Influência Das Ondas No Relevo Terrestre

  • Os mares, batendo constantemente sobre as costas, produzem escavações que acabam por provocar o desmoronamento das partes superiores das rochas litorâneas. Os fragmentos dessas rochas se tornam joguetes do mar, concorrendo para que se operem novas destruições. Mais do que as praias rochosas, sofrem as praias arenosas que o mar aprofunda ou alarga, num consta…

See more on cienciasresumos.com.br


Ação Do Calor Solar No Relevo Terrestre

  • Pela ação do calor solar também podem as rochas desagregar-se. Aquecidas durante algum tempo pelo Sol, as rochas se dilatam. Se sobrevêm aguaceiros, estão sujeitas a se fender, pela brusca contração dos seus elementos componentes. Pelas fendas assim produzidas, penetram a água e o gás carbônico e aí vêm nascer, quase sempre, vegetais, cujas raízes agravam a desagr…

See more on cienciasresumos.com.br


Ações Do Núcleo Central No Relevo Terrestre

  • Os vulcões e os terremotos muito concorrem, em diversas regiões do globo, para modificar o relevo terrestre. Grandes extensões de terra podem ficar soterradas sob os produtos vulcânicos, e até cidades inteiras, como aconteceu com Herculano e Pompéia, na era 79, a. C., durante uma erupção do vulcão Vesúvio. Os terremotos são manifestações da massa ígnea que compõe o n…

See more on cienciasresumos.com.br


Qual É O Relevo Continental?

  • Em geografia , falamos de relevo continental ou relevo emergido para nos referirmos às diferentes formas que a litosfera terrestre adquire em sua superfície , desde que não seja coberta por oceanos . Nisto se distingue do relevo oceânico, e juntos constituem o relevo terrestre, isto é, o relevo de nosso planeta. Como o próprio nome sugere, o relevo continental é típico das plataf…

See more on conceitosdomundo.pt


Características Do Relevo Continental

  • Em geral, o relevo continental é caracterizado pelo seguinte: 1. Como já dissemos, é característico da porção emergente da litosfera, ou seja, se distingue do relevo oceânico ou submerso. 2. Apresenta enormes irregularidades em consequência da ação erosiva e sedimentar do vento, da chuva e dos rios, e também dos movimentos tectônicos ao longo do t

See more on conceitosdomundo.pt


Formas de Relevo Continental

  • O relevo continental é extremamente variado, e suas diferentes formas são produzidas como consequência de inúmeras forças geológicas e erosivas ao longo de milhões de anos. Esses formulários são os seguintes: 1. Montanhas , cadeias de montanhas e cadeias . São elevações naturais dapaisagem , formadas pelo dobramento da litosfera devido à tensão entre duasplaca…

See more on conceitosdomundo.pt


Relevo Oceânico

  • É conhecido como relevo oceânico ou submerso no fundo dos oceanos, ou seja, as formas que a superfície terrestre adquire sob as diferentes camadas de água que compõem os mares e oceanos. Este relevo é significativamente diferente do emergido, já que está sujeito às enormes pressões subaquáticas e a formas de desgaste totalmente diferentes. Mais em: relevo oceânico

See more on conceitosdomundo.pt


Tipos de Relevo

  • Entretanto, há outras formas de relevo que se distinguem por suas peculiaridades, sendo as mais comuns: 1. Cordilheiras(conjuntos de serras), 2. Morros(pequena elevação de terra), 3. Serras(conjunto de montanhas), 4. Chapadas(terreno plano no alto da serra), 5. Vales(grande depressão), dentre outros. Saiba mais sobre as formas de relevo.

See more on todamateria.com.br


Agentes Do Relevo


Relevo Brasileiro


Exercícios Resolvidos

Image
A superfície terrestre, também conhecida como crosta terrestre, é bem dinâmica e apresenta quatro tipos de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Cada uma dessas estruturas apresenta formatos distintos, capazes de ser classificados por seu desenho na natureza e sua altitude. As formas de relevo sã…

See more on escolakids.uol.com.br

Leave a Comment