A açao gravitacional é igual em todo o’planeta

image

A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional. O que é a força gravitacional?

Full
Answer

Qual é a maior atração gravitacional do planeta?

Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s². Se o planeta tem centenas de vezes a massa da Terra, logo sua força de atração será bem maior do que a terrestre.

Por que o nosso planeta tem pontos gravitacionais diferentes?

A noção de que o nosso planeta tem pontos gravitacionais diferentes dependendo da localização existe há mais de um século, mas só recentemente os cientistas puderam criar um modelo preciso com a ajuda dos equipamentos posicionados na órbita terrestre.

Como é calculada a gravidade de um planeta?

A fórmula acima mostra que a gravidade de um planeta, estrela ou qualquer que seja o corpo depende de sua massa (M), da constante de gravitação universal (G) e do inverso do quadrado da distância em que nos encontramos até o centro desse corpo (d), que, no caso de corpos esféricos, é o seu próprio raio.

Por que a força gravitacional é atrativa entre dois corpos?

Sendo uma força atrativa entre dois corpos, o módulo (valor numérico), com que uma partícula 1 é atraída por uma partícula 2, é o mesmo com que a partícula 2 é atraída pela partícula 1. Isso se deve ao fato de que a força gravitacional concorda com a terceira lei de Newton, sendo um par ação-reação.

image


Qual a diferença da gravidade da Terra é dos outros planetas?

Aqui na Terra, um corpo com 1 kg de massa tem um peso de aproximadamente de 9,8 N. Em outros planetas, o objeto com 1 kg de massa continua com a mesma quantidade de matéria, mas seu peso muda conforme a aceleração gravitacional deste outro mundo.


Onde a gravidade é maior na Terra?

Este efeito atinge valores que variam de 9,789 m/s² no equador, até 9,823 nos polos. A segunda razão é a forma não totalmente esférica da Terra, também causada pela força centrífuga.


Onde a gravidade é mais forte?

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.


O que determina a gravidade de um planeta?

A força da gravidade entre dois objetos é o produto de suas massas dividido pelo quadrado da distância entre eles. Ou seja, quanto mais massa um objeto tem e mais perto ele está, maior sua força de atração sobre outro objeto.


Quanto maior a gravidade menor o tempo?

Quanto menor o potencial gravitacional (quanto mais próximo o relógio está da fonte de gravitação), mais lentamente o tempo passa, acelerando conforme o potencial gravitacional aumenta (o relógio se distanciando da fonte de gravitação).


Qual é a gravidade do planeta Terra?

9,807 m/s²Earth / Gravidade


O que acontece se aumentar a gravidade?

O aumento da gravidade achataria a atmosfera, deixando-a 2,5 vezes mais curta. Assim, as nuvens não teriam espaço para crescer a ponto de formar chuva. Pelo menos não na quantidade em que chove hoje. Sem tanta água, é provável que os continentes se transformassem em um desertão.


O que aconteceria se a gravidade fosse mais forte ou mais fraca?

“A Terra provavelmente se despedaçaria e essas partes sairiam flutuando pelo espaço”, diz a cientista. O Sol teria o mesmo destino. Sem a força da gravidade para mantê-lo compacto, a intensa pressão em seu núcleo o faria explodir.


Porque a gravidade é a força mais fraca?

Isso porque a força fraca (ou interação nuclear fraca) acontece em nível subatômico, ou seja, não conseguimos observá-la a olho nu — o que não significa que seus efeitos sejam imperceptíveis. Essa interação é responsável pelo decaimento das partículas, que acontece quando uma delas se transforma em outra.


Como achar a gravidade?

Defina a equação para a força da gravidade que atrai um corpo, Fgrav = (Gm1m2)/d2. Para poder calcular de forma correta a força gravitacional de um corpo, a equação leva em conta a massa de ambos os corpos e a distância entre eles. As variáveis são definidas a seguir: Fgrav é a força da gravidade.


O que é a força gravitacional?

De acordo com o docente, Newton entendeu que a força gravitacional é uma força sempre atrativa, que independe da interação entre massas dos corpos. “Quanto maior for a massa dos corpos, maior é a interação, maior é a atração gravitacional. Porém, essa interação diminui quanto mais distante um corpo fica do outro.


O que sustenta o planeta Terra no espaço?

A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.


Lei da Gravitação Universal

A Lei da Gravitação Universal foi proposta por Isaac Newton em 1666, na sequência do episódio clássico em que o cientista observa uma maçã cair da árvore.


O Peso

O peso de um corpo de massa m é uma força, sendo resultado da ação do campo de gravidade da Terra so bre ele. Desprezando a rotação da Terra e a ação da gravidade exercida pelo Sol, Lua e outros astros, a força de atração da gravidade será igual ao peso.


Resumo sobre a Lei da Gravitação Universal

Todos os corpos do universo atraem-se mutuamente com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado de sua distância;


Introdução à Gravitação Universal

A Lei da Gravitação Universal é uma lei física que foi descoberta pelo físico inglês Isaac Newton. Ela é utilizada para calcular o módulo da atração gravitacional existente entre dois corpos dotados de massa. A força gravitacional é sempre atrativa e age na direção de uma linha imaginária que liga dois corpos.


Fórmula da Gravitação Universal

A principal fórmula utilizada na gravitação universal estabelece que o módulo da força gravitacional entre duas massas é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. A expressão utilizada para o cálculo da força gravitacional é esta:


Gravitação Universal e a Terceira Lei de Kepler

Um dos indicadores de sucesso da Lei da Gravitação Universal foi a sua capacidade de reproduzir a famosa relação matemática descoberta empiricamente por Johannes Kepler, conhecida como Lei Harmônica:


Constante de gravitação universal

A constante de gravitação universal é uma constante de proporcionalidade de módulo igual a 6,67408.10 -11 N.m²/kg² ., presente na Lei da Gravitação Universal e usada para igualar a razão do produto da massa de dois corpos pelo quadrado de sua distância com o módulo da força de atração entre eles.


Exercícios sobre Gravitação Universal

A lua é um satélite natural que orbita o planeta Terra pela ação da grande força gravitacional exercida pela gravidade terrestre. Sendo a massa da Terra igual a 5,972.1024 kg, a massa da lua 7,36.1022 kg e a distância média entre a Terra e a Lua igual a 384.400 km ( 3,84.10 8 m), determine:


Cálculo da força gravitacional

E como podemos calcular a força gravitacional? O valor da força gravitacional FG, que um corpo exerce sobre outro, pode ser calculado pela seguinte equação:


A força gravitacional e a terceira lei de Newton

Primeiramente, é importante esclarecer uma coisa: a força gravitacional que um corpo A exerce sobre um corpo B é igual, em módulo, à força que o corpo B exerce sobre o corpo A. Assim, basta calcularmos uma vez o módulo da força gravitacional e, consequentemente, saberemos o valor dessas duas forças.


O que é a força peso?

Quando estudamos Dinâmica, uma das primeiras forças que aprendemos a calcular é a força peso. Para isso, usamos aquela velha fórmula P = m . g, em que m é a massa do objeto e g é a aceleração gravitacional, cujo valor é de aproximadamente 10 m/s 2.


Aceleração gravitacional

Sabemos que o valor da aceleração gravitacional g é de cerca de 10 m/s 2 na superfície da Terra. Às vezes, usamos o valor 9,8 m/s 2.


Satélites

Hoje em dia, é difícil imaginar o que seria da gente se não fossem os satélites. Afinal, eles nos proporcionam sinal de internet, GPS, ajudam a realizar previsões meteorológicas… Mas esses são os satélites artificiais. Existem também os satélites naturais, como a nossa Lua. No geral, satélites são corpos que orbitam um planeta.


O que é a força gravitacional?

Geralmente a força gravitacional é muito pequena e só pode ser percebida nos casos em que pelo menos um dos corpos possui uma massa muito grande, como a massa de uma estrela ou de um planeta. Neste exato momento, você está sendo atraído por todos os objetos ao seu redor, mas essas forças são tão fracas que você não percebe.


Gravidade terrestre

A força da gravidade é capaz de acelerar os corpos em direção uns aos outros. Essa aceleração é chamada de gravidade.


Peso x Massa

A força gravitacional com a qual a Terra atrai todos os corpos ao seu redor é chamada de força peso ou simplesmente peso. Cuidado: quando nos referimos à quantidade de matéria que compõe algum corpo, fazemos referência à massa, e não ao peso.


Mercúrio

O planeta mais próximo ao Sol é pequeno demais para manter uma atmosfera ou para exercer grande atração sobre outros corpos. Lá, as coisas são bem mais leves do que aqui, pois a aceleração gravitacional de Mercúrio é de aproximadamente 3,7 m/s². O planeta, por ter menos massa do que a Terra, atrai outros corpos com uma força menor.


Marte

O planeta Marte é menor do que a Terra e possui uma fina camada atmosférica. Registro feito pela Mars Orbiter Camera (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)


Júpiter

Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s². Se o planeta tem centenas de vezes a massa da Terra, logo sua força de atração será bem maior do que a terrestre.


Netuno

O oitavo e último planeta do Sistema Solar possui mais massa do que seus vizinhos próximos — e mais atração gravitacional também. Sua aceleração gravitacional é de 11,15 m/s².

image

Leave a Comment