A açao humana e as enchentes texto

Por que as enchentes ocorrem de forma periódica?

As enchentes ocorrem de forma periódica, com destaque para as épocas mais chuvosas do ano. Não obstante, a ação do homem no espaço natural potencializa esse fenômeno. Nesse contexto, a ocupação do espaço natural e a sua transformação pela ação antrópica provocam o aumento da intensidade das enchentes.

O que são as enchentes e como elas podem ser intensificadas?

As enchentes nas cidades são ocasionadas por diversos fatores, que podem ser naturais ou provocados pela ação humana. As barreiras ao escoamento das águas das chuvas são uma das importantes causas das enchentes e dos alagamentos. Sobre esse assunto, avalie as proposições a seguir.

Quais são as consequências das enchentes e alagamentos no período chuvoso?

As enchentes, alagamentos e inundações além de transtornos, causam perdas humanas e materiais, especialmente nas cidades em que a ocupação ocorreu de forma desordenada. Panorama comum das regiões metropolitanas brasileiras que todos os anos, no período chuvoso têm ocorrência de tragédias envolvendo a má gestão dos recursos hídricos.

Como ocorrem as enchentes no Brasil?

Nos períodos chuvosos, é comum ouvir nos noticiários relatos de chuvas que ocasionaram enchentes, inundações e alagamentos, levando a crer, erroneamente, que esses termos têm igual definição. As enchentes são processos naturais que ocorrem regularmente nos períodos de maior volume de chuvas.


Quais são as ações humanas que influenciam na ocorrência de enchentes?

Chuvas intensas, impermeabilidade do solo, destinação incorreta de lixo, problemas de drenagem e ocupação do solo são as principais causas das enchentes nas regiões brasileiras. Aqui no Brasil, os primeiros meses do ano são sempre repletos de fortes chuvas que ocasionam enchentes.


Como as enchentes afetam a vida das pessoas?

– Inundação de residências e vias públicas. – Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc. – Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.


Qual é a causa das enchentes?

Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo. 5.1.1 – Chuvas intensas. Hidrologicamente, são consideradas “intensas” as chuvas de curta duração e de alta intensidade.


Como resolver o problema das enchentes?

Como combater as enchentes?Construção de sistemas eficientes de drenagem;Desocupação de áreas de risco;Criação de reservas florestais nas margens dos rios;Diminuição dos índices de poluição e geração de lixo;Planejamento urbano mais consistente.


Quais são os problemas que podem causar o excesso de chuvas?

No solo, inúmeros danos ocorrem, tais como:Diminuição na disponibilidade de oxigênio, prejudicando tanto as plantas quanto as bactérias endossimbióticas;Aumento na incidência e dispersão de doenças;Lixiviação de nutrientes importantes;Acidificação e aumento na salinidade do solo;


Quais são os problemas que podem causar a falta de chuva?

– Diminuição do rendimento das plantações e cultivos, podendo, inclusive, resultar em perda total da colheita. -Perda de peso e morte do gado. -Redução das reservas de alimentos e, com isso, o aumento do preço de produtos agrícolas. -Erosão e ressecamento do solo.


Quais as causas e consequências das enchentes urbanas?

Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo. Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.


Quando ocorrem enchentes?

Enchentes ou cheias ocorrem quando há a elevação do nível de água no canal de drenagem do rio, pelo aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal. Ou seja, é quando o curso hídrico (rio ou córrego, por exemplo) alcança o seu limite de água, porém sem que haja um extravasamento em suas margens.


De quem é a culpa das enchentes?

De modo geral, enchentes podem ocorrer por causas naturais e/ou causas humanas. A causa natural se dá pelo período de chuvas e pela cheia dos rios. Já a causa humana se dá pela interferência do homem no meio ambiente por diversos fatores como a falta de planejamento urbano, descarte indevido de lixo, etc.


Qual é a solução para o problema das inundações no Brasil?

No que diz respeito à estrutura, o governo deve planejar melhor as construções de áreas urbanas e vistoriar os locais já habitados. Segundo tendências internacionais, a construção de poços e ambientes subterrâneos para drenagem e armazenamento de água também é uma excelente opção para o problema de enchentes.


O que cada cidadão pode fazer para minimizar os problemas causados alagamento?

Cada cidadão pode: não jogar o lixo nos rios (porque isso pode diminuir a profundidade do rio), não tirar a vegetação em torno do rio ou lago (as raízes da terra servem de absorvente da água), e também evitar de jogar lixo no chão e intopir os boeiros.


Como resolver o problema dos alagamentos nos centros urbanos?

– Barragens (seguram as águas quando elas subirem); – Piscinões (reservatórios que armazenam o excesso de água); – Canalização de córregos (impede que o lixo seja jogado nos córregos); – Desassoreamento dos rios (aumenta a profundidade do rio, retirando terra de seu leito).


Causas das enchentes

As enchentes são fenômenos prioritariamente naturais. Elas são provocadas especialmente por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Assim, o acúmulo de água da chuva provoca o transbordamento dos cursos de água.


Prevenção de enchentes

As enchentes, enquanto processo natural e cíclico, ocorrem de forma periódica. Portanto, são fenômenos que acontecem de maneira recorrente; porém, seus desdobramentos, como os prejuízos humanos e econômicos, podem e devem ser evitados.


Consequências das enchentes

As enchentes geram diversas consequências, principalmente altos prejuízos humanos e econômicos. O transbordamento dos rios atinge anualmente diversas zonas urbanas. Dessa forma, devido à inundação de casas e comércios, há um alto prejuízo em termos econômicos, como a perda de diversos objetos, máquinas e equipamentos.


Diferenças entre enchente, alagamento e inundação

Os termos enchente, alagamento e inundação são comumente utilizados como sinônimos, porém cada um tem a sua particularidade, em especial, relacionada ao processo de presença de água em determinado local. Podem ser conceitualizados assim:


Artigos Relacionados

A Quantidade de Filhos no Brasil, O que levam as famílias ter uma grande Quantidade de Filhos no Brasil, A Quantidade de Filhos no Brasil provocam vários problemas, A Quantidade de Filhos no Brasil e questões sociais.


Causas de enchentes

As causas de uma enchente podem ser divididas, de forma geral, em naturais e antrópicas (causadas pelo homem). Dentre as causas naturais, pode ser citado o período de cheia dos rios perenes, que acabam invadindo espaços urbanos.


Consequências das enchentes

As consequências das enchentes e inundações são drásticas na maioria dos casos. Além do grande número de mortes como os já citados, elas ocasionam elevada destruição do solo e da área urbana, causando prejuízos econômicos e psicológicos aos cidadãos da região afetada.


Como evitar enchentes

Como apresentado anteriormente, há uma parcela das enchentes causada por fatores naturais. Estes infelizmente não podem ser evitados, porém há diversas maneiras de controlar as enchentes causadas ou agravadas pela influência humana.


Início de conversa

Ao ocupar diferentes ambientes, o ser humano os transforma. Por meio de tecnologias, extrai e utiliza recursos materiais e energéticos na construção de produtos necessários à sua sobrevivência.


Na prática

Reúna a turma e anuncie que a oficina do dia constituirá um exercício, em grupo, de reflexão sobre a relação do ser humano com a terra. Diga que você apresentará uma questão que o grupo terá que resolver, em conjunto. A questão é:


Para ampliar

Você pode propor à turma a promoção de um debate com uma ONG ou associação ambientalista para complementar a discussão sobre o impacto humano no meio ambiente, especialmente na ocupação do solo.


Resumo sobre Enchentes

  1. As enchentes são fenômenos naturais e influenciados pela ação antrópica no espaço geográfico.
  2. As enchentes estão atreladas a causas naturais, como as chuvas, e antrópicas, como a ocupação indevida das margens dos rios.
  3. A prevenção das enchentes passa pela conservação da vegetação e das planícies de inunda…
  1. As enchentes são fenômenos naturais e influenciados pela ação antrópica no espaço geográfico.
  2. As enchentes estão atreladas a causas naturais, como as chuvas, e antrópicas, como a ocupação indevida das margens dos rios.
  3. A prevenção das enchentes passa pela conservação da vegetação e das planícies de inundação.
  4. As enchentes causam enormes prejuízos econômicos para a sociedade. O fenômeno também causa um número considerável de mortes.


Causas Das Enchentes

  • As enchentes são fenômenos prioritariamente naturais. Elas são provocadas especialmente por grandes eventos chuvosos, em termos de quantidade e/ou constância. Assim, o acúmulo de água da chuva provoca o transbordamento dos cursos de água. Esse extravasamento é um processo natural nas zonas de inundação dos rios, chamadas de vales fluviais ou planícies de inundação…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Prevenção de Enchentes

  • As enchentes, enquanto processo natural e cíclico, ocorrem de forma periódica. Portanto, são fenômenos que acontecem de maneira recorrente; porém, seus desdobramentos, como os prejuízos humanos e econômicos, podem e devem ser evitados. Nesse sentido, a prevenção das enchentes passa prioritariamente pelo controle do processo de ocupação do meio natural, com …

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Consequências Das Enchentes

  • As enchentes geram diversas consequências, principalmente altos prejuízos humanos e econômicos. O transbordamento dos rios atinge anualmente diversas zonas urbanas. Dessa forma, devido à inundação de casas e comércios, há um alto prejuízo em termos econômicos, como a perda de diversos objetos, máquinas e equipamentos. Ademais, as enchentes provoca…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Diferenças Entre Enchente, Alagamento E Inundação

  • Os termos enchente, alagamento e inundação são comumente utilizados como sinônimos, porém cada um tem a sua particularidade, em especial, relacionada ao processo de presença de água em determinado local. Podem ser conceitualizados assim: 1. Enchente: é um processo natural ou potencializado pela ação antrópica que acontece por meio do aumento do volume de águanos r…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Enchentes No Brasil

  • As enchentes são fenômenos naturais ligados ao transbordamento dos rios, o que ocorre mais nas estações chuvosas do ano. O Brasil, país de dimensões continentais que envolvem diversos tipos climáticos, apresenta muitas singularidades em relação ao processo de transbordamento dos rios. Em sentido amplo, as enchentes no território brasileiro ocorrem prioritariamente no ver…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Exercícios Resolvidos sobre Enchentes

  • Questão 1 (Enem) As modificações naturais e artificiais na cobertura vegetal das bacias hidrográficas influenciam o seu comportamento hidrológico. A alteração da superfície da bacia tem impactos significativos sobre o escoamento. Esse impacto normalmente é caracterizado quanto ao efeito que provoca no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazã…

See more on mundoeducacao.uol.com.br

Leave a Comment