A açao humana e as questões ambientais exercicios

Quais são as questões relativas aos problemas ambientais urbanos?

As questões relativas aos problemas ambientais urbanos estão diretamente ligadas à transformação do meio natural. O homem, por meio do desenvolvimento das atividades produtivas, impacta de forma direta nos ecossistemas, resultando em vários problemas ambientais.

Quais são os exercícios sobre natureza e ação humana?

Estes exercícios sobre natureza e ação humana abordam as inter-relações entre o espaço natural e o espaço geográfico com ênfase nos impactos ambientais gerados. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena Fonte: Angeli. Disponível em: Uol.com Uma causa e uma consequência da ação antrópica ilustrada na charge acima está corretamente expressa em:

Como a questão ambiental deve ser compreendida?

“A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.” RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço – problemática ambiental urbana.

Quais são os principais problemas ambientais?

Esse fator, para além de aspectos ligados a questões ambientais e sanitárias, atua na intensificação de outros problemas ambientais. O acúmulo de poluição nas cidades causa, por exemplo, a inversão térmica e a chuva ácida. A impermeabilização urbana dificulta a infiltração da água no solo.


Qual atividade humana é a principal responsável pelos impactos ambientais?

A queima em larga escala de petróleo, carvão e gás natural para gerar combustível e eletricidade é um dos principais causadores do que pode ser o mais grave dos problemas ambientais enfrentados pelo planeta.


Quais os impactos ambientais causados pela ação humana?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.


O que pode ser feito para minimizar os impactos ambientais?

Como diminuir o impacto ambiental no planeta Terra com pequenas atitudes?Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. … Usar sacolas retornáveis. … Reduzir o uso de gasolina. … Economizar água. … Use menos energia.


Quais são as principais questões ambientais?

Os principais problemas ambientais que afetam o Brasil e o mundo são:Desmatamento.Mudanças climáticas.Poluição do ar.Poluição da água.Degradação do solo.Geração de resíduos.Superpopulação.Extinção de espécies.More items…


Quais são os três tipos de impactos ambientais?

Tipos de impactos ambientaisPositivo: quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental;Negativo: quando a ação resulta em danos à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental;Direto: quando resulta de uma simples relação de causa e efeito;More items…


Quais são os 3 tipos de causas de impacto ambiental?

Vale lembrar, que o impacto ambiental está relacionado com as alterações do meio ambiente em três aspectos: físico, biológico e químico. Porém, corresponde à uma ação humana e não da natureza.


O que você pode fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.Economize energia. … Economize papel. … Tenha um dia vegetariano. … Desligue a torneira. … Reduza o consumo de plástico.


O que se deve fazer para preservar o meio ambiente?

20 Dicas para preservar o meio ambienteNão corte, nem pode árvores sem autorização. … Preserve a vegetação nativa. … Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. … Não crie peixes sem licença. … Respeite os períodos de proibição da pesca.Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.More items…•


O que devemos fazer para preservar o meio ambiente resposta?

10 dicas importantes para preservar o meio ambientePreserve as árvores. … Cuide bem dos cursos de água. … Não pare agora… … Nunca compre animais silvestres sem registro. … Cuide bem do seu lixo. … Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. … Reduza o consumo de água. … Reduza o consumo de energia elétrica.More items…


Quais são os principais problemas ambientais existentes no Brasil?

Atualmente, os principais problemas ambientais brasileiros são:desmatamento;depósitos de lixo a céu aberto;poluição da água;poluição do ar;poluição do solo;queimadas.


Quais alguns tipos de problema ambiental que você conhece?

Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e as soluçõesPoluição do ar e mudanças climáticas. O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono. … Desmatamento. … Extinção de espécies. … Degradação do solo. … Superpopulação.


Qual é o maior problema ambiental do Brasil?

Os principais problemas ambientais no Brasil são:Queimadas.Desmatamentos.Assoreamentos de rios.Poluição da água.Poluição do solo.Poluição atmosférica.


1- Defina Meio ambiente

Conjunto formado por elementos naturais bióticos (animais, plantas) e abióticos (solo, relevo, clima), e não-naturais criados pelo homem, que atuam influenciando os seres-vivos.


2- Defina poluição ambiental

Poluição é o termo empregado para designar a deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema, que afeta negativamente a vida humana e de espécies animais e vegetais.


4- Exemplifique uma relação natural que pode ser afetada pela poluição

Quando as emanações de gases tóxicos das cidades aumentam desmedidamente, o excesso pode prejudicar o regime pluvial, porque as gotas que se formam são demasiado pequenas para cair como chuva.


6- Quais são os principais agentes poluidores da água?

Os agentes poluidores são inúmeros, podendo ir desde o mercúrio empregado no garimpo e os agrotóxicos agrícolas, passando pelos esgotos residenciais e industriais, até as chuvas ácidas e os materiais sintéticos não-biodegradáveis, como o plástico e o óleo despejado pelos navios petroleiros.


7- Quais são os principais poluentes atmosféricos?

O principal poluente atmosférico produzido pelo homem (o dióxido de carbono e o vapor d’água são elementos constitutivos do ar) é o dióxido sulfúrico, formado pela oxidação do enxofre no carvão e no petróleo, como ocorre nas fundições e nas refinarias. Lançado no ar, ele dá origem a perigosas dispersões de ácido sulfúrico.


8- Fale sobre a destruição da camada de ozônio

No final da década de 1970, descobriu-se nova e perigosa consequência da poluição: a redução da camada de ozônio que protege a superfície da Terra da incidência de raios ultravioleta. Atribuiu-se o fenômeno à emissão de gases industriais conhecidos pelo nome genérico de clorofluorcarbonos (CFC).


9- Quais são os males causados ao homem devido a destruição da camada de ozônio?

Provoca o envelhecimento precoce, queimadura e câncer de pele em países tropicais como o Brasil, alem de prejudicar a visão e o aparelho respiratório. A concentração de poluentes na atmosfera ainda provoca alergias e afeta o sangue e os tecidos ósseo, nervoso e muscular.


Estes exercícios sobre habitat e nicho ecológico ajudarão na fixação desses dois conceitos importantes da Ecologia e sua diferenciação

Os impalas são antílopes que apresentam grandes chifres em espiral. No macho, esse chifre pode atingir até 92 centímetros de comprimento. Quando se sentem ameaçados, eles fogem dando saltos que podem atingir até 10 metros de distância. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros.


Respostas

Alternativa “c”. Ao descrever o hábito de vida de um animal, seu comportamento, sua alimentação e suas estratégias de sobrevivência, estamos falando a respeito de seu nicho ecológico.

Leave a Comment