A açao nazista nos campos de concentraçao

image


O que é um campo de concentração nazista?

Os campos de concentração nazistas foram construções desenvolvidas durante a Alemanha nazista que extremamente conhecidas por aprisionar e promover o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Nos campos próprios para a execução de judeus (campos de extermínio), os judeus eram executados em câmaras de gás.


Como as vítimas eram tratadas nos campos de concentração?

Nos campos de concentração, os prisioneiros (na grande maioria, judeus) foram sujeitos a todo tipo de maus-tratos e violência que se pode imaginar. Os prisioneiros eram colocados a uma carga de trabalho exaustiva e em tarefas que, em sua maioria, eram manuais.


Porque as pessoas morreram nos campos de concentração?

Entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, mais de três milhões de prisioneiros de guerra soviéticos morreram sob custódia alemã. A maioria morreu de fome, doenças e exposição a condições climáticas extremas; outras dezenas de milhares foram mortos a tiros por serem considerados comunistas, judeus e “asiáticos”.


Quem era colocado nos campos de concentração?

Os prisioneiros dos campos de concentração eram pessoas deportadas dos territórios europeus ocupados pelos nazistas, especialmente os judeus. Havia, contudo, homossexuais, comunistas, ciganos e Testemunhas de Jeová, prisioneiros soviéticos, padres católicos, pastores protestantes, etc.


Como era a alimentação nos campos de concentração?

ALIMENTAÇÃO. Os prisioneiros recebiam três refeições durante o dia. De manhã, meio litro de “café” (água com um substituto de café de cevada) ou de “chá” (decocção de ervas).


Como era a vida em Auschwitz?

A maioria dos prisioneiros de Auschwitz sobrevivia por poucas semanas ou meses. Aqueles que estavam muito doentes ou fracos para trabalhar eram condenados à morte nas câmaras de gás. Alguns cometeram suicídio se atirando contra as cercas eletrificadas.


Porque os judeus iam para o campo de concentração?

Para facilitar a execução da “Solução Final” (genocídio ou destruição em massa de judeus), os nazistas construíram campos de extermínio na Polônia, o país europeu que possuía a maior população judaica em seu território. O objetivo dos campos de extermínio era o de tornar o assassinato em massa mais rápido e eficiente.


Quantos judeus morreram nos campos de concentração?

Em 1946, o Congresso Mundial Judeu apontou 5.978.000, sendo 1,5 milhão na URSS. Hilberg estudou toda a papelada administrativa do terror para chegar aos 5,1 milhões, divididos assim: campos de extermínio, mais de 3.000.000 de mortos; fuzilamentos pelos Einsatzgruppen, 1.300.000, e guetos e escassez, 800.000.


O que era feito com os corpos dos judeus?

Vigiados pelos guardas, outros prisioneiros eram obrigados a arrastar os corpos até uma sala próxima onde os cabelos, dentes e obturações de ouro eram removidos. Os corpos eram queimados em fornos ou enterrados em valas coletivas.


Como Anne Frank morreu no campo de concentração?

Bergen-BelsenNa Segunda Guerra Mundial, Anne Frank, judia, esconde-se dos nazis. É descoberta 2 anos depois. Morre em 1945, em Bergen-Belsen.


Quem libertou os campos de concentração?

Em janeiro de 1945 os soviéticos liberaram Auschwitz, o maior de todos os campos de concentração e de extermínio.


O que os nazistas faziam com os bebês?

“Mesmo se fossem capazes de trabalhar, as mulheres grávidas eram levadas às câmaras de gás assim que chegavam [aos campos de concentração]. Se conseguiam esconder a gravidez, seus bebês recém-nascidos eram assassinados com injeção legal ou afogados”, explicam Weisz e Kwiet.


Descrição geral


Segunda Guerra Mundial

Depois de setembro de 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, os campos de concentração tornaram-se lugares onde milhões de pessoas comuns foram escravizadas como parte do esforço de guerra nazista, muitas vezes passando fome, torturas e, por fim, assassinatos. Durante a guerra, novos campos de concentração nazistas para “indesejáveis” se espalharam por tod…


Campos pré-guerra

O uso da palavra “concentração” veio da ideia de confinar as pessoas em um só lugar porque pertencem a um grupo que é considerado indesejável de alguma forma. O próprio termo se originou em 1897, quando os “campos de reconcentração” foram criados em Cuba pelo general Valeriano Weyler. No passado, o governo dos Estados Unidos usou campos de concentração contra nativos …


Libertação

Os campos foram libertados pelas forças aliadas entre 1944 e 1945. O primeiro grande campo, Majdanek, foi descoberto pelo avanço dos soviéticos em 23 de julho de 1944. Auschwitz foi libertado, também pelos soviéticos, em 27 de janeiro de 1945; Buchenwald pelos estadunidenses em 11 de abril; Bergen-Belsen pelos britânicos em 15 de abril; Dachau pelos norte-americanos em 29 de abril; Ravensbrück pelos soviéticos no mesmo dia; Mauthausen também pelos estaduniden…


Ver também

• Browning, Christopher R. (2004). The Origins of the Final Solution : The Evolution of Nazi Jewish Policy, September 1939 – March 1942. Col: Comprehensive History of the Holocaust. Lincoln: University of Nebraska Press. ISBN 0-8032-1327-1
• Evans, Richard J. (2003). The Coming of the Third Reich. [S.l.]: Penguin Group. ISBN 978-0-14-303469-8

Leave a Comment