A açao politic social cultural e pedagogica


Por que o movimento mundial pela inclusão é uma ação política cultural social e pedagógica?

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.


O que é a política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, …


Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.


O que é educação especial e educação inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.


Pedagogia Social no Brasil

Em nosso país, a Pedagogia Social veio com maior ênfase através das assistências da política pública, com a sociedade civil entrando em debates e assumindo maiores responsabilidades em projetos, mesmo que de uma forma mais restrita.


A importância da Pedagogia Social

A Pedagogia Social é completamente importante para uma igualdade em todas as comunidades. Com ela, busca-se o desenvolvimento de projetos sociais para todos, contribuindo para a formação e um futuro melhor de toda a população. Ela se torna ainda mais importante nas regiões carentes, principalmente para o crescimento das crianças.

Leave a Comment