A açao toxica de uma substancia habitualmente cessa por

Qual é a ação tóxica de uma substância?

7. A ação tóxica de uma substância habitualmente cessa por: a) biotransformação e excreção, já que a redistribuição do sítio de ação para outros tecidos é rara. b) excreção e redistribuição para outros tecidos, porque a biotransformação origina moléculas inativas.

Qual é a toxicidade de uma substância?

A toxicidade de uma substância depende da dose e/ou do sistema biológico de cada um. Os toxicologistas afirmam que todas as substâncias podem ser tóxicas consoante a dosagem utilizada. Até mesmo a água pura pode ser tóxica quando consumida em certas quantidades.

Quais são os termos de uso frequente em toxicologia?

Alguns termos de uso freqüente em toxicologia são importantes e devem ser conhecidos, entre eles: substância perigosa, risco, toxicidade, doses, exposição, absorção, biodisponibilidade, distribuição, acumulação, biotransformação, eliminação e efeito tóxico. Uma substância perigosa ou um agente perigoso tem a capacidade de causar dano em um …

Qual a diferença entre intoxicação e toxicocinética?

Em relação à intoxicação, é correto afirmar que: a) na fase de exposição, é de suma importância a concentração do agente tóxico em condições de entrar nas vias parenterais do indivíduo. b) na fase toxicocinética, ocorrem exclusivamente reações químicas em que o agente intoxicante altera funções do indivíduo, mas não sofre alterações.


Toxicidade – Quão nociva é uma substância química

Sempre que pensamos em uma substância tóxica logo nos vem a mente a ideia de venenos, substâncias radioativas e outras coisas letais, incomuns e extremamente perigosas. Mas essa é uma visão leiga.


Substâncias tóxicas

Há um ditado popular que diz “A diferença entre um remédio que cura e um veneno é apenas a dosagem”. Sabe aquele comprimido milagroso que para na hora sua dor de cabeça?

Leave a Comment