A açao tranformadora dos legos e legas no mundo

Quem é o dono da LEGO?

O Grupo LEGO foi fundado no dia 10 de agosto de 1932, na Dinamarca, pelo carpinteiro Ole Kirk Kristiansen. Nascida como uma pequena oficina, a empresa era responsável pela fabricação de brinquedos artesanais de madeira. Hoje, a LEGO é uma das principais fabricantes de brinquedos do mundo e líder no segmento de brinquedos de montar.

Qual é a origem da LEGO?

Em 1982 ocorreu o lançamento do DUPLO Mosaic e Tecnic I, marcando o início dos produtos voltados para o mercado escolar. Na década de 90 a LEGO se consolidou como a décima maior produtora de brinquedos do mundo e primeira da Europa.

Qual a quantidade de peças da LEGO vendidas até hoje?

Se estendidas lado a lado, a quantidade de peças da LEGO vendidas até hoje dariam 5 voltas ao redor do mundo 11. A fábrica-sede da LEGO, em Billund, conta com 8 robôs e 15 guindastes automáticos 12. Desde o lançamento, o filme da LEGO já arrecadou mais de 500 milhões de dólares em todo o mundo 13.


História

O brinquedo surgiu numa pequena empresa familiar na década de 1930. Obteve sucesso na década de 1960, expandindo-se nas décadas seguintes. O criador fundiu duas palavras em dinamarquês para obter o nome “LEGO”: leg godt que significa “brincar bem”.


LEGO na educação

Os produtos LEGO encontram-se hoje em massa nos grandes institutos de educação nos países desenvolvidos, desde a pré-escola, onde as linhas tradicionais do grupo divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, até à universidade, onde linhas tecnológicas como a LEGO Technic e a LEGO Mindstorms permitem aos estudantes aperfeiçoarem-se em design, robótica e mecatrônica .


Os parques temáticos

O primeiro parque temático LEGO foi construído em 1968, na mesma Billund que viu o produto nascer. Para a confecção da cidade do LEGO foram utilizados mais de 55 milhões de peças, que formam diferentes tipos de estruturas, figuras e esculturas. Mais de 31 milhões de visitantes de todo o mundo já visitaram este parque desde a sua inauguração.


Outras áreas de atuação

Desde o final da década de 1990 a empresa Lego começou a investir na diversificação da sua produção de brinquedos agregando os jogos eletrônicos e outras atividades.


2- Pesquisa e desenvolvimento

A Lego baseou sua virada em Pesquisa. Nada de suposições ou cópias. Através do “ Lab Future ” com seus pesquisadores, a empresa encontrou uma importante diferença entre pais americanos e europeus.


3- Posicionamento da imagem da marca

A Lego alterou o foco da sua abordagem principal de Marketing. Os brinquedos precisavam ser entendidos como uma ferramenta educacional. E a estratégia de reposicionamento de marketing da marca funcionou.


Exercício Das Habilidades Motoras

Image
Em tempos de touch screen, as crianças têm tido cada vez menos estímulos ao tato. Afinal, tudo pode ser acessado a partir de uma mesma tela lisa e fria. Por isso, as peças de Lego, com seus formatos variados e muitos detalhes, representam um prato cheio para desenvolver as mãozinhas dos pequenos. Afina…

See more on blog.lojasjckids.com.br


Aperfeiçoamento Da Visão Espacial E Das Habilidades de Raciocínio

  • Ao longo da história do Lego, o brinquedo foi elogiado muitas vezes por permitir à criança a possibilidade de brincar como quiser e deixar a criatividade livre. Porém, ir na “contramão” dessa ideia também pode ser muito benéfico. Isso porque, ao se esforçarem para seguir as instruções que vêm na caixa, os pequenos desenvolvem a visão espacial e começam a ter noções de geo…

See more on blog.lojasjckids.com.br


Desenvolvimento Da Inteligência Emocional

  • Brincar com Lego também pode ser uma ótima oportunidade de trabalhar capacidades fundamentais para a vida cotidiana. Estamos falando de definir objetivos, enfrentar desafios, imaginar cenários e construir etapas. Tudo isso é feito pela criança de uma maneira bastante lúdica e divertida com o Lego. Em outras palavras, enquanto a criança brinca, também exercita …

See more on blog.lojasjckids.com.br


Estímulo à Criatividade

  • A infância é um período marcado por uma aptidão natural à imaginação. Por isso, é o momento ideal para realizar atividades que explorem o universo lúdico e a habilidade de abstrair. Esse é um hábito que forma pessoas com a capacidade de lidar com questões emocionais e com diferentes situações por meio da criatividade. Entre várias atividades, brincar com o Lego é uma fonte imp…

See more on blog.lojasjckids.com.br


Aumento Da Capacidade de Resolver Problemas

  • Brincar com Lego também é trabalhar capacidades fundamentais para a vida, como já apontamos. Isso significa que desde cedo a criança é estimulada a resolver casos e torna-se, aos poucos, uma pessoa independente, que consegue lidar com seus próprios desafios. Construir qualquer objeto com as peças do Lego já representa uma grande tarefa, mesmo se você for adu…

See more on blog.lojasjckids.com.br


Possibilidades Além Da Caixa de Lego

  • Já é senso comum que o Lego estimula a criatividade. Isso porque permite às crianças criar narrativas ou montar as estruturas que quiserem, da maneira como acharem melhor. Mas a verdade é que as possibilidades vão muito além dos bloquinhos. As peças podem ser muito bem utilizadas em conjunto com outros brinquedos, como as pistas de corrida para carrinhos. A…

See more on blog.lojasjckids.com.br


Descrição geral

LEGO é uma linha de brinquedos fabricados pela The Lego Group. Seu conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo muitas combinações.
Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, é fabricado em escala industrial em plástico feito desde 1934.
Em fevereiro de 2015, a Lego foi considerada a marca mais poderosa do mun…


História

O brinquedo surgiu numa pequena empresa familiar na década de 1930. Obteve sucesso na década de 1960, expandindo-se nas décadas seguintes. O criador fundiu duas palavras em dinamarquês para obter o nome “LEGO”: leg godt que significa “brincar bem”. Atualmente o grupo LEGO emprega mais de 10.000 pessoas em cerca de 140 países, ocupando a posição de líder mundial no segmento de brinquedos para crianças nas faixas dos três meses aos dezesseis an…


LEGO na educação

Os produtos LEGO encontram-se hoje em massa nos grandes institutos de educação nos países desenvolvidos, desde a pré-escola, onde as linhas tradicionais do grupo divertem as crianças e estimulam a sua concentração e criatividade, até à universidade, onde linhas tecnológicas como a LEGO Technic e a LEGO Mindstorms permitem aos estudantes aperfeiçoarem-se em design, robótica e mecatrônica. A divisão educacional do Grupo LEGO foi criada em 1980, em parceria …


Ver também

• Cronologia do Lego
• Playmobil
• FIRST LEGO League Campeonato da LEGO de Robótica


Bibliografia

• VON ATZINGEN, Maria Cristina. A história dos brinquedos: para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem. São Paulo: Allegro, 2001. p. 153-154.
• 1001 invenções que mudaram o mundo, Trevor Baylis. Por Eduardo Mombach Mota.
• Paolo Rampini , Modelcars in the world 1900-1985 , Edizioni Paolo Rampini 2007


Ligações externas

• Patente estadunidense do Lego
• (em inglês) LEGO
• (em inglês) LEGOLAND
• (em inglês) LEGO BIONICLE

Leave a Comment