A ampulheta do tempo esta acabando

image

Qual é a função da ampulheta?

Existem ampulhetas de diversos tipos: de uma hora, de duas horas, de cinco horas etc. Durante muito tempo, ela foi utilizada justamente para marcar aquela fração de tempo designada para determinada atividade, como para jogos na Idade Média, por exemplo. A simbologia da ampulheta é magnífica e poderosamente verdadeira.

Qual a diferença entre ampulhetas e vidro?

Na maior parte dos casos as ampulhetas são feitas de vidro e areia. Tendo a areia características que impedem a corrosão do vidro ao longo do tempo. É composta por dois bulbos onde a areia se acumula, e por um pescoço por onde passa a areia. Para medir o tempo existem determinados fatores a ter em conta: A largura do pescoço.

Qual a diferença entre ampulheta e relógio?

Entretanto, a ampulheta pode servir para vários outros propósitos, podendo também ter um tempo de duração maior ou menor. O que diferencia as ampulhetas de relógios convencionais é que o tempo é marcado por elas com a queda constante de grãos de areia.

Qual a diferença entre uma badalada e uma ampulheta?

Eram usadas de vários tempos, porém, a mais comum marcavam 30 minutos. Então, ao virar a ampulheta, um sino era soado. Uma badalada acontecia sempre a cada 30 minutos, enquanto duas badaladas correspondiam ao intervalo de quatro em quatro horas.

image


Significado espiritual da ampulheta

O significado espiritual da ampulheta tem mais relação com a passagem das coisas divinas à terra, um recipiente cheio que passa seu conteúdo ao recipiente de baixo, que está vazio.


Ampulheta como marcador de tempo

A ampulheta começou a aparecer nos registros históricos na metade do século VIII, sendo o principal objeto de marcação do tempo durante toda a Idade Média, até a invenção dos relógios mecânicos, que seriam mais precisos.


Origem do nome ampulheta

A origem do nome ampulheta vem da palavra “ampulla” que, em latim, quer dizer redoma de vidro vazia. Muitos historiadores, em razão da origem do nome, acreditam que a ampulheta tem origem muito antes do que se pensa, muito antes do século VIII, remontando até mesmo ao início do Império Romano.


Tatuagem de ampulheta

A tattoo de ampulheta é um dos símbolos mais utilizados pelos amantes da marcação da pele. Os desenhos de ampulheta no corpo têm relação direta com seu significado de fluxo do tempo, transitoriedade de tudo.


Como funciona ampulheta

As ampulhetas são consideradas uma das primeiras formas de se medir o tempo. Elas foram criadas para este propósito, já que, na época, não existiam relógios menores que pudessem ser facilmente transportados.


Histórico

As ampulhetas foram usadas, durante muito tempo, pelas embarcações. Elas eram utilizadas pelos marinheiros para medir, de forma precisa, a distância entre Leste e Oeste, assim como a longitude do local. Eram usadas de vários tempos, porém, a mais comum marcavam 30 minutos. Então, ao virar a ampulheta, um sino era soado.


Como fazer uma ampulheta

Mas, mesmo não se tratando mais de uma tecnologia tão precisa, vale a pena observar o funcionamento de uma ampulheta pelo menos uma vez na vida. Para isso, você pode fazer seu próprio exemplar em casa.


Medindo o tempo na ampulheta

Na maior parte dos casos as ampulhetas são feitas de vidro e areia. Tendo a areia características que impedem a corrosão do vidro ao longo do tempo. É composta por dois bulbos onde a areia se acumula, e por um pescoço por onde passa a areia. Para medir o tempo existem determinados fatores a ter em conta:


História da Ampulheta

Crê-se que ela surgiu em Alexandria no Egito cerca de 300 A.C. e se expandiu o seu uso por todo o mundo antigo. Na Idade Média foi redescoberta e bastante utilizada para medir o tempo, até mesmo na altura dos Descobrimentos.

image

Leave a Comment