A andropausa não acaba como a menopausa

image

Ao contrário da menopausa, a andropausa não possui sintomas tão marcantes como as fortes ondas de calor que surgem após a interrupção da menstruação. Confira quais são os sintomas mais comuns nessa fase: indisposição e muito cansaço; queda de pelos e cabelos; alterações no humor e irritabilidade; diminuição da libido; disfunção erétil.

Full
Answer

Quais são os sintomas da menopausa e andropausa?

Alguns dos sintomas mais comuns da menopausa e andropausa são: perda de líbido, ganho de peso, insônia, aumento das chances de osteoporose, queda de cabelo, momentos de perda de memória, dificuldade de concentração, entre outros.

Quais os sinais da andropausa?

Também chamada de “menopausa masculina”, a andropausa é marcada pela diminuição nos níveis de testosterona e seus sinais podem ser aliviados com algumas mudanças na rotina. Os níveis de testosterona variam entre os homens. No geral, os mais velhos têm esse hormônio em menor quantidade quando comparado aos mais novos.

Quais são os melhores remédios para andropausa?

Um exemplo de remédio para andropausa é o Undecanoato de Testosterona, que possui poucos efeitos colaterais; Injeções de testosterona: são as mais econômicas e utilizadas no Brasil, usadas para aumentar os níveis de testosterona e reduzir os sintomas. Geralmente, aplica-se 1 dose da injeção por mês.

Como saber se tenho andropausa?

Drª. Sheila Sedicias A andropausa é uma situação caracterizada pela diminuição da produção de testosterona pelos homens, o que faz com que surjam sintomas semelhantes ao da menopausa nas mulheres, como alterações do humor, diminuição da libido, perda de massa muscular e cansaço excessivo, por exemplo.

image


Quanto tempo dura o período da andropausa?

A andropausa é provocada por uma queda nos níveis de testosterona. Dessa forma, ela dura até que os níveis desse hormônio voltem ao normal. É necessário paciência, porque a testosterona sobe e desce lentamente. Sabendo disso, é comum que os efeitos do tratamento da andropausa demorem de 4 a 6 meses para aparecer.


Qual a diferença de menopausa para andropausa?

A andropausa é caracterizada pela baixa da produção hormonal masculina, ou seja, da testosterona. Ao contrário da menopausa, esta fase não se dá em uma faixa etária exata da vida dos homens. O processo é gradual, em que a cada ano, o homem passa a produzir um pouco menos de testosterona.


Como se encerra A menopausa na mulher é andropausa no homem?

Diferentemente da menopausa feminina, não há um momento específico a partir do qual se pode afirmar o estado de andropausa. Por sua vez, muitos homens não manifestam sintomas perceptíveis, ao contrário do que ocorre com as mulheres quando o hormônio feminino estrogênio se reduz.


Qual a cura para andropausa?

A Andropausa não é uma doença crônica e pode ser tratada de inúmeras maneiras. Uma das possibilidades de tratamento é via reposição hormonal. Mas há de se tomar cuidado com os níveis ingeridos pelo organismo. E tudo deve ser feito de acordo com as instruções de um especialista.


Qual a idade que o homem entra na menopausa?

O período, que ganhou o nome de andropausa, é marcado pela diminuição nos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino. Na maioria dos casos, o declínio na produção desse hormônio começa a ocorrer por volta dos 40 anos e causa efeitos em todo o corpo do homem.


Qual a idade que os homens entram na andropausa?

Andropausa: com qual idade começam os sinais? Após os 40 anos de idade ocorre uma redução progressiva na produção da testosterona, sendo que depois dos 60 anos, o quadro clínico pode ficar mais evidente.


O que o homem sente na andropausa?

As consequências da andropausa estão relacionadas com a redução dos níveis de testosterona no sangue, principalmente quando o tratamento não é feito e inclui osteoporose, que leva ao aumento do risco de fraturas, e anemia, pois a testosterona estimula a produção de glóbulos vermelhos.


O que acontece quando o homem entra na menopausa?

As mudanças ocorrem muito gradualmente nos homens e podem ser acompanhadas por mudanças em atitudes e humores, fadiga, perda de energia, libido e agilidade física. Estudos mostram que este declínio de testosterona pode acarretar riscos em outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e ossos frágeis.


Como reverter a andropausa?

Como é feito o tratamento Comprimidos de acetato de ciproterona, acetato de testosterona ou undecanoato de testosterona; Gel de dihidrotestosterona; Injeções de cipionato, decanoato ou enantato de testosterona, aplicadas 1 vez ao mês; Adesivos ou implantes de testosterona.


Como tratar andropausa de forma natural?

Um ótimo tratamento natural para andropausa é o chá de tribulus terrestris, pois esta planta medicinal aumenta os níveis de testosterona no sangue, sendo também um excelente remédio caseiro para impotência, um dos sintomas de andropausa.


Quais são os principais sintomas da andropausa?

Entre os principais sintomas de andropausa, podemos destacar:redução ou mesmo perda da libido;disfunção erétil;redução da fertilidade;diminuição dos testículos;diminuição dos pelos corporais;mamilos inchados;perda de massa óssea e muscular;aumento da gordura corporal;More items…


O que é a menopausa do homem?

Entre as idades de 40 a 55 anos, os homens podem percebem sintomas semelhantes à menopausa. De modo diferente das mulheres, os homens não têm uma sintoma específico como a interrupção da menstruação para marcar a transição. Ambos, no entanto, são caracterizados por uma queda nos níveis de hormônios.


O que é que causa a menopausa?

A principal causa da menopausa é o declínio natural dos hormônios reprodutivos. Com a proximidade do final dos 30 anos, os ovários começam a produzir menos estrogênio e progesterona, que são hormônios que regulam a menstruação, e a fertilidade diminui.


O que significa na menopausa?

A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos.


Sintomas de andropausa

Os sintomas da andropausa costumam surgir a partir dos 50 anos, isso porque nessa idade os níveis de testosterona produzidos e circulantes no organismo masculino passam a ser menores. Assim, os principais sinais e sintomas relacionados com a andropausa são:


Como é tratamento

O tratamento para andropausa deve ser orientado pelo urologista e endocrinologista de acordo com os sintomas apresentados pelo homem e níveis de testosterona e tem como objetivo aliviar os sintomas e prevenir o desenvolvimento de complicações, como doenças cardíacas, anemia e osteoporose.


Como se controlam os sintomas da andropausa?

Em muitos casos, os sintomas da andropausa podem ser aliviados através de mudanças do estilo de vida, tais como a adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico, que podem ajudá-lo a manter -se forte e com energia, a prevenir a perda de massa muscular, a dormir melhor e a melhorar o humor.


Como é feito o diagnóstico da andropausa?

Os baixos níveis de testosterona são diagnosticados através de análises ao sangue. Estes variam ao longo do dia, mas estão, regra geral, mais elevados de manhã e, por isso, esta é a altura ideal para fazer a análise do sangue. Por norma, os níveis de testosterona de um homem são considerados baixos se forem inferiores a 300 ng/dL (nanogramas por decilitro de sangue), de acordo com a International Society for Sexual Medicine.


Também conhecido como Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino, o hipogonadismo pode afetar alguns homens a partir dos 50 anos e causa cansaço e redução na libido, entre outros sinais. Médicos urologista e endocrinologista explicam

Também conhecido como Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino, o hipogonadismo pode afetar alguns homens a partir dos 50 anos e causa cansaço e redução na libido, entre outros sinais. Médicos urologista e endocrinologista explicam


Tratamento

Alimentação saudável que inclua frutas, legumes, verduras e carnes magras e reduza gordura animal também previne agravos do hipogonadismo — Foto: iStock Getty Images


Notou sintomas? Procure um médico

Homens demoram a buscar médico para diagnóstico da Daem mesmo quando notam problemas sexuais, que muitas vezes associam a estresse — Foto: Getty Images


E o diagnóstico, como é feito da andropausa?

Sem dúvidas, a melhor maneira de realizar o diagnóstico do problema é através da realização de um exame de sangue, que irá quantificar a presença do hormônio testosterona no sangue.


E o tratamento da andropausa, como é feito?

O tratamento é bem simples e visa apenas a recuperação dos níveis de hormônio que se apresentam baixos. Sendo assim, o tratamento consiste apenas na aplicação da testosterona ou na ingestão de medicamentos que estimulam os testículos a produzir esse hormônio.


MENOPAUSA

Uma mulher entra na menopausa quando ocorre o fim das suas menstruações espontâneas pelo período de um ano. Trata-se de um processo biológico natural e perfeitamente normal da vida da mulher, que se caracteriza por uma diminuição da produção de estrogénio e de progesterona pelos ovários.


ANDROPAUSA

Enquanto uma mulher não mais será capaz de ter filhos, isto não acontece no caso masculino mesmo após a andropausa, uma vez que a sua produção de esperma continuará e o homem poderá ser pai em idades mais avançadas.


Quais são os sintomas da andropausa?

Alterações na função sexual – isso pode incluir redução do desejo sexual, menos ereções espontâneas, como as durante o sono, e redução da fertilidade. Outro sinal pode ser a diminuição no tamanho dos testículos;


Reposição hormonal ajuda a aliviar sintomas da andropausa?

A reposição hormonal ajuda a aliviar os incômodos causados pela andropausa. Mas, essa terapia só é recomendada apenas na falta de testosterona natural. Se usado de forma errada, esse tipo de tratamento pode causar infertilidade ou aumentar o número de glóbulos vermelhos, o que aumenta o risco de trombose e doenças cardiovasculares.


O que é a menopausa?

Se o mundo da andropausa é muito desconhecido e cheio de especulações, já existem muitos estudos e confirmações quanto à menopausa. Seja pelas pesquisas científicas ou por uma conversa informal com as amigas, muita coisa já foi descoberta, não é mesmo?


E a andropausa?

Como muitas pessoas já ouviram falar, a andropausa é a menopausa masculina. Bem, na verdade o termo é bem parecido, mas é muito mais que isso. E mais: como você deve saber, poucas pessoas sabem sobre esse período vivenciado pelos homens com mais detalhes.


Menopausa e Andropausa: semelhanças e tratamentos

Tanto a menopausa e andropausa são ocasionadas por mudanças nos índices hormonais. No caso das mulheres, a principal queda é do estrógeno e dos homens na testosterona.


Por que acontece?

Esse período acontece de forma inteligente no corpo dos homens e das mulheres, afinal de contas, o nosso organismo é programado para se preparar para cada período da vida, certo?

image

Leave a Comment