A avaliaçao como oportunidade de açao reflexao qual pensador

O que é avaliação e qual a sua importância?

O conceito de avaliação adentra o ambiente escolar e muitos se sentem perdidos, assim, faz-se necessário a produção de textos e materiais que busquem abordar os temas: planejamento e avaliação. E com esse objetivo o texto do presente trabalho foi pensado e construído.

Como é realizada a avaliação da aprendizagem?

Por isso, a avaliação deverá ser realizada em diversos momentos, em situações variadas, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada aluno. Deverá ser levado em conta, não apenas o que foi aprendido durante a aula, mas também os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos do ambiente extraescolar.

Por que a avaliação é tão importante para a escola?

Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem.

Qual a diferença entre a avaliação e acompanhar?

• Avaliação significa o controle permanentemente exercido sobre o aluno no intuito de ele chegar a demonstrar comportamentos definidos como ideais pelo professor; • Acompanhar significa estar sempre junto para observar e registrar resultados.


O que é avaliação para Cipriano Luckesi?

Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica.


O que é avaliação da aprendizagem para Jussara Hoffmann?

Jussara Hoffmann: Não está na verdade preocupado com o processo de aprendizagem, avaliar é estar preocupado com o processo de aprendizagem e ele está muito mais preocupado com o processo de ensino, com seu planejamento, sua metodologia e não com a estratégia pedagógica que seja adequada ao interesse e a necessidade …


Como deve ser feita a avaliação da aprendizagem Segundo luckesi?

Luckesi (1999) define avaliação da aprendizagem como um ato amoroso no sentido de que a avaliação por si só deve ser um ato acolhedor e inclusivo, que integra, diferentemente do julgamento puro e simples, que não dá oportunidades, distingue apenas o certo do errado partindo de padrões predeterminados.


Qual a frase mais famosa de Paulo Freire?

1. Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Essa é talvez a citação mais famosa de Paulo Freire.


O que é a avaliação de aprendizagem?

A avaliação da aprendizagem é uma das ferramentas que os educadores têm para verificar a eficácia da transmissão e absorção dos conteúdos pelos alunos. No ensino tradicional, as provas carregam um peso muito grande, pois a pressão por boas notas é uma realidade.


O que é avaliação mediadora Hoffmann?

Ainda segundo Hoffmann, a expressão “avaliação mediadora” tem como objetivo salientar a importância do papel do professor no sentido de observar o aluno para mediar, ou seja, refletir sobre as melhores estratégias que visem promover sua aprendizagem.


Quais os passos do processo avaliativo de luckesi?

Do ponto de vista de Cipriano Luckesi (2011) o processo de avaliar passa, basicamente, por três passos: 1) conhecer o nível de desempenho do aluno em forma da constatação da realidade; 2) comparar, constatação da realidade, com aquilo que é considerado importante no processo educativo; 3) tomar decisões que …


Como luckesi define e caracteriza o ato de avaliar e de examinar?

O ato de examinar é caracterizado pela classificação e seletividade do educando, enquanto o ato de avaliar se caracteriza pelo diagnóstico e pela inclusão. O educando não ingressa em uma escola para ser medido, mas sim para aprender.


Quais os tipos 3 de avaliação explique cada um deles?

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.


Porque o método Paulo Freire é tão ruim?

Diálogo em vez de lógica bancária Em linhas gerais, ele defendia que a educação não poderia obedecer a uma “lógica bancária”, em que o conhecimento era simplesmente depositado na cabeça dos alunos. Clamava por um ensino baseado no diálogo, em que professor e estudante constroem o conhecimento em conjunto.


Qual era o pensamento de Paulo Freire?

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.


Quais são os pensamentos de Paulo Freire?

Pensamentos de Paulo FreireNinguém ignora tudo. … A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. … Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. … Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.More items…


1. RESUMO

Ao convivermos no ambiente escolar, percebemos que o momento de maior tensão e apreensão por parte de alunos e professores é a avaliação.


2. INTRODUÇÃO

Ao falarmos de avaliação, logo associasse a esta prática termos que nos foram instruídos desde cedo como notas, diagnósticos, controle, classificações, seleções, continuidade, retenção, medos e tantos outros elementos pré-estabelecidos neste termo.


3. AVALIAÇÃO E SUAS CONCEPÇÕES

O processo de avaliação permeia a constituição da sociedade desde registros antigos da evolução do homem, visto que sempre estivemos sendo classificados por algum critério pela estética, pela etnia, por profissões ou por outros pressupostos impostos pela sociedade em que vivemos.


4. OS PRESSUPOSTOS DA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA REFLEXIVA

Através do capítulo anterior pudemos notar que a prática da avaliação não é somente uma parte do processo educacional onde chega-se a uma conclusão de saberes, de aprendizados e de comportamentos, ou seja, este modo de utilização do recurso da avaliação não é um fim.


5. O PAPEL DO PROFESSOR JUNTO AO PROCESSO AVALIATIVO

Nos capítulos anteriores, foi-se abordado estruturas avaliativas e resultados em que seus diferentes tipos pode-se apontar no processo educacional, mas neste contexto falta-nos tratar sobre um de seus principais agentes: o professor.


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao iniciar-se este trabalho, pontuei como objetivo principal a dúvida quanto à evolução do processo avaliativo junto as mudanças escolares que ocorreram ao longo da educação e, para isto, compreender seus conceitos, seus pressupostos e suas aplicações.


7. REFERÊNCIAS

BERTAGNA, Regiane Helena. Avaliação Escolar: Pressupostos Conceituais. In: BERTAGNA, Regiane Helena; MEYER, João Frederico da Costa Azevedo. O Ensino, a ciência e o cotidiano. Editora Alínea, 2006. Páginas 61-81.


1. RESUMO

O estudo investiga a avaliação da aprendizagem sua compreensão, análise e reflexão crítica na prática docente. A investigação envolveu cinco professores dois de escola Municipal do Ensino Fundamental e três de escola Estadual também de Ensino Fundamental da cidade de Timon-MA.


2. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visou à investigação, a compreensão, análise e reflexão crítica da prática docente. Sabemos que o tema é bastante complexo, pois o docente é uma das peças fundamentais no processo de avaliação da aprendizagem.


3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:EM BUSCA DOS SEUS SIGNIFICADOS NA PRÁTICA DOCENTE

Neste capitulo enfatizaremos a prática docente sobre o processo de avaliar o aluno e algumas indagações, concepções e de como acontece na realidade, perceberemos também que o ato avaliativo sempre gera expectativas tanto para o professor quanto para o educando.


4. METODOLOGIA

Este estudo monográfico se desenvolveu mediante seu objetivo de pesquisa, em um estudo bibliográfico e de campo.


5. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS

Neste capítulo analisaremos as respostas dos professores entrevistados sobre a prática, a compreensão e reflexão dos docentes diante do processo da avaliação da aprendizagem.


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesta pesquisa se investigou a avaliação da aprendizagem: compreensão, análise e reflexão crítica na prática docente. Verificamos que a avaliação da aprendizagem tem vários conceitos que tornao processo de avaliar do professor um viés de complexidade.


7. REFERÊNCIAS

AFONSO, Almerindo Janela. Resgatando a avaliação formativa como instrumento de emancipação. In:ESTEBAN, Maria Teresa. (Org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos.Rio de Janeiro: DP&A, 2004


segunda-feira, 3 de junho de 2013

A avaliação da aprendizagem caracteriza-se como parte fundamental da ação pedagógica, sendo a base da reflexão sobre o processo de aprendizagem. Por isso, a avaliação deverá ser realizada em diversos momentos, em situações variadas, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada aluno.


ANÁLISE REFLEXIVA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação da aprendizagem caracteriza-se como parte fundamental da ação pedagógica, sendo a base da reflexão sobre o processo de aprendizagem. Por isso, a avaliação deverá ser realizada em diversos momentos, em situações variadas, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada aluno.


Resumo


Introdução

  • Ao falarmos de avaliação, logo associasse a esta prática termos que nos foram instruídos desde cedo como notas, diagnósticos, controle, classificações, seleções, continuidade, retenção, medos e tantos outros elementos pré-estabelecidos neste termo. Frente ao exposto, observemos a evolução educacional, suas progressões dentro das metodologias de ensino e, até mesmo, nas …

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Avaliação E suas Concepções

  • O processo de avaliação permeia a constituição da sociedade desde registros antigos da evolução do homem, visto que sempre estivemos sendo classificados por algum critério pela estética, pela etnia, por profissões ou por outros pressupostos impostos pela sociedade em que vivemos. Tal colocação pode-se ser vista através de Chueiri (2008, p. 54), onde a autora afirma …

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


OS Pressupostos Da Avaliação Como Prática Reflexiva

  • Através do capítulo anterior pudemos notar que a prática da avaliação não é somente uma parte do processo educacional onde chega-se a uma conclusão de saberes, de aprendizados e de comportamentos, ou seja, este modo de utilização do recurso da avaliação não é um fim. Partindo desta concepção de que o procedimento avaliativo permeia todo o período d…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


O Papel Do Professor Junto Ao Processo Avaliativo

  • Nos capítulos anteriores, foi-se abordado estruturas avaliativas e resultados em que seus diferentes tipos pode-se apontar no processo educacional, mas neste contexto falta-nos tratar sobre um de seus principais agentes: o professor. Para Bertagna (2006, p. 62) professores ainda possuem dificuldades quanto aos conceitos de avaliação, fazendo com que esta não possua u…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Considerações Finais

  • Ao iniciar-se este trabalho, pontuei como objetivo principal a dúvida quanto à evolução do processo avaliativo junto as mudanças escolares que ocorreram ao longo da educação e, para isto, compreender seus conceitos, seus pressupostos e suas aplicações. Partindo desta concepção, no primeiro capítulo abordou-se os quatro conceitos avaliativos que nos cercam de…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Referências

  • BERTAGNA, Regiane Helena. Avaliação Escolar: Pressupostos Conceituais. In: BERTAGNA, Regiane Helena; MEYER, João Frederico da Costa Azevedo. O Ensino, a ciência e o cotidiano. Editora Alínea, 2006. Páginas 61-81. CHUEIRI, Mary Stela. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional. 2008, v. 19: p. 49-64. HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Ava…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Resumo

  • O estudo investiga a avaliação da aprendizagem sua compreensão, análise e reflexão crítica na prática docente. A investigação envolveu cinco professores dois de escola Municipal do Ensino Fundamental e três de escola Estadual também de Ensino Fundamental da cidade de Timon-MA. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo na perspectiva estrutura…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Introdução

  • O presente trabalho visou à investigação, a compreensão, análise e reflexão crítica da prática docente. Sabemos que o tema é bastante complexo, pois o docente é uma das peças fundamentais no processo de avaliação da aprendizagem. Percorreremos em busca das explicações sobre o processo avaliativo fazendo indagações sobre, a prática avaliativa dos doc…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Avaliação Da Aprendizagem:Em Busca Dos Seus Significados Na Prática Docente

  • Neste capitulo enfatizaremos a prática docente sobre o processo de avaliar o aluno e algumas indagações, concepções e de como acontece na realidade, perceberemos também que o ato avaliativo sempre gera expectativas tanto para o professor quanto para o educando. Levando-os a ter uma relação não só objetiva e sim subjetiva entre os sujeitos que se encontram no dia a di…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Metodologia

  • Este estudo monográfico se desenvolveu mediante seu objetivo de pesquisa, em um estudo bibliográfico e de campo. Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e / ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta ou de uma hipótese que queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relaçõe…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Análise E Discussão Dos Dados coletados

  • Neste capítulo analisaremos as respostas dos professores entrevistados sobre a prática, a compreensão e reflexão dos docentes diante do processo da avaliação da aprendizagem. De forma minuciosa analisou-se cada resposta dada pelos professores desde o conceito de avaliação, as maneiras como o alunos aprendem, de que maneira a aprendizagem dos alunos é …

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Considerações Finais

  • Nesta pesquisa se investigou a avaliação da aprendizagem: compreensão, análise e reflexão crítica na prática docente. Verificamos que a avaliação da aprendizagem tem vários conceitos que tornao processo de avaliar do professor um viés de complexidade. Percebemos que os docentes estão comprometido com suas práticas avaliativas e que as tomadas de decisões ao …

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Referências

  • AFONSO, Almerindo Janela. Resgatando a avaliação formativa como instrumento de emancipação. In:ESTEBAN, Maria Teresa. (Org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos.Rio de Janeiro: DP&A, 2004 ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar: fascículo 11–Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. CARRARA, Kester. Avaliando a avaliação. I…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Apêndice

  • QUESTIONÁRIO AOS (PROFESSORES) Eu Erivaldo Lima Sousa acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Múltiplo – IESM. Venho através deste, solicitar a sua participação em nosso Trabalho de Conclusão de Curso que tem como tema: Avaliação da aprendizagem: compreensão, análise e reflexão crítica na prática docente. C…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br

Leave a Comment