A bateria acabou na rua e agora

image

O que fazer se a bateria do carro acabou?

A primeira reação é quase de desespero, em especial se você sente que vai se atrasar para o próximo compromisso. Mas antes de entrar em pânico, avalie a situação. Muitas vezes, é possível carregar a bateria do carro e resolver o problema, mesmo que momentaneamente.

Por que a bateria do meu veículo não carrega?

Se o ícone da bateria estiver com a luz vermelha acesa constantemente, é o primeiro sinal de que ela pode ser a culpada pelo motor não ligar. Caso esteja dirigindo e ela acender, isso significa que não está carregando. A bateria pode até funcionar, mas há falhas no carregamento. Ou seja, é provável que o problema esteja no alternador.

Como saber se a bateria está descarregando?

O cabo preto vai no terminal negativo. Ligue o carregador na tomada somente depois que os cabos estiverem conectados na bateria. O processo leva algumas horas e é preciso checar os níveis dela durante o carregamento.

image


O que fazer quando o carro está sem bateria?

Ligue o motor do veículo fornecedor de energia e deixe ele funcionando em marcha lenta. Em seguida, dê a partida no carro que está recebendo a carga. Deixe os cabos ligados por dois ou três minutos, até que o motor do veículo com a bateria descarregada comece a funcionar de maneira uniforme.


Como dar carga na bateria arriada?

Agora, dê partida no carro que estava com a bateria arriada. Se o veículo ligar, não é preciso esperar a bateria carregar. Você já pode sair com ele! Mas lembre-se de que a bateria não recupera carga imediatamente, só depois de rodar alguns quilômetros, por isso demore um pouco para desligar o veículo!


Como fazer a bateria do carro pegar carga?

Conecte uma das pontas do cabo vermelho na bateria que está descarregada e depois na outra, no terminal positivo. O cabo preto vai no terminal negativo da que funciona. A outra ponta deve ser colocada em uma superfície de metal do carro arriado (podendo ser o motor), longe do terminal negativo dele.


Como ligar o carro quando a bateria acaba?

Acelere o carro acima da marcha lenta (aperte um pouco o acelerador) durante cinco minutos e, em seguida, acelere por mais 20 minutos antes de desligá-lo. Isso dará carga suficiente para a bateria ligar o carro novamente.


O que acontece quando acaba a bateria?

A bateria arriada é uma bateria que não dá partida no carro. Muitos condutores já passaram por esse problema. Porém, isso não é o fim do mundo. É preciso entender porque a bateria do carro arriou, para saber o que fazer e resolver a situação da melhor maneira possível.


Qual desligar primeiro positivo ou negativo?

Ao retirar uma bateria de um veículo, atente para as normas de segurança existentes na etiqueta da bateria. Retire primeiro o cabo negativo da bateria. Não permita que esse cabo volte a encostar no pólo. Em seguida retire o cabo positivo.


Quanto tempo demora para carregar uma bateria totalmente descarregada?

Esse processo, que pode levar de 15 a 20 horas, permite que o acumulador recupere a capacidade máxima sem que haja danos na bateria.


Qual marcha usar para dar tranco?

Engate o seu carro, preferencialmente em segunda marcha e mantenha o pé na embreagem; Solte o freio de mão; Peça para alguém empurrar o veículo (Se estiver em uma descida, pode não ser necessário)


O que dizem os especialistas

Mesmo que o procedimento seja relativamente simples (e também passível de multa se flagrado por um agente da CET, bem como quando acontece com carros com motor a combustão), o processo de remoção de um carro elétrico até a tomada de recarregamento pode ser mais demorado justamente pela pouca quantidade de postos de abastecimento.


Pane elétrica: procedimento é o mesmo?

Vamos ser francos: um carro elétrico pode “apagar” não só pela falta de energia da bateria, mas também por outros problemas técnicos, assim como um carro movido por motor a combustão – além de ficar sem bateria pelo simples fato de ficar muito tempo parado, algo que também acontece com telefones celulares e notebooks.

image

Leave a Comment