A bateria do notebook acabou e nao carrega mais

image

Os mais comuns são: mau contato entre a bateria e o notebook, resíduo de energia acumulado na máquina, fonte com defeito ou má qualidade dos cabos, problemas na tomada, falta de limpeza dos conectores e superaquecimento. Como posso corrigir? Após identificar a causa do problema, é hora de executar a correção adequada.

Full
Answer

Como saber se a bateria do notebook está carregando?

Adicione o cabo na tomada, para verificar se está carregando. Em seguida, ligue a máquina e teste o novamente o seu funcionamento. Em alguns casos, atualizar o Sistema Operacional do notebook faz com que o reconhecimento da bateria fica esquecido. Isso ocorre porque os drivers da sua bateria não estão preparados para a nova versão instalada.

Por que a bateria do notebook está ligada na tomada?

A bateria do notebook está ligada na tomada, mas não carrega? Antes de tudo, você precisa entender que isso pode ser causado pelo hardware ou pelas configurações. No caso das configurações, geralmente a causa pode ser a BIOS ou os drivers desatualizados.

Por que meu notebook não carrega?

Por que meu notebook não carrega? A bateria do notebook está ligada na tomada, mas não carrega? Antes de tudo, você precisa entender que isso pode ser causado pelo hardware ou pelas configurações. No caso das configurações, geralmente a causa pode ser a BIOS ou os drivers desatualizados.

Como remover a bateria do notebook?

Remova a bateria do computador portátil e aguarde cerca de 10 minutos. Depois, insira novamente a bateria no notebook. Adicione o cabo na tomada, para verificar se está carregando. Em seguida, ligue a máquina e teste o novamente o seu funcionamento.

image


Avalie o desgaste

As baterias de notebooks, assim como qualquer outro tipo de bateria recarregável não duram para sempre. É normal elas sofrerem um desgaste apos algum tempo devido ao constante uso.


Teste da Troca

Um dos melhores testes que podem ser feitos para verificar o bom funcionamento de sua bateria ou fonte do notebook é realizar o teste da troca com um notebook exatamente igual ao seu ou uma bateria nova em bom funcionamento.


Mau contato entre a bateria e o notebook

Para fazer o teste, primeiro retire a bateria do notebook e verifique se encontra algo errado, como por exemplo conectores danificados ou empoeirados. Algumas vezes basta passar um pano seco na bateria para retirar o pó e as sujeiras e ela já voltará a funcionar normalmente.


Mau contato entre o carregador e o notebook

Problemas na fonte de alimentação (ou carregador, adaptador de energia, adaptador AC) também são comuns e os principais problemas podem ser dois. Ela pode ter sofrido com as oscilações de energia que recebe da tomada ou com o calor externo. apesar da fonte ser uma peça que esquenta muito, pode estar aquecendo além do normal.


Avalie o desgaste da bateria

As baterias de notebooks, assim como qualquer outro tipo de bateria recarregável, não duram para sempre. É normal que elas apresentem desgaste após algum tempo de uso constante.


Bateria não reconhecida após atualização do Sistema Operacional

Em alguns casos, atualizar o Sistema Operacional do notebook faz com que o reconhecimento da bateria se perca. Isso ocorre porque os drivers da sua bateria não estão preparados para a nova versão instalada.


Atualização dos Drivers (Controladores de Dispositivos)

Os drivers são softwares que permitem que o sistema se comunique com os dispositivos de hardware. Na maioria das vezes, esses drivers são fornecidos pelo próprio sistema operacional. Você pode encontrar atualizações, no caso de quem usa Windows, acessando o Windows Updat e no seu notebook.


Erro de atualização no Service Pack

Há também a possibilidade de ser algum erro de atualização no Service Pack do Windows. Se você fez um upgrade recentemente no Windows e criou um ponto de restauração, experimente voltar a esse ponto e veja se o problema persiste. Aconselhamos que contate um profissional para verificar isso, caso não esteja seguro para executar essa tarefa.


Resíduo de energia

Os resíduos de energia são pequenas frações de carga elétrica acumuladas no sistema de alimentação do notebook. Elas atrapalham o fornecimento de energia pelo fato de causarem oscilação na corrente de distribuição de energia aos dispositivos (a bateria, por exemplo). Para eliminá-los, siga os passos abaixo:


Calibragem da bateria

Com o passar do tempo e a utilização frequente do notebook, a carga de energia das células da bateria ficam desniveladas. É importante realizar o procedimento de calibragem da bateria para equilibrar estes níveis.


Mau contato no encaixe entre a bateria e o notebook

Em alguns casos um simples mau contato na hora de encaixar sua bateria pode ser o problema. Retire e coloque a bateria novamente, verificando antes se os contatos não estão com algum tipo de rasura ou tortos.


1. Certifique-se que você está conectado

Pode parecer bobagem, mas, antes de mais nada, você precisa ter certeza de que o notebook está realmente conectado ao carregador. Nenhum ajuste de software ou reparo de hardware pode fazer um notebook desconectado carregar a bateria.


2. Remova a bateria

Uma maneira simples de verificar a integridade da bateria é removê-la completamente e tentar ligar o notebook apenas com o carregador conectado, sem bateria. Se o notebook ligar corretamente, o problema provavelmente é uma bateria avariada, e nesse caso, prepare-se para comprar uma nova.


3. Cabo com defeito

Analise todo o comprimento do cabo de alimentação, flexionando, para verificar se há dobras ou quebras. Verifique as extremidades para ver se há conexões quebradas, como plugs soltos ou marcas de que alguma parte pode ter sido mastigadas por um animal de estimação, ou sugada por um aspirador de pó.


4. Elimine o superaquecimento

Uma bateria que não carrega pode, às vezes, ser causada por um notebook superaquecido. Este problema é duplo, pois o sistema de carregamento foi desligado para evitar o superaquecimento de uma bateria e causar um incêndio.


5. Atualize seus drivers

Abra o Gerenciador de dispositivos no painel de controle e , em “Baterias” você verá dois itens, um chamado “Adaptador de CA da Microsoft” e o outro chamado “Bateria de método de controle compatível com ACPI da Microsoft”. Abra cada um deles, o que abrirá uma janela de propriedades. Na guia “Driver”, você verá um botão chamado “Atualizar driver”.


6. Verifique suas configurações

Nas configurações, abra a opção “Energia e Suspensão”. Verifique se tudo está configurado corretamente. Fique atento às configurações incorretas das opções de bateria, monitor e suspensão.


7. Peça ajuda ao suporte técnico do fabricante

Após tentar todas as dicas anteriores sem sucesso, é hora de entrar em contato com o suporte técnico. Sua marca e seu modelo particular de notebook provavelmente terão seus próprios problemas, e um experiente operador de suporte técnico terá visto todos eles.


Atualização da BIOS

O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional. A BIOS fica gravada em uma memória ROM, impedindo-a de ser desinstalada.


Atualização dos Controladores de Dispositivos (Drivers)

Um driver de dispositivo atua como um tradutor entre o dispositivo e as aplicações ou o sistema operacional. A bateira não carrega? A causa pode ser um driver desatualizado, apesar do notebook estar conectado a energia.


Mal contato entre a bateria e notebook

Verifique se não há nenhum tipo de sujeira, ou algo que possa interferir no contato da bateria e do notebook. Muitas vezes, o problema é resolvido apenas retirando e colocando a bateria novamente.


Fonte do Notebook com defeito

Se a bateria não carrega, outra possibilidade é que o defeito seja na fonte de alimentação de energia do notebook. Verifique se não nenhuma avaria nos fios e se o led esta acendendo (a maioria das fontes tem um led indicativo de funcionamento).


Resíduo de energia acumulada no notebook

Pequenas frações de carga elétrica ficam acumuladas em seu notebook com o tempo de uso. Essas “porções de energia” podem ocasionar o mal funcionamento do sistema de energia, pois causam oscilação na corrente de distribuição.


Bateria com células descalibradas

As baterias são compostas por células que acumulam a energia. Com o passar do tempo, a energia dessas células, vai se “desregulando”. E, quando as células desreguladas, um dos problemas apresentados pode ser que a bateria não carrega, por exemplo.


Substituição da Bateria

Se após tentar as soluções acima, ainda assim sua bateria não carrega, pode ser necessária a sua substituição. A durabilidade média de uma bateria de lítio é de 2 anos de utilização moderada ou, em média, de 200 a 300 ciclos, dependendo de sua capacidade.

image

Leave a Comment