A biografia de nadabe e de acabe

image

Continuando a rever a história do Reino do Norte, o Reino de Israel, nossa lição se ocupa de 6 reis: Nadabe, Baasa, Elá, Zinri, Onri e Acabe. Dos primeiros 4, pouco há que falar, além do fato de que Nadabe, Elá e Zinri foram mortos em conspirações e cada um deles a seu tempo encerrou uma dinastia.

Full
Answer

Qual é a origem do nome Nadabe?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências. Nadabe ou Nadab (em hebraico significa “liberal” ou “bem disposto”), filho de Jeroboão I, tornou-se no segundo rei de Israel por volta de 913 a.C., segundo algumas cronologias ( I Reis 14:20 ).

Quem é o filho de Acabe?

Acabe foi gravemente ferido na Batalha de Ramote-Gileade, contra Benadade, por uma flecha síria, durante o combate, morreu no 22º ano de seu reinado. Seu filho Acazias, sucedeu-lhe no trono como rei. Sua filha, Atália, casou-se com Jeorão, filho de Josafá, Rei de Judá.

Qual é a origem de Acabe?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Acabe ou Acab (אחאב; romaniz.: Ảḥảḅ), filho de Onri (c. 900–850 a.C.), foi o sétimo rei do Reino de Israel (c. 873–852 a.C.). Seu reinado foi marcado por pactos politicos com Judá e outros reinos vizinhos, como alianças com Benadade II, Rei da Síria.

Quem foi o rei Acabe na Bíblia?

A história do rei Acabe. Acabe era filho de Onri, rei de Israel, e sucedeu seu pai no trono do reino do Norte se tornando o sétimo entre os reis de Israel. Na narrativa sobre sua vida, Acabe é descrito como um rei forte e influente politicamente, porém fraco e reprovado espiritualmente.

image


Os filhos de Arão

Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar eram os filhos de Arão que, juntamente com o pai, também foram separados por Deus para exercerem o sacerdócio em Israel. Ocupando essa importante posição, os filhos de Arão serviriam como representantes de Deus diante do povo; bem como representantes do povo diante de Deus. Saiba mais sobre o que era um sacerdote.


As mortes de Nadade e Abiú

Nadabe e Abiú morreram enquanto ofereciam culto a Deus. Porém, é necessário compreender um pouco mais sobre tudo o que envolveu o castigo do Senhor sobre eles. Antes de terem sido chamados para o ofício do sacerdócio, Nadabe e Abiú já tinham contemplado de perto o poderoso agir de Deus entre os Israelitas.


O luto pelas mortes de Adabe e Abiú

Naquela ocasião Moisés chamou Misael e Elzafã, primos de Arão, para cuidarem de retirar os corpos de Nadabe e Abiú e levando-os para fora do arraial de Israel (Levítico 10:4,5). Então o povo de Israel lamentou profundamente o ocorrido.


O Acabe e a Idolatria

O Acabe casou-se com Jezabel e ao lado dela ergueram um altar ao deus Baal no templo de Baal que também construíra em Samaria. Ele mandou também fazer um poste sagrado.


Acabe e a vinha de Nabote

Nabote tinha uma boa plantação de uva ao lado do palácio real, certo dia Acabe pediu que Nabote lhe cedesse sua vinha para que ele transformasse em horta, mas Nabote negou.


A morte de Acabe

Após duas guerras contra a Síria, houve paz sobre aquele povo, mas pouco tempo depois Acabe e Josafá ignorando a voz do profeta de Deus que dizia que se ele entrasse em guerra novamente, ele morreria, mas conduzido por falsos profetas que falavam o que ele queria ouvir, ou seja, que sairia mais uma vez vitorioso da batalha, ambos marcharam contra Remote-Gileade para reaver suas terras e toma-la das mãos do rei da Síria..


A história do rei Acabe

Acabe era filho de Onri, rei de Israel, e sucedeu seu pai no trono do reino do Norte se tornando o sétimo entre os reis de Israel. Na narrativa sobre sua vida, Acabe é descrito como um rei forte e influente politicamente, porém fraco e reprovado espiritualmente.


O rei Acabe e Jezabel

Num casamento com finalidade política, o rei Acabe se casou com Jezabel. Na ocasião, foi feita uma aliança com Etbaal, pai de Jezabel e rei dos sidônicos (1Rs 16:31). Tal aliança trouxe vantagens comerciais para Israel.


Acabe e Elias

O rei Acabe encontrou no ministério do profeta Elias seu grande opositor. Elias denunciava ativamente suas práticas reprováveis. O caso da vinha de Nabote exemplifica perfeitamente o fracasso do rei Acabe em defender a Lei e a justiça.


As 6 armas usadas por Jezabel para possuir a vinha

1- Escreveu cartas em nome do rei; h4
2- Selou-as com seu selo Oficial;
3- Enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabote;
4- Ordenou-lhes que proclamassem jejum e colocassem o acusado diante do povo;
5- Ordenou que duas testemunhas falsas jurassem falsamente que haviam ouvido o acusado blasfemar contra Deus e contra o rei; e
6- Eles deveriam trazê-lo para fora da cidade e apedrejá-lo até a morte..


O que esta passagem bíblica nos ensina

Se olharmos por uma interpretação espiritual, a vinha de Nabote representa um tipo de herança espiritual que todo filho de Deus possui, adquirida por intermédio de Jesus Cristo na cruz.

image

Leave a Comment