A boca de vaca que acabou de parir

image

Por que a vaca deve parir sozinha?

Talvez você também veja o tampão mucoso começar a ser expelido. Os ligamentos pélvicos da vaca vão começar a relaxar e a ficar flácidos. A vaca pode também se separar do rebanho. Vacas são animais sociáveis e, quando começam a se isolar, há uma grande chance do parto estar próximo.

Por que uma vaca não consegue se levantar?

Existem outras razões para uma vaca não conseguir se levantar, como uma fratura no fêmur ou um deslocamento da articulação do quadril.

Como evitar que a vaca não se mexe?

Se a vaca não se mexer após 20 segundos, retire suas mãos e deixe-a respirar. Use um bastão de choque para gado. Não é um dos métodos mais gentis, mas tocar a área sem pelos na parte inferior da cauda com um bastão fará quase qualquer vaca tentar se levantar. Uma vez que (e se) ela estiver de pé, segure a sua cauda para evitar que ela caia.

Por que a vaca não consegue puxar as pernas traseiras para trás e para baixo?

Quando esse último nervo é danificado, a vaca não consegue puxar as pernas traseiras para trás e para baixo, a fim de ficar de pé. É comum uma perna ser mais afetada do que a outra, dependendo do lado do corpo sobre o qual o animal está deitado.

image


Duas semanas antes do parto

Quando a vaca estiver a mais ou menos duas semanas do parto, você verá que o úbere do animal começa a se encher. A vulva da vaca irá se relaxar e começar a expandir. Talvez você também veja o tampão mucoso começar a ser expelido.


De 12 a 24 horas antes do parto

Os ligamentos pélvicos da vaca vão começar a relaxar e a ficar flácidos. A vaca pode também se separar do rebanho. Vacas são animais sociáveis e, quando começam a se isolar, há uma grande chance do parto estar próximo.


Menos de 12 horas antes do parto

A vaca aumentará seu isolamento. Você também começará a notar que ela sofre de algum desconforto. Isso poderá ser notado a partir do agitamento da cauda e do desferimento de coices. Ela também pode andar em círculos na tentativa de se sentir mais confortável.


Durante o parto

Quando sua vaca começar a entrar em trabalho de parto, você verá um aumento dos sinais de desconforto – como bater as patas – e mais liberação de muco. Ao longo do processo de parto haverá um aumento das contrações. A bolsa d’água sairá para fora e possivelmente se romperá.

image

Leave a Comment