A cadela recusa o macho e depois acaba aceitando

image

Quanto tempo dura o ciclo reprodutivo das Cadelas?

Neste período elas podem ser colocadas junto ao macho para cruzar ou serem submetidas à inseminação artificial em dias alternados, podendo totalizar duas a três cruzas ou inseminações. O intervalo entre um ciclo reprodutivo e outro (final de um proestro e início de outro) varia de 5 a 11 meses.

Como escolher um macho para cachorro?

Também é recomendado escolher um macho que se adeque ao tamanho e peso da fêmea, para que ela não sofra danos ao aguentar parte do peso do cachorro, e também para que os futuros filhotes não sejam grandes demais para ela.

Por que não devo castrar meu cachorro?

A maioria dos veterinários recomenda a castração dos cachorros, por motivos de saúde e também para evitar uma gravidez indesejada. No entanto, algumas pessoas optam por não castrar seus pets, com a intenção de cruzar seu cachorro no futuro.

Como escolher o tempo certo para cruzar o seu cachorro?

A primeira dica é escolher o tempo certo para cruzar o seu cachorro. Muitas pessoas acham que quando o cão, seja ele macho ou fêmea, já está maduro sexualmente, ele já pode cruzar. Porém, recomenda-se que, no caso das fêmeas, que elas cruzem apenas após o terceiro cio.

image


Cio em cadelas

O cio em cadelas é o momento em que atingem maturidade sexual, ocorre entre os 6 e 12 meses de idade. Ser sexualmente madura não significa que a cadela está fisiologicamente preparada para ter cria, e é necessário esperar que ela tenha mais de um ano e meio para tentar.


Cachorros cruzando: questões para se considerar

Antes de colocar os cachorros cruzando, é necessário avaliar algumas questões para que tudo ocorra da melhor forma possível. Em primeiro lugar, você deve estudar profundamente o que fará com os filhotes quando chegar a hora do desmame.


Meu cachorro não quer cruzar: principais causas

Existem várias razões pelas quais uma cadela pode não aceitar um macho para cópula. É necessário ficar atento, observar o comportamento do casal e se certificar de que você tem conhecimento suficiente sobre o assunto. Previamente, é desejável ir a um profissional para que te aconselhe corretamente.


Inseminação artificial em cães

Se sua cadela não quer cruzar, o que você pode fazer? Há uma opção para pessoas que querem que sua cadela tenha filhotes mas não conseguem, mesmo que ela esteja totalmente saudável. Essa opção é a inseminação artificial em cães, que pode ser realizada apenas por um veterinário.


Cadela que não pega cria. O que eu faço?

Para saber um pouco mais das razões da falta de concepção, é necessário responder um questionário pois muitos são os fatores a serem revistos e o melhor é restringir a pesquisa que se limita a 3 focos:


O macho

Uma das possibilidades quando o assunto é reprodução em cachorros e infertilidade da cadela é verificar justamente o lado oposto. Sim, o macho pode ser o problema e ele deve ser investigado em primeiro plano. Isso porque é mais fácil e barato avaliar um espermograma do que submeter a cadela a uma bateria de exames.


Problemas anatômicos

Algumas cadelas podem ter atresia de vagina, ou seja, uma genitália de aspecto infantil que, mesmo sob os efeitos de hormônios, não dilata o suficiente para receber o macho. Essa particularidade pode explicar a repulsa que algumas têm pelo companheiro.


Problemas fisiológicos

A idade da mascote é outro item a ser considerado. Cadelas de grande porte podem ficar até dois anos sem apresentar sinais de cio. Enquanto isso, uma cadela pequena já com 9, 10 meses de idade já pode estar prenhe. Algumas raças tendem a diminuir sua fertilidade mais precocemente do que outras, o que chamamos de falência ovariana prematura.


Manejo de acasalamento

Ademais, sempre existe uma chance de uma cadela não emprenhar em função de erros cometidos no manejo nos dias do acasalamento. Alguns tutores liberam sua cadela para uma única cobertura. Mas como não há precisão do dia da ovulação, e não conhecendo a potência generandi do macho, recomenda-se mais de um acasalamento.


Minha cadela ainda não pegou cria, o que eu faço agora?

Cada cadela, contudo, tem sua própria época de ovulação. Enquanto uma mestiça com poodle pode ter seus óvulos fertilizados em um acasalamento ocorrido no oitavo dia do cio, uma Rotweiller costuma se aproximar do dia décimo-sétimo dia para haver fecundação. Em função dessa variável, o período fértil de sua mascote pode ter sido perdido.


Com quantos anos a cadela entra no cio?

Sabe-se que o primeiro cio ocorre a partir da maturidade sexual da cadela. Porém, não existe uma idade certa para isso acontecer, variando de cachorro para cachorro. “Em média, o primeiro cio ocorre entre seis e doze meses de idade”, explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Rafael Cerqueira.


Como saber se a cadela está no cio: fases do ciclo reprodutivo

Apesar de não ter data certa para acontecer, para saber quanto tempo dura um cio de uma cadela, é importante entender que a duração depende da frequência do ciclo, já que é diferente para cada pet. Mas, de acordo com o Dr. Rafael, “normalmente, o cio se repete a cada seis a doze meses”.


Como reconhecer os sintomas de cadela no cio pelo comportamento

De acordo com o que citamos acima, o proestro é a fase do ciclo que apresenta as alterações físicas mais evidentes para entender cadela no cio, principalmente na região da vulva. Entre elas, destacam-se:


Quantas vezes a cadela tem que cruzar para ficar prenha – Perda de apetite

O primeiro aspecto bastante evidente de que a cadela está grávida, é a perda de apetite. Isto acontecerá logo nos primeiros dias pois, na verdade, a cadela vai se sentir estranha e a perda de apetite será um reflexo disso. Portanto, saiba exatamente como é o comportamento do animal com relação a comida para que possa saber se há alguma diferença.


Quantas vezes a cadela tem que cruzar para ficar prenha – Aumento dos mamilos

O aumento dos mamilos é algo bastante comum em cadelas grávidas. Você poderá notar isso logo após a cadela engravidar. Nos primeiros dias, os mamilos vão começar a ficar mais evidentes, grandes e até mais escurecidos. Isto é um sinal claro de que a cadela está começando a produzir leite – algo que só acontece se ela estiver grávida.


Excesso de cansaço e desânimo

Outra forma de tentar identificar se a sua cadelinha está grávida, é verificando o comportamento dela no dia-a-dia. É muito comum que uma cadela prenhe tenha dias bastante exaustivos e, portanto, fique muito tempo deitada e desanimada.


Prefere ficar em locais quentinhos

E por fim, se você notar que sua cadela prefere ficar deitada em cantinhos quentinhos e mais escondidos, saiba que isto também pode ser um sinal de gravidez. Inclusive, tente observar todos estes sintomas juntos. Pode ser que haja uma combinação exata de tudo isso.


1 – Tempo certo para cruzar seu cachorro

A primeira dica é escolher o tempo certo para cruzar o seu cachorro. Muitas pessoas acham que quando o cão, seja ele macho ou fêmea, já está maduro sexualmente, ele já pode cruzar. Porém, recomenda-se que, no caso das fêmeas, que elas cruzem apenas após o terceiro cio.


3 – Aproximação

Estando com os cachorros no tempo certo para o cruzamento e com o par já escolhido, antes de iniciar a aproximação dos dois, certifique-se de levar ambos ao veterinário para que possam fazer um check-up. Os cachorros, para o cruzamento, precisam estar saudáveis e vacinados.


4 – Cruzamento

O momento do cruzamento exige vários cuidados especiais, entre eles, a escolha do lugar para ele acontecer. Tanto as aproximações quanto o cruzamento têm maior chance de sucesso quando feitos na casa do macho.


6 – Um parto bem sucedido

A gestação das cachorras leva, em média, dois meses. Assim que a gestação da cachorra for confirmada, é importante já estimar o período no qual o parto pode ocorrer para que você se planeje.


Cadela no cio: sintomas

É muito comum que as pessoas tenham dúvida de quanto tempo dura o sangramento do cio de uma cadela pois, muitas vezes, esse período passa despercebido.


As diferentes fases do cio da cadela

Você já viu de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio. E assim como acontece com a reprodução em humanos, o cio da cadela tem algumas fases. São elas:


Quanto tempo dura o cio de uma cadela

Quanto tempo dura o cio da cadela? A duração do cio de cadela pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito duradouro.


Cio da cadela: produtos de higiene

Para que o cio da cadela seja o mais higiênico possível dentro de casa, poderá encontrar à venda fraldas ou calcinhas próprias para cadelas. Informe-se no pet shop que costuma frequentar sobre este tipo de produto, é muito útil e recomendado para evitar a bagunça em casa.


Castração de cachorro fêmea: prevenção

Por vezes o processo fértil e de cio de cadela causa incômodos de todo o tipo, tanto para ela como para os tutores. Apesar de não ser uma decisão imediata, você deve considerar esterilizar o seu pet para uma melhoria na saúde, comportamento e prevenção de reprodução indesejada que pode terminar em abandono animal.


Como saber se a cadela está no cio

Finalmente, para responder a questão muito comum entre os tutores “como saber se a cadela está no cio?” É necessário ficar atento aos comportamentos da sua cadela. É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são:


Quantas vezes por ano a cadela entra no cio?

Em geral, é comum ouvir que as cadelinhas entram no cio cerca duas vezes ao ano, mas isso não é uma regra.


É recomendado cruzar a cadela logo no primeiro cio?

Embora já esteja apta a acasalar e procriar, em geral, não é recomendado permitir cachorro cruzando no primeiro cio, uma vez que o organismo da mascote não está completamente forte e preparado para a gestação.

image

Leave a Comment