A caixa financia imovel faltando acabamento

image

A Caixa e as demais instituições financeiras alegam não ter responsabilidade nos defeitos que se apresentam em imóveis financiados, por tão somente serem responsáveis pelo financiamento e não por erros estruturais.

Full
Answer

Como funciona o financiamento imobiliário da caixa?

A Caixa oferece linhas de financiamento imobiliário para diferentes tipos de finalidades, que vão desde a compra de um terreno até a de um imóvel novo, tanto residencial quanto comercial, de acordo com a sua necessidade. Os disponíveis até o momento (2021), são:

Como funciona o contrato da caixa de imóveis?

Depois de analisar os documentos, a Caixa vai até o imóvel avaliar o valor de venda e as condições de uso. Após a avaliação da engenharia, ocorre a assinatura do contrato na agência. É necessário registrar o contrato no cartório de imóveis para liberação do crédito.

Como funciona o crédito habitacional da caixa?

O crédito habitacional da Caixa é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH e tem como garantia a alienação fiduciária (ou seja, o imóvel é a própria garantia do empréstimo). O saldo do FGTS pode ser utilizado para a construção ou reforma do imóvel, sendo uma das condições que o trabalhador tenha pelo menos 3 anos de carteira assinada.

Quais são os problemas que podem ser encontrados em imóveis financiados?

Rachaduras, infiltrações, rebocos aos pedaços, pisos em péssimo estado de acabamento, muros caindo, vazamentos de água, esses são apenas alguns exemplos dos problemas que podem ser encontrados em imóveis financiados.

image


Quando o imóvel não pode ser financiado?

Se o imóvel não estiver com o seu registro, documento do proprietário, IPTU e averbações atualizados, o financiamento não será aprovado. Então, cobre de quem está realizando a venda que esteja tudo em dia.


O que reprova o financiamento da Caixa?

Analisa o imóvel, seu valor no mercado, sua documentação, a capacidade de financiamento do comprador interessado e a autorização da seguradora , afinal o banco não assume o risco, ele apenas intermedia a transação , quem assume o risco do financiamento é a seguradora contratada.


O que pode impedir um financiamento de imóvel pela Caixa?

Como funciona o financiamentoRestrições em seu nome. Ter o “nome sujo” é um dos principais motivos para a reprovação de crédito. … Não ter rendimentos suficientes. … Ser titular de outro financiamento. … Problemas relacionados ao INSS ou Receita Federal. … Compor a lista do CCF.


Quais as exigências da Caixa para construção?

CondiçõesA prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta.Possuir capacidade civil e de pagamento.


Como e feita a vistoria do engenheiro da Caixa?

Enquanto seu pedido de crédito é analisado, um engenheiro representante da Caixa visita o imóvel desejado para fazer uma vistoria, verificando as condições estruturais e valor de mercado. O laudo de avaliação deve ser entregue em até 15 dias.


O que reprova um financiamento de um imóvel?

Um dos principais motivos para a reprovação de crédito imobiliário é o famoso “nome sujo”. É importante resolver restrições no CPF, como a inclusão de nome no Serasa, antes de solicitar seu financiamento. Vale lembrar que a análise de CPF é feita para todos os membros que compõe a renda mensal comprovada para o banco.


Quando a Caixa não libera o financiamento?

Além do “nome sujo”, problemas com a Receita Federal e o INSS também podem levar a pessoa a ser recusada no financiamento da Caixa. Atraso na declaração de Imposto de Renda (IR) e dívidas de pagamento do Seguro Social são exemplos que resultam na não aprovação.


O que os engenheiros da Caixa avaliação?

O tamanho e o formato do terreno; Qual o padrão de acabamento que o imóvel possui; Qual o estado de conservação geral do imóvel; Sua localização em relação ao resto da cidade (o entorno do contexto urbano);


Quanto tempo demora para aprovar o financiamento da Caixa?

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo. Na prática, entretanto, pode levar até 3 meses nos casos extremos.


Quanto a Caixa libera para construção?

Financiamento a partir de R$ 15.000,00 até 80% do valor da obra, de acordo com o que a sua empresa pode pagar; Até 18 meses para construir e até 180 meses para pagar; A garantia do financiamento é a alienação fiduciária do imóvel.


Quem não pode financiar pela Caixa?

O que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa?1 – Ter o nome sujo/negativado. … 2 – Score negativo. … 3 – Não ter renda compatível com o valor a ser financiado. … 4 – Ter outros financiamentos que comprometam a renda. … 5 – Problemas com a Receita Federal.


Qual o valor da taxa de engenharia da Caixa?

Caixa: R$ 3,1 mil.


Quem não pode financiar pela Caixa?

Você não pode possuir financiamento ativo nas condições estabelecidas para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do País, independente do percentual de propriedade; • O imóvel deve ser utilizado para sua moradia.


O que faz o banco não aprovar um financiamento?

Pois, existem alguns fatores para a instituição financeira ter recusado a solicitação ao crédito. Entre os motivos estão: restrição ao crédito, renda não é compatível, score baixo, problema jurídico com imóvel, entre outros.


Como e a entrevista com a Caixa para financiamento?

A entrevista da Caixa tem como principal objetivo verificar se você tem como pagar o imóvel que está querendo financiar. Ao levar outra pessoa ela pode falar alguma informação de modo distorcido e comprometer a liberação do seu crédito. Tenha ciência de pagar seu financiamento em dia.


Quanto tempo demora para aprovar o financiamento da Caixa?

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo. Na prática, entretanto, pode levar até 3 meses nos casos extremos.


Gráficos Comparativos

Entenda como ocorre a variação dos valores pagos referentes à prestação e ao saldo devedor nos contratos que usam TR, IPCA, Crédito Imobiliário Poupança CAIXA, além dos contratos prefixados.


Faça uma simulação

Ao realizar uma simulação, você identifica todas as opções de crédito habitacional disponíveis para você. Além disso, pode acessar o detalhamento das prestações, calcular o valor da entrada e o uso do FGTS. Acesse aqui.


Baixe o APP Habitação

Agora os serviços para o seu contrato estão disponíveis na palma da mão.
Pelo aplicativo você acompanha o seu financiamento imobiliário, crédito Real Fácil e realiza a manutenção dos contratos sem necessidade de deslocamento à agência. Tudo direto do seu smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.


As prestações são decrescentes (verdade)

Sim, isto é verdade e é uma característica importante deste tipo de financiamento que inicia com uma prestação de maior valor e mês a mês tem um pequena redução, chegando no seu final com um valor bem baixo, menos da metade do valor da primeira prestação.


Qualquer pessoa pode financiar uma casa pela Caixa (mito)

Infelizmente muitas pessoas são privadas de financiar uma casa por algumas razões. A primeira delas é que a Caixa não financia 100% do valor do imóvel, então você precisa ter pelo menos uns 10% do valor para a entrada e muitas pessoas não tem.


Qualquer imóvel pode ser financiado (mito)

Outro mito, já que o imóvel a ser financiado é avaliado pelo menos de duas formas: a parte documental e o imóvel sem si. Se houver problemas de documentação, como irregularidades, falta de registros e outros não poderá ser aprovado.


A Caixa é a melhor alternativa para financiamento habitacional (verdade)

A Caixa atualmente oferece as melhores taxas de juros e as melhores condições em relação a outros bancos. É o banco oficial do governo para financiamento habitacional e por isso é difícil encontrar proposta melhor em outros bancos, mas não impossível, já que dependo da relação que você tenho com outros bancos, poderá obter bons negócios também.


Pessoas com baixa renda tem a prestação do financiamento reduzida (verdade)

Sim. Hoje o Programa Minha Casa Minha Vida tem taxas de juros bem mais baixas para pessoas de baixa renda e ainda oferece subsídio para muitos casos. Tudo isso tende a derrubar o valor da prestação do montante financiado.


A aprovação do financiamento é rápida e sem burocracia (mito)

Eu ouvi muitos afirmarem que é rápido e bem tranquilo, mas na verdade não é bem assim. O prazo varia de caso para caso, mas dificilmente sai a aprovação com menos de 30 dias. Teve um dos financiamentos que levou alguns meses para ser aprovado.


Pagar financiamento é a mesma coisa que pagar aluguel (mito)

Por um momento isto pode até parecer verdade, afinal você irá pagar todo o mês um valor mais ou menos equivalente ao valor de um aluguel, mas as semelhanças param por ai. Quando você aluga e fica 5 anos na casa, ao sair a casa não é sua.


Maior transformação do mercado imobiliário foi a digitalização

Luiz Antonio Nogueira de França é engenheiro civil e o atual presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Para ele, Brasil deve seguir modelo de desburocratização e eficiência dos EUA, onde é possível fazer uma transação imobil…


Preço médio de imóveis comerciais cai na Capital

Pesquisa feita por economistas da Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com o ZAP, o maior portal digital de classificados de imóveis do País, revelou que, em maio, o preço médio de venda de imóveis comerciais com até 200m² caiu 0,65% em Belo Ho…


Demanda imobiliária bate recorde no país

A demanda imobiliária no Brasil para os próximos 24 meses bateu recorde pelo sexto mês consecutivo. Cerca de 8,4 milhões de famílias desejam comprar imóveis imediatamente. Os dados constam de uma pesquisa da Datastore, que faz análises mensais sobre o setor. …


Por que os fundos imobiliários não estão rendendo tanto

Segundo a B3, cerca de 1,3 milhão de pessoas investem em fundos imobiliários no país. Parcela esta que pode estar descontente com os ganhos, uma vez que o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliário registra uma queda de 1,98% no ano. Algumas razões ajudam a…


Abrainc: taxas de crédito imobiliário ficam em patamares baixos, mesmo com Selic

Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) afirma que, mesmo com o novo aumento da taxa básica de juros (Selic), de 3,5% para 4,25%, anunciado nesta quarta-feira (16) pelo Banco Central, as taxas de crédito imobiliário seguem em patamares b…


Os lançamentos de imóveis na pandemia

A pandemia não está prejudicando os resultados das maiores incorporadoras imobiliárias do País. Mesmo que, por causa do aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus, medidas de restrição à circulação de pessoas tenham sido intensificadas em várias ci…


Não tenho dinheiro para dar o valor de entrada no financiamento, o que fazer?

Como visto acima, é necessário ter um valor inicial para fazer um financiamento na caixa, isto para compra de imóveis. Aquelas pessoas que não têm o dinheiro para dar como entrada no financiamento, precisam criar algumas alternativas que possam ser usadas para este fim. Abaixo segue algumas ideias e possibilidades:


Perguntas e respostas

Sim isto é possível. Isto é o que a Caixa chama de renda familiar, pois nesse caso você pode juntar a sua renda com outros membros da sua família para aumentar o valor do financiamento a ser feito. Lembrando que quando você compõe renda com outras pessoas, todas precisam estar com nome limpo para não dar problema na hora de fazer o financiamento.


Preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre o crédito imobiliário do banco que é líder na concessão de financiamento de imóveis no Brasil

A Caixa Econômica Federal é, no consciente e no inconsciente popular, um banco associado ao financiamento imobiliário. Não por acaso, o banco anunciou um aumento de 9,8% em 2020, em comparação ao ano anterior, na contratação de crédito para essa finalidade. E segue na liderança absoluta do setor no Brasil, com 68,8% de participação no mercado.


O que é o financiamento Caixa para imóvel usado?

A Caixa oferece linhas de financiamento imobiliário para diferentes tipos de finalidades, que vão desde a compra de um terreno até a de um imóvel novo, tanto residencial quanto comercial, de acordo com a sua necessidade. Os disponíveis até o momento (2021), são:


Uso de recursos do FGTS no financiamento

Para usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS) no financiamento Caixa para imóvel usado, é preciso que a compra se enquadre nas regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).


Nova opção de financiamento Caixa

Em fevereiro de 2021, a Caixa anunciou uma nova modalidade de financiamento, corrigida pelo rendimento da poupança, mais uma taxa fixa que varia de 3,35% a 3,99% ao ano – que depende do perfil do cliente – e mais a Taxa Referencial (TR).


Comprar imóvel pelo QuintoAndar é mais rápido

Imobiliária digital líder em aluguéis residenciais no Brasil, o QuintoAndar entrou mercado de compra e venda de imóveis no início de 2020 e já trabalha com um número de 10 imóveis vendidos por dia.


Simulação do financiamento imobiliário no QuintoAndar

Se o financiamento Caixa para imóvel usado for a melhor opção para você, o QuintoAndar certamente chegará nela. A imobiliária digital faz toda a pesquisa e negociação com as instituições que concedem crédito imobiliário.


E-book: Guia da compra do primeiro imóvel

Você quer realizar o sonho da casa própria, mas tem dúvidas sobre todos os processos? Preparamos um ebook que te ajuda a descomplicar todos eles. Baixe aqui: Guia da compra do primeiro imóvel .

image

Leave a Comment