A carda da açao e da cidadaia

O que é a cidadania e quais são os direitos e deveres de um cidadão?

Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um (a) indivíduo (pessoa) em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão.

Qual a origem da expressão cidadão?

Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Antigamente, cidadão era aquele que fazia parte da cidade, tendo direitos e deveres por nela habitar. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural.

Quais são os atributos necessários para a cidadania?

Cidadania política – garantia de direitos à participação política (votar, ser votado, organização em sindicatos e movimentos sociais, etc.) Cidadania civil – garantia de direitos relativos á liberdade (liberdade de expressão, de locomoção, de credo e outras liberdades individuais)

Qual a origem da cidadania?

Do mesmo modo que a cidadania tem sua origem na palavra latina civitas, que significa cidade, para os gregos as cidades eram as pólis e deram origem à palavra política. De toda forma, em Atenas a prática cidadã deu início à democracia, regime político que favorece a participação política e a cidadania.


Qual a relação de Herbert de Souza com a cidadania?

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundou o Ibase em 1980 e, na década de 1990, tornou-se símbolo de cidadania no Brasil ao liderar a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, conhecida popularmente como a campanha contra a fome.


O que foi a campanha da Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e pela Vida no Brasil?

Foi fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a partir do Movimento pela Ética na Política. Em 1993, ele lançou o programa Ação da Cidadania, tendo como objetivo a mobilização de todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria.


Quem foi o criador da campanha Ação da Cidadania contra a fome?

Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.


Quem foi o Betinho?

Herbert José de Souza, mais conhecido como Betinho, foi sociólogo e ativista de direitos humanos. Sua militância começou na adolescência, na Ação Católica, em Belo Horizonte. Na UFMG, foi um dos fundadores da Ação Popular (AP). Depois de formado, engajou-se na luta pelas reformas de base do governo João Goulart.


O que era o programa Fome Zero?

O Programa Fome Zero vai abranger, além das ações emergenciais no combate à fome e à pobreza, um conjunto de políticas voltadas para tratar as suas causas, como por exemplo : geração de emprego e renda, incentivo à agricultura familiar, reforma agrária, programas de convivência com a seca e programa de alfabetização.


O que é o Mapa da fome da ONU?

O Mapa era construído a partir de um indicador criado pela própria organização, o PoU (Prevalence of Undernourishment, em inglês), uma medida de acesso adequado a alimentos. O resultado era uma estimativa da porcentagem da população cujo consumo alimentar é insuficiente para manter uma vida ativa e saudável.


Qual foi o trabalho realizado por Betinho?

SociólogoAtivistaHerbert de Souza/Profissões


Onde ocorreu um grande aumento da fome desde 2015?

O aumento mais acentuado da fome foi na África, onde a prevalência estimada de desnutrição atinge, em média, 21% da população. A quantidade é mais que o dobro de qualquer outra região. A Ásia concentra mais da metade de todas as pessoas subalimentadas, 418 milhões.


Em que ano a organização Ação da Cidadania volta a receber pedidos de ajuda contra a fome?

Em 1993, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida para melhorar um pouco a vida de 32 milhões de brasileiros que, segundo o Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.


Qual era a doença do Betinho?

A Música do Dia O sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, foi o criador da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Betinho foi educado por padres dominicanos e fez parte de entidades estudantis católicas. Hemofílico, morreu de Aids, doença contraída na hemodiálise.


Qual doença Betinho herdou da mãe?

Nascido em Bocaiúva (MG) em 1935, Betinho completaria 70 anos. Assim como os irmãos – o cartunista Henfil e o compositor Chico Mário -, o sociólogo herdou da mãe a hemofilia. Os três contraíram o vírus da aids em transfusões de sangue e morreram em conseqüência da doença.


Por que Betinho foi exilado?

Após o golpe militar de 1964, exerceu grande luta contra a ditadura, atuando em organizações para combater o regime político implantado, motivo pelo qual foi exilado, indo morar em vários países como Chile, Canadá e México.


Resumo

A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos.


Sumário

Introdução – 1; A Cidadania na Antigüidade – 2; A Cidadania na Grécia Antiga – 3; A Cidadania Romana – 4; Cidadania na Idade Média – 5; Cidadania na Idade Moderna – 6; Outras Considerações – 7; A Cidadania no Brasil – 7; Conclusão – 9; Referências Bibliográficas – 10.


INTRODUÇÃO

No discurso corrente de políticos, comunicadores, dirigentes, educadores, sociólogos e uma série de outros agentes que, de alguma maneira, se mostram preocupados com os rumos da sociedade, está presente a palavra cidadania.


1. A CIDADANIA NA ANTIGUIDADE

Em tempos recuados da História encontram-se sinais de lutas sociais que lembram bem a busca por cidadania. Bem tratado por Jaime Pinsky, apud Emiliano José [3], por volta do século VIII a.c. os Profetas Isaías e Amós pregavam em favor do povo e contra os opressores:


1.1 A CIDADANIA NA GRÉCIA ANTIGA

Na Grécia de Platão e Aristoteles, eram considerados cidadãos todos aqueles que estivessem em condições de opinar sobre os rumos da sociedade.


1.2 A CIDADANIA ROMANA

Em Roma, também se encontra, patente, a idéia de cidadania como capacidade para exercer direitos políticos e civis e a distinção entre os que possuíam essa qualidade e os que não a possuíam. A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres, mas nem todos os homens livres eram considerados cidadãos.


1.3 A CIDADANIA NA IDADE MÉDIA

Com a decadência do Império Romano, e adentrando a Idade Média, ocorrem profundas alterações nas estruturas sociais. O período medieval é marcado pela sociedade caracteristicamente estamental, com rígida hierarquia de classes sociais: clero, nobreza e servos (também os vilões e os homens livres).


História

O conceito de cidadania tem origem na Grécia antiga, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.


Nacionalidade

Designa-se cidadania adquirida à condição de cidadão e que decorre de um processo de naturalização . A nacionalidade é pressuposto da cidadania – ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos.


Em Portugal

Os direitos políticos são regulados em Portugal pela Constituição da República Portuguesa de 1976, com Revisão Constitucional de 2005, nos seus artigos 15º, 31º, 50º e 269º.


Introdução

A Cardação é um processo mecânico que desembaraça, limpa e mistura fibras de modo a produzir um véu ou fita de fibras adequada aos passos seguintes do processo têxtil.


Etimologia

A palavra carda é derivada da palavra em Latim carduus, que significa Cardo , género botânico pertencente à família das Dipsacaceae, cujas flores uma vez secas eram, e ainda são, usadas para cardar e pentear as fibras antes da fiação.


Cardação Manual

Na cardação manual, uma pessoa segura uma das cardas com a mão esquerda sobre a perna esquerda (Ao contrário se for canhota). Nessa carda é colocada uma pequena quantidade de fibras. A carda que é segura pela mão direita é passada através das fibras. A carda móvel separa, endireita e alinha as fibras.


Cardação mecânica

A cardação mecânica opera ainda hoje com o mesmo principio que norteou a sua mecanização em 1770. Em termos de equipamento, ele mantém-se sensivelmente idêntico desde 1850.


O Conceito de Cidadania

Image
A palavra “cidadania” vem do latim civitas, que significa “cidade”. Portanto, os cidadãos são aqueles e aquelas que coabitam e dividem os espaços públicos. Para isso, possuem os direitos civis, políticos e sociais que se desenvolvem a partir da ideia do que é melhor para o grupo social. É importante notar que a cida…

See more on todamateria.com.br


A Cidadania Na História

  • Apesar do conceito de cidadania definir-se na Grécia clássica e na Roma antiga, podemos notar os atributos embrionários em várias sociedades da Antiguidade. Do mesmo modo que a cidadania tem sua origem na palavra latina civitas, que significa cidade, para os gregos as cidades eram as pólise deram origem à palavra política. De toda forma, em Atenas a prática cid…

See more on todamateria.com.br


Questões sobre Cidadania

  • É, portanto, evidente que toda Cidade está na natureza e que o homem é naturalmente feito para a sociedade política. Aquele que, por sua natureza e não por obra do acaso, existisse sem nenhuma pátria seria um indivíduo detestável, muito acima ou muito abaixo do homem, segundo Homero: Um ser sem lar, sem família e sem leis (Aristóteles, Política) 1. Em relação à cidadania …

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment