A clorexidina é um sal incolor açao residual

image

Qual é o efeito residual da clorexidina?

A Clorexidina é um biocida eficaz e econômico, não necessitando rodízio. 9.3 Efeito residual A Lactona, um dos componentes do Digluconato de Clorexidina, confere a aderência da substância às superfícies e mantém sua atividade residual por período prolongado, não permitindo sua volatilização. 9.4 Não é corrosiva

Quem não pode tomar clorexidina?

A clorexidina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à clorexidina ou qualquer outro componente das fórmulas. Além disso, a clorexidina não deve ser usada nos olhos ou ouvidos, devendo-se ter cuidado ao utilizar na região próxima aos olhos ou ouvidos.

Quais os benefícios da clorexidina para a saúde bucal?

A clorexidina é um medicamento amplamente usado em todo o mundo, especialmente para a saúde bucal. Possui um uso geral e um uso tópico que explicaremos a seguir. A clorexidina é um antisséptico que evita a proliferação de bactérias, as principais causadoras de infecção das feridas.

Quais são as consequências do enxaguante bucal de clorexidina?

Além disso, o enxaguante bucal de clorexidina, pode causar irritação na boca, manchas na superfície dos dentes, deixar um gosto metálico na boca, sensação de queimação, perda de paladar, descamação da mucosa e reações alérgicas. Por este motivo, o uso prolongado deve ser evitado, devendo-se seguir as recomendações do dentista.

image


Qual o efeito residual da clorexidina?

. Espectro de ação: bom contra as bactérias Gram positivas e Gram negativas, fungos, micobactérias e vírus. Mecanismo de ação: penetram a parede celular dos microrganismos, oxidam e substituem o conteúdo microbiano por iodo livre levando a morte celular. Efeito residual: regular (2 a 4 horas).


Como atua a clorexidina?

Como age. a Clorexidina liga-se à parede bacteriana, sendo bacteriostática em baixas concentrações e bactericida em concentrações altas. Atua contra microorganismos Gram positivos e Gram negativos; anaeróbicos facultativos, aeróbicos e leveduras.


Qual a diferença entre Pvpi e clorexidina?

Encontram-se formulações aquosas, alcoólicas ou degermantes2. Comparações entre clorexidina e iodopovidona (PVPI) geralmente demonstram superioridade do primeiro antisséptico. Entretanto, esses resultados se equivalem quando ambas se apresentam em formulações alcoólicas e associadas à fricção13.


Quais são os tipos de clorexidina?

A clorexidina deve ser usada somente sobre a pele ou mucosas, conforme orientado pelo médico.Clorexidina degermante. … Clorexidina spray. … Clorexidina solução. … Clorexidina enxaguante bucal.


Quanto tempo posso usar clorexidina?

30 minutosO produto pode ser utilizado diariamente, já que não ocorre a absorção cutânea. Os instrumentos limpos também podem ser desinfetados com o auxílio de clorexidina. Para isso, deixe-os imersos durante 30 minutos com a substância a 0,05%.


Quando se usa clorexidina?

Outra indicação da clorexidina é para fazer a assepsia da boca antes da realização de cirurgias e outros procedimentos no consultório odontológico. Nesse caso, o dentista faz a aplicação na boca do paciente, antes de iniciar o procedimento que precisa ser feito.


Porque não se usa mais PVPI?

Não se usa mais a clorexidina/PVPI em feridas pois a longo prazo esses produtos são citotoxicos, ou seja, agridem as células causando retardo a cicatrização.


Para que serve o PVPI?

É ativo contra todas as formas de bactérias não esporuladas, fungos e vírus. O emprego do produto para prevenção e tratamento de infecções cutâneas não apresenta o inconveniente de irritações da pele e por ser hidrossolúvel não mancha acentuadamente a pele, sendo facilmente removível em água.


O que é o Iodopovidona?

Iodopovidona é a substância ativa de um medicamento antisséptico conhecido comercialmente como Curativ. Esse medicamento de uso tópico é utilizado na limpeza da pele durante pós-operatórios e em feridas pequenas. A Iodopovidona é um potente germicida evitando assim infecções por bactérias e outros micro-organismos.


Para que serve a clorexidina 4%?

RIOHEX 4% DEGERMANTE Clorexidina 1 Litro Rioquimica Riohex 4% é uma solução de Digliconato de Clorexidina 4% com tensoativos, indicada como antisséptico tópico, antissepsia da pele no pré-operatório.


Para que serve a clorexidina 2 %?

RIOHEX CLOREXIDINA 2% DEGERMANTE 1 LT RIOQUIMICA Riohex 2% é uma solução de Digliconato de Clorexidina 2% com tensoativos, indicada como antisséptico tópico, antissepsia da pele no pré-operatório.


O que é a clorexidina degermante?

A clorexidina , também chamada de gluconato de clorexidina, é um antisséptico de amplo espectro usado no controle de bactérias gram-positivas, gram-negativas e fungos.


Que é a Clorexidina?

A clorexidina é um antisséptico químico poderoso de “largo espectro” contra bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, aeróbicas e anaeróbicas, com maior atividade para com os germes Gram-positivos do que os Gram-negativos. É geralmente vendido como soluções a 0,12% e 0,2%, como enxaguatório bucal e também está disponível como um gel.


Modo de ação

A clorexidina funciona destruindo a membrana celular das bactérias.


Usos da Clorexidina

Os dentistas usam a clorexidina para várias aplicações (usando concentrações de 0,03 a 2%) principalmente durante a cirurgia dentária para criar um ambiente quase livre de germes, como também no tratamento periodontal (gengivite ou periodontite), halitose e boca seca.


Clorexidina e dor de dente (extrema)

Um homem que teve nova cárie (por baixo de uma velha obturação 2) finalmente teve dor extrema na raiz do seu dente.


Desativação da Clorexidina

Como um cátion, a clorexidina é suscetível a ou é neutralizada por ânions como sabões e detergentes aniônicos (e.g.


Efeitos colaterais da Clorexidina

Como a maior parte das coisas da vida, e mais ainda com produtos químicos feitos pelo homem, esteja atento que algumas pessoas terão reações negativas a eles. Mulheres grávidas/lactantes, como também pessoas com hipersensitividade poderão desejar se abster apenas para estarem seguros.


Como reconhecer a clorexidina: nomes comerciais

A clorexidina pode ser encontrada em muitos disfarces e é vendida sob diferentes nomes comerciais. Na Alemanha, por exemplo, é comercializada com os nomes Chlorhexamed, Dynexan Proaktiv, Hexal-Lösung e Meridol. O suíço a encontrará como Corsodyl, Dentohexin, DermaPlast, Hibidil Sterile Lösung, Hibiscrub, Hibitane Konzentrat e Lifo-Scrub.


Indicações da clorexidina

Este antisséptico é usado rotineiramente na odontologia, especialmente no tratamento de pequenas lesões na mucosa oral. Os tratamentos com clorexidina podem ser gerais ou localizados, dependendo da adequação da área a ser tratada.


Uso oral específico da clorexidina

A clorexidina, quando usada para tratamentos orais, costuma ser diluída em concentrações de 0,2%, 0,12% e 0,10%. Pode ser aplicada em diferentes formatos, como géis, sprays e cremes dentais. Você deve usar o enxaguante bucal com clorexidina 30 minutos após a escovação, fazendo enxágues de 15 mililitros durante 30 segundos.


Uso como antisséptico tópico

A clorexidina também é usada como antisséptico tópico, sendo eficaz contra um amplo espectro de micro-organismos. Oferece muitas vantagens, entre as quais as propriedades de não ser abrasiva ou irritante, nem interagir com o sangue. Além disso, este composto apresenta uma toxicidade muito baixa.


Efeitos colaterais da clorexidina

O uso deste composto não apresenta efeitos colaterais significativos, embora em uma porcentagem muito pequena de casos alguns sintomas de alergia e erupções cutâneas possam aparecer na área de aplicação.


A clorexidina é um medicamento essencial

A clorexidina é um antisséptico especialmente eficaz contra bactérias e fungos. Seu uso é generalizado em todo o mundo, tanto que está incluída na lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde.


Vantagens

Possui efeito bactericida para cocos Gram positivo e bacilos Gram negativos, efeito virucida contra vírus lipofílicos (Influenza, Citomegalovírus, herpes, HIV) e ação fungicida, mesmo na presença de sangue e demais fluidos corporais; com efeito residual de aproximadamente 6-8 horas por ação cumulativa.


Porcentagem de Clorexidina nas Soluções e seu uso

Utilizada na antissepsia complementar da pele no campo operatório, curativo de acesso venoso central e procedimentos invasivos (passagem de cateteres venosos centrais, drenagem de tórax, toracocentese, biópsias, paracenteses, punção lombar, etc).


Como o Sabonete Clorexidina funciona?

É um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias. É indicado na antissepsia (desinfecção e limpeza) da pele e pequenos ferimentos.


Resultados de Eficácia

A atuação antisséptica tópica do digliconato de clorexidina sobre a pele é comprovada através de um estudo sobre a eficácia do ativo na concentração de 0,5% aplicado na pele a fim de evitar infecções durante uma anestesia peridural.


Características Farmacológicas

O digliconato de clorexidina é um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Entretanto mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.

image

Leave a Comment