A educaça ambiental e a açao

A Educação Ambiental é uma vertente da educação direcionada aos assuntos relacionados à interação homem-ambiente, despertando uma consciência crítica sobre os problemas ambientais. Trabalha o lado racional juntamente com o sensível e de valores, promovendo o desenvolvimento de novos valores e ações de respeito e proteção ao Meio Ambiente.

Full
Answer

Quais são os conteúdos da educação ambiental?

A legislação sobre educação ambiental A Política Nacional de Educação Ambiental é regida pela lei n.º 9795, de 27 de abril de 1999. Os conteúdos englobam: conceito, objetivos, princípios, atuação e sua relação com a educação.

Qual o papel da educação ambiental no âmbito escolar?

O presente trabalho tem como tema o papel da Educação Ambiental, no âmbito escolar, como instrumento de conscientização e reflexão, para que haja uma mudança comportamental, visando o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

O que é e como funciona a educação ambiental?

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente” Já Mousinho (2003), dentro do contexto ambiental do século XXI, afirma que a Educação Ambiental é:

Como surgiu a educação ambiental?

A educação ambiental veio à tona a partir da década de 60, quando surgiu a necessidade de se conversar sobre os riscos ambientais provocados pela relação homem/natureza, e apesar de estes serem antigos, hoje, estão agravados pela desarmonia entre eles. Silva (2012, p.04), assim conceitua educação ambiental:


O que é Política Nacional de Educação Ambiental?

A Política Nacional de Educação Ambiental, proveniente da Lei 9795/99, estabelece princípios básicos e objetivos fundamentais da Educação Ambiental.


Como surgiu a Educação Ambiental

A Educação Ambiental foi objeto de abordagem em diversos eventos técnicos e políticos ao longo do século XX. A Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, teve grande relevância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento desse campo do conhecimento.


A importância da Educação Ambiental

Ao lado de seus princípios e objetivos, a grande importância da Educação Ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela busca o aumento de práticas sustentáveis, bem como a redução de danos ambientais. Sendo assim, ela promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente quanto para a sociedade.


A preservação do meio ambiente é uma preocupação global

A Educação Ambiental foi criada com objetivo de alertar aos cidadãos sobre os problemas causados ao meio ambiente, consequentes das atividades humanas.


Conceitos

A Conferência Intergovernamental de Tbilisi, realizada em 1977, foi considerada o maior evento sobre Educação Ambiental do mundo. Lá, o termo foi definido como:


O que é Política Nacional de Educação Ambiental

Até o final do século XX, muitos países já possuíam legislações voltadas para Educação Ambiental. No entanto, isso só veio acontecer no Brasil em de 27 de abril de 1999, com a lei nº 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. Com isso houve a inserção legal do tema no ensino formal.


Educação Ambiental nas escolas

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o tema meio ambiente deve ser tratado de forma transversal:


Dia Nacional da Educação Ambiental

Por meio da lei 12.633/2012, a ex-presidenta Dilma Rousseff instituiu o dia 03 de junho como Dia Nacional da Educação Ambiental. A data foi criada com objetivo de lembrar a necessidade de intensificar as políticas e as práticas educativas que visam a conservação socioambiental e a construção de sociedades sustentáveis.


INTRODUÇÃO

O homem, desde que se sedentarizou e passou a acumular a produção, vem adquirindo cada vez mais a necessidade de consumir, de ter para si as inovações e tendências de produtos que estão em constante sofisticação.


RESULTADOS E DISCUSSÕES

O movimento ambientalista voltado a uma conscientização ambiental, teve mais evidência nos EUA, no final do século XIX, em que se introduziu, na educação escolar, um modelo de ensino que pregava a preservação e proteção ambiental e proporcionava o contato direto com a natureza, com o fim de fortalecer a importância desta na vida das pessoas (PHILLIP, 2014)..


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com isso, buscou o presente trabalho expor as principais formas de Educação ambiental e sua importância na formação de uma consciência coletiva voltada a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.


MÉTODOS E METODOLOGIA

Nesse trabalho, utilizou-se a metodologia explicativa, pois busca trazer esclarecimentos para uma maior familiaridade com o tema, haja vista ser uma discussão relativamente recente. Consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental.


REFERÊNCIAS

IBRAHIN, Francini Dias. Educação Ambiental: Estudo dos Problemas, Ações e Instrumentos para o Desenvolvimento da Sociedade. Érica, 06/2014. [Minha Biblioteca].


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.


A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Os problemas ambientais têm causado grandes danos à natureza e são decorrentes principalmente da ação inadequada do homem, que vem contribuindo para a degradação do meio ambiente.


O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da educação ambiental no âmbito escolar e mostrar como ela pode ser uma ferramenta para a conscientização ambiental e mitigação de danos causados pelo homem

A educação ambiental é um processo participativo e contínuo da sociedade, fundamental para a consciência crítica acerca dos problemas ambientais existentes. A preocupação com o meio ambiente revela que estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia, causados pela própria sociedade.


O que é a educação ambiental

A educação ambiental consiste em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.


A educação ambiental nas escolas

A escola deve iniciar a tratar a educação ambiental a partir dos conhecimentos prévios dos alunos permitindo que os mesmos analisem a natureza de acordo com as práticas sociais. Uma análise crítica poderá contribuir profundamente para as mudanças de valores sobre o cuidado com o meio ambiente


Educação ambiental e sustentabilidade

A educação ambiental está ligada à preservação do meio ambiente. A importância da preservação dos recursos naturais passou a ser preocupação mundial e nenhum país pode eximir de sua responsabilidade.


Educação ambiental no Brasil

O papel da educação ambiental, sem dúvida, envolve todas as áreas do conhecimento e exige reflexões acerca da problemática ambiental e também sobre a educação no nosso país.

Leave a Comment