A estratégia de açao dos estado islamico

image

No Estado Islâmico, essa liderança teve início em 29 de junho de 2014. É um grupo que espalha o terror e o autoritarismo nas regiões que invade e controla. O califado persegue as minorias, organiza ataques terroristas e reivindica ações extremas em países do mundo ocidental.

Full
Answer

O que é o Estado Islâmico?

Atualmente, dominam cidades da Síria e do Iraque, e realizam atentados contra a população civil de países europeus e do Oriente Médio. O Estado Islâmico também é conhecido por suas siglas em inglês, Isis; ou em árabe, Daesh.

O que aconteceu com o Estado Islâmico no Iraque?

Os combatentes do Estado Islâmico transformam a destruição de estátuas em verdadeiros espetáculos em frente às câmeras. Nos bastidores, porém, vendem a peso de ouro grande parte desses objetos para colecionadores obtendo dinheiro para suas atividades criminosas.

Quais são os países que combatem o Estado Islâmico?

Uma coalizão de 60 países dentre os quais EUA, Inglaterra, França, Japão e Jordânia tenta combater o Estado Islâmico. Ao mesmo tempo, contam com o apoio dos curdos iraquianos com o exército peshmerga e soldados xiitas. Por sua vez, o Estado Islâmico recebe o suporte da Coreia do Norte e do Irã.

Qual é o espaço da Al-Qaeda no território iraquiano?

A Al-Qaeda possuía grande espaço de atuação no território iraquiano e em parte da Síria.

image


Estado Islâmico na Síria

Após a morte de Abu Musab al-Zarqawi, parte do seu grupo vai para a Síria durante a Primavera Árabe, em junho de 2011 e se juntam aos rebeldes que lutam conta o presidente sírio Bashar al-Assad.


Combate ao Estado Islâmico

Uma coalizão de 60 países dentre os quais EUA, Inglaterra, França, Japão e Jordânia tenta combater o Estado Islâmico. Ao mesmo tempo, contam com o apoio dos curdos iraquianos com o exército peshmerga e soldados xiitas.


Estratégias diferentes para recrutamento

Dentro de sua estrutura de recrutamento de estrangeiros, o Estado Islâmico possui diferentes estratégias para atrair as mulheres.


Aposta em ingenuidade e idolatria

A estratégia online possui recrutadores específicos, como Aqsa Mahmood, jovem de 20 anos que deixou a Escócia em 2013 para se unir ao Estado Islâmico. Ela também teve uma vida considerada “normal” em seu país antes de se radicalizar e fugir para a Síria, possuindo certa familiaridade com as adolescentes europeias que hoje estão nesse movimento.


Desconexão com o mundo ocidental

A identificação com os militantes pela internet é motivada também pela insatisfação com o ambiente em que as adolescentes vivem no mundo ocidental, segundo especialistas, um problema que também se reflete no caso dos homens que fogem para se juntar ao Estado Islâmico.


Idealização de uma nova sociedade

A partir dessa visão, mulheres e homens se observam como futuros ícones de uma nova sociedade e atendem ao chamado de Abu Bakr al-Baghdad, o comandante do grupo. E a propaganda do grupo nas redes sociais volta a ser fundamental, ao mostrar um mundo não apenas com assassinatos e armas, mas de união em torno de um objetivo.


Como surgiu o Estado Islâmico?

Remetendo ao ano de 2014, o aparecimento do EI está intimamente relacionado à instabilidade que as guerras causam nas nações. À época, o Iraque vivia o ápice da invasão norte-americana instituída em 2003. O cenário de opressão e imperialismo ocidental permitiu instauração de grupos jihadistas no país.


Qual a ideologia seguida pelo EI?

É a principal questão que buscam responder quando o assunto remete ao Estado Islâmico. O atual líder, e autodeclarado clalifa, nomeia-se Abu Bakr al-Baghdadi. Ele impõe a denominada sharia – lei islâmica que não separa justiça e divindade – nos territórios dominados.


Como o terrorismo é utilizado pelo Estado Islâmico?

A imposição por meio do terror é uma tática já utilizada desde o início da formação do califado. O uso do medo por meio da violência pesada promove o respeito das demais religiões conflitantes. Através da pauta que estipula a sharia, o EI acaba por impor punições dolorosas e medidas rígidas.


O QUE É O ESTADO ISLÂMICO?

O Estado Islâmico é um grupo terrorista e extremista que age a partir de uma interpretação fundamentalista da religião islâmica. Surgiu de outra célula terrorista, pois se intitulava “ Al Qaeda no Iraque” – e estava presente lutando contra as tropas estadunidenses que invadiram o país em 2003.


COMO AGEM E COMO SE FINANCIAM?

O Estado Islâmico toma posse de bases militares, bancos, campos de petróleo, em todas as áreas que conquista, a fim de dominar tudo o que existe no território.


PODER DE RECRUTAMENTO

A organização ganhou força em 2011 quando a guerra civil na Síria, contra o regime de Bashar Al-Assad, começou a se intensificar. Assim, desenvolveu um enorme poder de mobilização e uma capacidade operacional muito eficiente, com alto treinamento e muitos aparatos militares.


Al-Qaeda

Al-Qaeda é uma organização fundamentalista islâmica fundada por Osama bin Laden, em 1988, e responsável por vários ataques terroristas, como o 11 de setembro…


Atentados de 11 de setembro

No dia 11 de setembro de 2001, a organização terrorista Al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden, realizou ataques terroristas que resultaram na morte de 3 mil…


Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Exército do Povo, FARC, FARC-EP, a origem das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, a direção das Forças…


George W. Bush

George W. Bush foi o 43º presidente dos Estados Unidos e teve seu mandato marcado pelos atentados terroristas promovidos pela Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001.


Invasão americana no Iraque

Atualidades, História Contemporânea, Conflitos internacionais, a Guerra do Iraque, Saddam Hussein, intervenção norte-americana, imperialismo, reservas de…


Islamismo

O islamismo surgiu no século VII, na Península Arábica, por meio das pregações do profeta Maomé (Muhammad). É atualmente a segunda maior religião do planeta.


Maomé

Maomé foi o criador da religião e civilização islâmica. O profeta do islamismo viveu entre o fim do século VI e as primeiras décadas do século VII d.C.


Al Qaeda

De acordo com um relatório recente da ONU, a Al Qaeda está presente em pelo menos 15 províncias afegãs, principalmente nas regiões leste, sul e sudeste do país.


O que pode acontecer no futuro?

O que vai acontecer a médio e longo prazo é uma incógnita. Mas é claro que o desafio à segurança começa em breve, acelerado pelo ataque ao aeroporto de Cabul poucos dias antes de 31 de agosto, prazo final para a retirada das potências estrangeiras do país.

image


Como Surgiu O Estado Islâmico?


Qual A Ideologia Seguida Pelo Ei?


Como O Terrorismo É utilizado Pelo Estado Islâmico?

  • Uma coalizão de 60 países dentre os quais EUA, Inglaterra, França, Japão e Jordânia tenta combater o Estado Islâmico. Ao mesmo tempo, contam com o apoio dos curdos iraquianos com o exército peshmergae soldados xiitas. Por sua vez, o Estado Islâmico recebe o suporte da Coreia do Norte e do Irã. Leia mais: 1. Curdos 2. Governo Trump

See more on todamateria.com.br

Leave a Comment