Quais são os exemplos de entidades?
Para empresas: exemplos de entidades são funcionário e projeto Para universidade: exemplo de entidades são professor, departamento, curso Para companhias de linhas aéreas: exemplos de entidades são voô, avião e aeroporto As entidades são representadas em um banco de dados por um conjunto de atributos.
Quais são as entidades normativas e operacionais do sistema financeiro?
As entidades normativas são responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, sem função executiva. Em geral, são entidades colegiadas, com atribuições específicas e utilizam-se de estruturas técnicas de apoio para a tomada das decisões. Atualmente, no Brasil funcionam como entidades normativas o Conselho …
Qual é o formato de estrutura organizacional mais comum nas empresas de pequeno porte?
É o formato mais antigo e simples de estrutura organizacional, por isso, o mais comum nas empresas de pequeno porte. Ele é inspirado na estrutura dos exércitos e possui uma hierarquia clara e bem definida.
Qual é a estrutura organizacional de uma empresa?
A estrutura organizacional de uma empresa inclui os seus departamentos, ou a divisão por setores, mas também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de estrutura organizacional não é, portanto, sinônimo nem de departamentalização, nem de hierarquia isoladamente, mas sim uma combinação entre elas.
Parte 1: O que é um Diagrama Entidade-Relacionamento?
Como já mencionamos brevemente, os diagramas ER desempenham um papel importante na criação e design de bancos de dados. Ele é um tipo de fluxograma que descreve como todas as entidades dentro de um sistema se relacionam umas com as outras – com a ajuda de representações visuais.
Parte 2: História dos Diagramas Entidade-Relacionamento
Os Modelos de DER estão no mundo desde o fim dos anos 1970, quando as pessoas perceberam o quanto a modelação de dados é crucial e necessária. Havia toneladas de modelos introduzidos antes, mas nenhum deles era considerado eficiente em termos de adaptabilidade.
Parte 3: Uso de um Diagrama ER
Embora saibamos de modo geral que os Diagramas ER são usados como bancos de dados, vamos entender mais detalhadamente como e quando você pode usá-los para modelar os seus sistemas:
Parte 5: Símbolos e Notações do Diagrama Entidade-Relacionamento
Para entender completamente os símbolos e notações de um DER, você precisa entender seus componentes; Entidade, Relacionamento e Atributos. Depois, esses componentes têm subcomponentes como entidade fraca, atributo multivalorado e relacionamento fraco: Estes são os símbolos de cada elemento:
Parte 6: Como Criar um DER
Quer saber como criar um diagrama excelente e perfeito? Bem, tudo o que você precisa fazer é seguir algumas dicas e práticas simples. Vamos dar uma olhada nessas dicas:
Estrutura organizacional linear
É o formato mais antigo e simples de estrutura organizacional, por isso, o mais comum nas empresas de pequeno porte. Ele é inspirado na estrutura dos exércitos e possui uma hierarquia clara e bem definida.
Estrutura organizacional funcional
Nesse esquema, em vez da autoridade, o que define a hierarquia é a especialização das funções. Cada setor contribui com seu maior conhecimento para o funcionamento da organização como um todo, ganhando a palavra para decidir nos temas sobre os quais domina.
Estrutura organizacional linha-staff
A estrutura linha-staff é uma combinação dos modelos linear e funcional. Ela segue o esquema da estrutura linear, mas se distingue pela existência de órgãos de consulta.
Modelo Entidade Relacionamento
O Modelo Entidade Relacionamento (também chamado Modelo ER, ou simplesmente MER), como o nome sugere, é um modelo conceitual utilizado na Engenharia de Software para descrever os objetos (entidades) envolvidos em um domínio de negócios, com suas características (atributos) e como elas se relacionam entre si (relacionamentos).
Entidades
Os objetos ou partes envolvidas um domínio, também chamados de entidades, podem ser classificados como físicos ou lógicos, de acordo sua existência no mundo real. Entidades físicas: são aquelas realmente tangíveis, existentes e visíveis no mundo real, como um cliente (uma pessoa, uma empresa) ou um produto (um carro, um computador, uma roupa).
Relacionamentos
Uma vez que as entidades são identificadas, deve-se então definir como se dá o relacionamento entre elas. De acordo com a quantidade de objetos envolvidos em cada lado do relacionamento, podemos classifica-los de três formas:
Atributos
Atributos são as características que descrevem cada entidade dentro do domínio. Por exemplo, um cliente possui nome, endereço e telefone.
Diagrama Entidade Relacionamento
Enquanto o MER é um modelo conceitual, o Diagrama Entidade Relacionamento (Diagrama ER ou ainda DER) é a sua representação gráfica e principal ferramenta.
Ferramentas CASE
Do inglês Computer-Aided Software Engineering, as chamadas ferramentas CASE são aquelas baseadas em computadores (softwares) utilizadas na Engenharia de Software para auxílio nas atividades desde análise de requisitos até, modelagem de dados.
Exemplo prático
Para fixar tudo que foi visto ao longo deste artigo, vamos agora desenvolver um pequeno exemplo prático em que modelaremos um sistema de bibliotecas, focando especificamente no empréstimo de livros.
Por que falamos de estrutura da Governança Corporativa?
Para termos uma boa Governança Corporativa é necessário que haja um sistema eficaz de verificações entre os principais órgãos corporativos. É a estrutura que possibilitará esse controle.
Concluindo
A eficácia da governança envolve monitoramento da estratégia empresarial. Por esse motivo a estrutura da Governança Corporativa é extremamente importante, uma vez que cada órgão exerce um papel de controle específico e que são complementares.
Modelo Entidade Relacionamento
Entidades
-
Os objetos ou partes envolvidas um domínio, também chamados de entidades, podem ser classificados como físicos ou lógicos, de acordo sua existência no mundo real. Entidades físicas: são aquelas realmente tangíveis, existentes e visíveis no mundo real, como um cliente (uma pessoa, uma empresa) ou um produto (um carro, um computador, uma roupa). Já a…
Relacionamentos
-
Uma vez que as entidades são identificadas, deve-se então definir como se dá o relacionamento entre elas. De acordo com a quantidade de objetos envolvidos em cada lado do relacionamento, podemos classifica-los de três formas: 1. Relacionamento 1..1 (um para um): cada uma das duas entidades envolvidas referenciam obrigatoriamente apenas uma unidade da outra. Por exemplo…
Atributos
-
Atributos são as características que descrevem cada entidade dentro do domínio. Por exemplo, um cliente possui nome, endereço e telefone. Durante a análise de requisitos, são identificados os atributos relevantes de cada entidade naquele contexto, de forma a manter o modelo o mais simples possível e consequentemente armazenar apenas as informações que serão úteis futura…
Diagrama Entidade Relacionamento
-
Enquanto o MER é um modelo conceitual, o Diagrama Entidade Relacionamento (Diagrama ER ou ainda DER) é a sua representação gráfica e principal ferramenta. Em situações práticas, o diagrama é tido muitas vezes como sinônimo de modelo, uma vez que sem uma forma de visualizar as informações, o modelo pode ficar abstrato demais para auxiliar no desenvolviment…
Ferramentas Case
-
Do inglês Computer-Aided Software Engineering, as chamadas ferramentas CASE são aquelas baseadas em computadores (softwares) utilizadas na Engenharia de Software para auxílio nas atividades desde análise de requisitos até, modelagem de dados. Você também pode gostar: React Native: do Hello World ao CRUD No contexto desse artigo, as ferramentas CASE permite…
Exemplo Prático
-
Para fixar tudo que foi visto ao longo deste artigo, vamos agora desenvolver um pequeno exemplo prático em que modelaremos um sistema de bibliotecas, focando especificamente no empréstimo de livros. Primeiramente precisamos identificar as entidades envolvidas nesse contexto. Sabemos que as entidades físicas existentes são o Usuário da biblioteca e o Livro qu…