A estruturaçao do plan de açao da assistencia farmaceutica

Como é a organização da Assistência Farmacêutica?

A organização da Assistência Farmacêutica é caracterizada por ações articuladas entre si, que são executadas em uma ordem sequencial. Como dependem umas da outras, a execução imprópria de uma das fases influencia nas demais e compromete o objetivo e os resultados de toda a cadeia.

Quais são os órgãos responsáveis pela atenção farmacêutica?

Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assis- tência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Assistência farmacêutica na atenção básica: instruções téc-

Por que o farmacêutico deve se envolver em todas as etapas do processo de Assistência Farmacêutica?

Qual é a importância da assistência farmacêutica? A assistência farmacêutica é a essência das atividades realizadas em qualquer ambiente onde o farmacêutico atua. Isso porque ela direciona as funções que o profissional precisa executar ou supervisionar em qualquer estabelecimento de comércio de medicamentos.

O que são os serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente e à família?

Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextua- lização e arcabouço conceitual / Conselho Federal de Farmácia. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p. CORRER, C. J; OTUKI, M.F; SOLER. O. Assistência farmacêutica integrada ao processo de cuidado em saúde: gestão clínica do medicamento.


O que é a assistência farmacêutica?

Trata-se de um conjunto de etapas que são executadas em um ciclo, visando o uso racional e seguro dos medicamentos em prol da sua disponibilização e da melhora da saúde do indivíduo. Compreende as seguintes etapas: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.


Quais são as principais normativas sobre o assunto?

A legislação que estabelece a assistência farmacêutica foi promulgada pela Resolução 338/2004, porém outros documentos são essenciais para sua formalização, tais como a Resolução CFF 499/2008 — que aborda a prestação dos serviços farmacêuticos em farmácia privativa.


Qual é a importância da assistência farmacêutica?

A assistência farmacêutica é a essência das atividades realizadas em qualquer ambiente onde o farmacêutico atua. Isso porque ela direciona as funções que o profissional precisa executar ou supervisionar em qualquer estabelecimento de comércio de medicamentos.


Qual é o envolvimento do farmacêutico nesse contexto?

Teoricamente, o farmacêutico deve se envolver em todas as etapas que são executadas dentro da farmácia, pois os processos da assistência farmacêutica visam à promoção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo.

Leave a Comment