A expressao facial e a açao dos musculos

Full
Answer

Quais são os músculos da expressão facial?

Músculos da Expressão Facial. O s músculos da expressão facial que tem como nervo motor o facial, apesar da sua designação de caráter funcional, as funções mais importantes desses músculos relacionam-se com a alimentação, mastigação, fonação e piscar de olhos. Os músculos da expressão facial que mais interessam à Odontologia são os peribucais, …

Onde fica o músculo facial?

Ele é inervado por ramos bucais do nervo facial e sua origem se dá na superfície malar do osso zigomático e se insere no lábio inferior (mais especificamente entre o levantador do lábio superior e o zigomático maior).

Qual é a função da expressão facial?

Apesar do nome, a expressão facial não é sua função principal, mas a alimentação, a mastigação, a fonação e o piscar dos olhos. Músculo Frontal ou Epicrânio, quando contraído, forma as rugas horizontais na testa. Músculo Corrugador do Supercílio, puxa a sobrancelha para baixo e para o meio, produzindo as rugas verticais na testa.

Qual é a origem dos músculos faciais?

Todos os músculos faciais derivam do segundo arco faríngeo e, portanto, são inervados pelo nervo facial. Originalmente eles formaram uma única placa muscular, mas durante o curso do desenvolvimento embriológico eles se separaram.


Qual é a função dos músculos faciais?

A função desse músculo envolve a compressão da abertura nasal com sua parte transversa e a dilatação das narinas com sua parte alar. Essas ações são importantes na criação de certas expressões faciais como de raiva, mas também permitem a respiração profunda.


Quais são músculos da expressão facial?

Músculos da Expressão FacialMúsculoOrigemOrbicular da bocaQuase todo cutâneo; fóveas incisivas da maxila e mandíbulaLevantador do lábio superiorMargem infra-orbitalLevantador do lábio superior e asa do narizProcesso frontal da maxilaZigomático menorOsso zigomático13 more rows


Como funcionam as expressões faciais?

Para que uma expressão facial possa ser entendida, o indivíduo receptor deve ter a habilidade de reconhecer a expressão, interpretar o seu significado, entender a sua motivação e responder a ela. Esse processo todo em que acontece essa comunicação não-verbal é a cognição social.


Quais são os músculos da mímica ou expressão facial?

1 – Músculo occipitofrontal.2 – Músculo orbicular do olho.3 – Músculo corrugador do supercílio.4 – Músculo prócero.5 – Músculo nasal.6 – Músculo depressor do septo nasal.7 – Músculo levantador do lábio superior.8 – Músculo levantador do lábio superior e da asa.More items…


Quantos músculos há na face?

Nosso rosto tem 11 músculos, você sabia?


Quais os músculos da expressão facial presentes na vista frontal?

Músculo Orbicular do Olho Ele se divide em três porções: palpebral, orbital e lacrimal. Sua origem é na parte nasal (a porção orbital), processo frontal da maxila, crista lacrimal posterior (a porção lacrimal) e na superfície anterior a bordas do ligamento palpebral medial (a porção palpebral).


Como controlar as expressões do rosto?

Basta colocar os músculos do rosto em uma posição usada para expressar uma emoção agradável a fim de gerar a emoção. Em outras palavras, a expressão facial influencia o humor. Tenha confiança na aparência. Ficar arrumando as roupas ou o cabelo sem parar atrapalha a expressão agradável.


Porque as pessoas franzir a testa?

Expressões faciais são a forma principal de transmitir emoções, pensamentos e sentimentos aos outros. Uma testa franzida transmite frustração ou raiva, embora você tenha a tendência de franzir a testa mesmo se não estiver sentindo essas emoções.


Quantas expressões faciais o ser humano pode fazer?

Cerca de 10.000 Expressões Faciais Com sua pesquisa, Ekman (2003) concluiu que a face humana pode realizar mais de dez mil expressões faciais distintas que, por sua vez, são controladas por cerca de 43 músculos faciais.


Qual músculo da mímica?

É composto por dois músculos: Músculo Occiptofrontal, músculo temporoparietal. São reunidos por uma aponeurose intermediária: a gálea aponeurose intermediária: a gálea aponeurótica ou aponeurose epicrânica.


Quais são os principais músculos envolvidos com o processo de mastigação?

Quatro músculos pertencem ao grupo da mastigação, masseter, temporal pterigóideo medial e lateral e digástrico. O masseter e o temporal são superficiais e de fácil palpação. Todos eles ligam a mandíbula ao crânio, derivam do mesoderma e recebem a inervação do nervo trigêmeo [1, 2, 3, 4].


Quais são os dois principais músculos da mímica relacionados ao sorriso?

Músculo risório: músculo superficial, delgado e localizado lateralmente a comissura labial. Origem: Fáscia muscular do masseter e músculo platisma; Inserção: Fáscia que recobre a glândula parótida e o ângulo da boca; Ação: Puxar levemente o canto da boca para lateral e quando se abre o sorriso largo.


A finalidade dos músculos da face

A principal diferença entre os músculos da face e os outros músculos esqueléticos do corpo é que os músculos faciais não movimentam ossos e articulações, mas sim a pele. Entretanto, mesmo assim, em alguns casos tais músculos possuem uma relação óssea.


Músculo Bucinador

Este é um músculo acessório muito importante na mastigação. Ele mantém o alimento sob pressão direta dos dentes. Além disso, ele deprime e comprime as bochechas contra a mandíbula e maxila.


Músculo Orbicular da boca

Este músculo é responsável pelo fechamento direto dos lábios. O músculo orbicular da boca é inervado por ramos bucais do nervo facial. Além disso, sua origem é na parte marginal e labial da boca, e sua inserção se dá na rima da boca.


Músculo Risório

O músculo risório é um importante músculo da risada, uma vez que sua finalidade é retrair o ângulo da boca (riso forçado). Logo, ele se origina na fáscia do músculo masseter e se insere na pele do ângulo da boca. Também, o músculo risório é inervado pelos ramos mandibular e bucal do nervo facial.


Músculo Mentoniano

Este é um músculo que tem como ação principal elevar e projetar para fora o lábio superior e enrugar a pele do queixo. Ele tem origem na fossa incisiva da mandíbula e a sua inserção se dá na pele do queixo. A inervação deste músculo vem pelos ramos mandibular e bucal do nervo facial.


Músculo Elevador do Lábio Superior

Como o próprio nome diz, este músculo levanta o lábio superior e leva-o um pouco para frente. A inervação dele se dá pelos ramos bucais do nervo facial. O músculo elevador se origina na margem inferior da órbita acima do forame infra-orbital, maxila e zigomático. Além disso, ele se insere no lábio superior e na asa do nariz.


Músculo Depressor do Lábio Inferior

Este músculo repuxa o lábio inferior diretamente para baixo e lateralmente fazendo a expressão de ironia. Ele é inervado pelos ramos mandibular e bucal do nervo facial. Sua origem é na linha oblíqua da mandíbula e se insere na pele do lábio inferior.


Músculos do crânio e pescoço

Músculo epicrânio: fronte, superfície externa do dorso da cabeça ( músculo occipitofrontal ), acima da orelha ( músculo temporoparietal) → camada fibrosa do escalpe (gálea aponeurótica).


Músculos do ouvido externo

Músculos auriculares: fáscia temporal ( músculo auricular anterior ), gálea aponeurótica ( músculo auricular superior ), processo (apófise) mastóide ( músculo auricular posterior) → pavilhão auricular.


Inervação

Todos os músculos faciais derivam do segundo arco faríngeo e, portanto, são inervados pelo nervo facial. Originalmente eles formaram uma única placa muscular, mas durante o curso do desenvolvimento embriológico eles se separaram.


Nota clínica

A inabilidade de mover músculos faciais é um clássico sintoma de paralisia do nervo facial. Pode-se diferenciar clinicamente entre lesões periféricas e lesões centrais.

Leave a Comment