A familia a escola e a açao

A família e a escola devem manter sempre um bom diálogo, demonstrar companheirismo e interesse pelos mesmos objetivos, que visam garantir uma melhor aprendizagem ao aluno, seja ela na sua formação pessoal e/ou social, comprometendo alcançar o sucesso na aprendizagem e na formação do indivíduo.

Full
Answer

Qual a relação entre escola e família?

A parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na faixa etária escolar. […] Afinal, por que até hoje em pleno século XXI a escola reclama da pouca ou insignificante participação da família na escola, na vida escolar de seus filhos?

Como a escola pode auxiliar as famílias no exercício de seu papel na educação dos filhos?

A escola deve auxiliar as famílias no exercício de seu papel na educação dos filhos. Segundo Polonia e Dessen (2005, p.305) a escola que reconhece os valores e crenças que são transmitidos pela família, desfrutará dos benefícios estabelecidos de maneira ordenada, entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento.

Como a família e a escola devem estar conectadas?

Família e escola devem estar conectadas por meio de linguagem e canais acessíveis, que se preocupem com a adequação à realidade da comunidade escolar. Nesse mesmo ponto, é interessante que a escola esteja aberta aos familiares, tirando dúvidas ou envolvendo-os em atividades.

Quem escreveu o livro Educação na família e na Escola?

Educação na família e na escola. São Paulo: Loyola, 2002. OSÓRIO, Luiz Carlos. Família Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. PAROLIN, Isabel Cristina Hierro.


Qual a relação da família com a escola?

A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.


Qual a importância da relação família e escola?

A participação da família dá mais segurança para os filhos Quando a família participa ativamente da vida escolar dos seus filhos, ela demonstra estar interessada no processo em que as crianças estão inseridas. Com isso, elas se sentem apoiadas, acolhidas e mais seguras para seguir no desenvolvimento educacional.


Qual a expectativa da família em relação à escola?

Quanto às expectativas educacionais dos familiares entrevistados, nota-se que a família espera da escola a comunicação constante (126 menções), boa proposta pedagógica (92 menções) e a presença de professores experientes (80 menções) e com boa formação acadêmica (87 menções).


O que a família pode fazer para ajudar a escola?

Tal pode ser feito em casa, a partir do incentivo a atividades lúdicas nos momentos de lazer, além da ajuda nas tarefas escolares, e pelo ensinamento sobre convivência e respeito ao outro. Gestos como esses ajudam a criança a ter um melhor desenvolvimento nos estudos e a respeitar os colegas e professores.


Como são as relações entre a família e a escola na qual você trabalha?

A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. É comum acreditar que cada um deve cumprir seu papel separadamente. No entanto, os pais e a instituição de ensino devem estar em constante sintonia, tendo como objetivo final o pleno desenvolvimento infantil.


Qual a importância da educação para você e sua família?

É no ambiente escolar que ocorre a continuidade dos princípios familiares. É o espaço onde a criança tem o primeiro contato para compreender a sociedade e assim adquirir seus valores e ideais.


O que se pode esperar de uma escola?

Os pais também esperam que a gestão escolar se preocupe com o bem-estar e segurança das crianças enquanto elas estão na escola. Afinal, elas passam ali boa parte do seu dia e precisam estar amparadas e protegidas. Por isso, a escola precisa ter recursos que garantam esses dois fatores para os alunos.


O que os alunos esperam de uma escola?

O que eles desejam na escola – 16% esperam que a escola desenvolva suas habilidades de relacionamento. – 10% querem ter acesso a conteúdo de política, cidadania e direitos humanos. – 41% acredita que atividades que reúna pais, alunos e professores são essenciais na escola ideal.


O que se espera de uma boa escola?

Receber guia!1 – Clima favorável à aprendizagem. … 2 – Projeto pedagógico de qualidade. … 3 – Qualificação dos colaboradores. … 4 – Professores e gestores líderes. … 5 – Atividades extracurriculares. … 6 – Número ideal de alunos. … 7 – Tecnologia como ciência. … 8 – Presença da família na escola.More items…


Como promover a parceria escola e família?

Como fortalecer a parceria entre família e escola?Apresentar o projeto pedagógico para a família na escola. … Realizar reuniões periódicas com a família na escola. … Escutar a família. … Comunicação efetiva. … Promover eventos escolares. … Oferecer palestras e workshops.


1. RESUMO

O presente artigo pretende mostrar que a relação entre família e escola é um tema pertinente, e que deve estar sempre presente nas questões voltadas para a melhoria da educação.


2. INTRODUÇÃO

A escola é um espaço de aprendizado em que são produzidos os conhecimentos, tanto para cumprir as exigências que são julgadas necessárias para educação formal, quanto aqueles conhecimentos que serão usados durante toda a vida. Assim como os valores produzidos na escola são levados para casa, valores produzidos em casa serão levados para a escola.


3. Justificativa

Este trabalho tem como justificativa fornecer embasamento teórico para mostrar a importância do relacionamento entre a família e a escola. De acordo com Parolim (2007, p.14), a família está precisando da parceria da escola, sozinha não dará conta da educação e socialização dos filhos.


4. Considerações sobre família e escola

A família é a mais importante instituição e estrutura da sociedade, é um âmbito importante na preparação das futuras gerações nas relações sociais, é na família que as pessoas aprendem a ver o mundo com os olhos da verdade. A origem da palavra “família” deriva do latim “famulus”, cujo significado é escravo ou servo.


5. A falta de envolvimento entre família e escola

De acordo com Ariès (1978,p.225), a família ao longo da história mudou significativamente a sua relação com os filhos, nutriu-se uma necessidade de intimidade e uma preocupação maior com a educação. Conforme o autor, tal preocupação levou a aprendizagem tradicional, a ser substituída pelo aprendizado na escola.


6. Uma relação promissora

De acordo com Castro e Rigattieri (2009, p.13) no mundo escolar as crianças são alunos, e no mundo familiar são filhos. A passagem de filho para aluno não ocorre de maneira automática, a distância entre o universo escolar e o universo familiar, é determinante para que essa passagem não seja traumática.


7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Família e escola, não diferente de outras instituições, têm sofrido enormes transformações no decorrer da história. Tais transformações influenciam a dinâmica escolar e a estrutura das famílias.


RESUMO

O presente artigo tem como objetivo demonstrar a realidade vivida no ambiente escolar e a importância da participação e parceria da família na vida escolar de seus filhos, em especial na fase da educação infantil.


INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como principal objetivo nos mostrar a importância da parceria família e escola, lembrando que este sempre foi um elo importantíssimo no desenvolvimento da aprendizagem de qualquer criança ou jovem adolescente, ou até mesmo de um adulto.


1. A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA DA FAMÍLIA E A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Podemos observar que a família é a base, a principal na formação e desenvolvimento da criança.


2. A FAMÍLIA E A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para a escola, a família do aluno é a base indispensável para que aprendizagem aconteça.


CONCLUSÃO

Este artigo teve como objetivo mostrar à importância da família no processo educativo do aluno/filho, quando se trata do saber “ser e agir”, a escola pode contribuir para o fortalecimento da família no ensino-aprendizagem de seus filhos.


Relação Família E Escola

  • A Relação Família e Escola surgiu da necessidade de querer conhecer a realidade da participação da família dentro da escola e como se desenvolve, haja vista que ambas as instituições são muito importantes na vida da criança, pois é nela o motivo maior de sustentação da personalidade da criança, propondo algo que estimula o seu crescimento físico e …

See more on meuartigo.brasilescola.uol.com.br


A Trajetória Da Instituição Família

  • A importância da participação da família nas tomadas de decisões, porém, muitas nem sabem desses direitos, não se importam ou são ocupados demais. É fundamental que haja uma mudança nas atitudes dos pais e professores, o importante não é encontrar um culpado pelas situações ocorridas nas escolas, mas sim buscar juntas soluções para tais situações, dessa for…

See more on meuartigo.brasilescola.uol.com.br


A Família: A Primeira Escola Da Criança

  • A família precisa estar constantemente buscando algo melhor entorno da sociedade, para que despertem no indivíduo os valores necessários para crescer junto aos demais. O que dificulta o desenvolvimento da criança é o fato de estar acostumada com os pais e querer atrair a atenção para si e suas vontades serem sempre realizadas. Isso implicará a partir que os pais não educa…

See more on meuartigo.brasilescola.uol.com.br


Reflexo Do Desequilíbrio Da Família

  • Em várias famílias acontece o que chamamos de planejamento familiar onde a mesma se organiza e se prepara para a chegada de uma criança de acordo com sua situação aquisitiva e financeira desde o nome, aos pequenos detalhes como a cor da roupa, brinquedos, o quarto entre outros aspectos. Especialistas e pesquisadores afirmam que desde esse momento a criança já …

See more on meuartigo.brasilescola.uol.com.br


Trajetória Da Instituição Escolar

  • A educação materializada na escola é resultado de uma construção. O homem, historicamente, desenvolve a educação por meio da aprendizagem mutua. Na antiguidade aconteciam através da transferência de pais para filhos. Na idade média passa-se a enxergar a educação de forma diferenciada, sendo que as classes “abastadas” pagavam mestres particulares para suas crianç…

See more on meuartigo.brasilescola.uol.com.br


as Mudanças ocorridas No Contexto Escolar para A Melhoria Da Sociedade

  • Aos poucos a escola foi tornando-se um lugar para todos, com o surgimento das instituições públicas o direito à educação tornou-se mais fácil. Anos mais tarde a educação tornou-se obrigatória assegurada pela Lei LDB art. 4º Inciso I diz que o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a quantia de: I ensino fundamental, obrigatório e gratuit…

See more on meuartigo.brasilescola.uol.com.br


Referências Bibliográficas

  • ARIÉS, Philippe.História Social da criança e da família– 2ª Ed. Rio de Janeir. RJ. Zahar, 1981. BOSSA, Nadia. Coleção Psicopedagogia; Contexto Familiar, DVD 3. São Paulo, 2008. DVD-ROM. ATTA Mídia e educação. BRASIL.Estatuto da criança e do adolescente(1990). 4. Ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicação, 2003. BRASIL. Lei nº 9.394.Diretrizes e Ba…

See more on meuartigo.brasilescola.uol.com.br


Resumo


Introdução


Justificativa


Considerações sobre Família E Escola


A Falta de Envolvimento Entre Família E Escola

  • 5.1. A culpa é da família?
    De acordo com Ariès (1978,p.225), a família ao longo da história mudou significativamente a sua relação com os filhos, nutriu-se uma necessidade de intimidade e uma preocupação maior com a educação. Conforme o autor, tal preocupação levou a aprendizagem tradicional, a ser substituíd…
  • 5.2. A culpa é da escola?
    Segundo Piaget (2007, p.35) a educação é um direito, e a forma social de atingir os melhores processos de formação é através da escola. Conforme o autor a educação é uma só, desde o nascimento até o final da adolescência. Esta constitui um dos dois fundamentais fatores neces…

See more on monografias.brasilescola.uol.com.br


Uma Relação promissora


Considerações Finais


Referências

Leave a Comment