A filosofia platônica e marcada por qual açao

image

Por que a filosofia não possui um conceito único?

A filosofia não possui um conceito único. Em momentos diversos da história, muitos pensadores tentaram responder à pergunta “ o que é filosofia? ”. A dificuldade de uma resposta única surge da constatação de que essa atividade não manteve as mesmas características no decorrer dos séculos.

Qual é o significado da filosofia?

Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber. O termo filosofia foi cunhado pelo matemático e filósofo Pitágoras a partir da junção das palavras philo e sophia. A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C.

Por que a filosofia não serve a nada?

Também podemos afirmar que a Filosofia não serve a nada, não serve a ninguém, porque a Filosofia, desde a sua origem, busca problematizar e questionar. Nesse sentido, lenta e laboriosamente, a Filosofia vai mostrando a sua utilidade: colocar o pensamento em movimento, questionar e, por que não, incomodar.

Quais são os principais temas abordados pela filosofia?

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

image


Quem foi Platão e qual a sua importância para a filosofia?

O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.


O que diz a filosofia de Platão?

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.


Qual é o pensamento de Platão sobre a política Brainly?

Ele defende que os cidadãos deveriam se dividir em três classes: as pessoas comuns, os soldados e os guardiões. Apenas esses últimos poderiam exercer o poder político. Segundo o pensamento platônico, para afastar o mal era necessário conhecer e respeitar a justiça.


Em que consiste a filosofia aristotélica?

Aristóteles – Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.


Qual foi a principal ideia de Platão?

A principal ideia de Platão envolve a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.


O que Platão fala sobre a teoria do conhecimento?

Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.


O que significa política para Platão?

Política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder. A política é a esfera de realização do bem comum. A justiça é o equilíbrio entre os três princípios sob a preponderância dos sábios e filósofos (governantes). Em A República, Platão expõe sua concepção aristocrática da política.


O que é a política para Platão?

O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.


Qual é o pensamento de Aristóteles sobre política?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).


Quais são as principais Ideias de Aristóteles?

A filosofia de Aristóteles tem suas principais ideias desenvolvidas sobre qual seria a natureza dos seguintes temas:Lógica;Metafísica;Ética;Política.


Quais são os princípios básicos da lógica Aristótelica?

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.


Para que serve a Filosofia?

Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades.


Origem da Filosofia

A filosofia tem início na Antiguidade, quando surgem as cidades-estados na Grécia Antiga. Antes disso, o pensamento, a existência humana e os problemas do mundo eram explicados de maneira mítica.


Períodos, Correntes Filosóficas e Principais Filósofos

Escola de Atenas, pintura de Rafael, que retrata diversos pensadores. Ao centro, Platão aponta para o céu (representando o mundo das ideias) e Aristóteles aponta para o chão (representando a política)


Conceito de Filosofia

Não é possível apresentar uma resposta pronta, definitiva e última para a pergunta sobre a essência da Filosofia. O que apresentaremos aqui será uma tentativa de resposta genérica, mas que não deixa de partir de determinados pontos de vista que podem ser aplicados em determinadas circunstâncias.


O que a Filosofia estuda?

Hoje, sobretudo no Brasil, vários cursos superiores de Filosofia oferecem uma formação voltada, em geral, para a história da Filosofia, ou seja, os filósofos e professores de Filosofia em formação estudam a produção dos pensadores já consagrados como cânones da intelectualidade mundial.


Origens da Filosofia

Não há um consenso último e final sobre a origem da Filosofia. O que a maioria dos historiadores da Filosofia afirma é que essa origem estaria na Grécia, com Tales de Mileto, por volta do ano 2585 a.C.


Para que serve a Filosofia?

Pergunta de difícil resposta. Podemos dizer, em primeira mão, que a Filosofia não tem utilidade. Parece estranha essa afirmação? A princípio, sim.


Questão 1

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.


Questão 4

A Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna) é uma metáfora escrita por Platão em seu livro A República. Nele, o filósofo utiliza seu mestre, Sócrates, como personagem responsável por narrar a vida de um prisioneiro criado no fundo de uma caverna.


Questão 5

“É evidente que a cidade faz parte das coisas naturais, e que o homem é por natureza um animal político. (…) Como dizemos frequentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter linguagem [ logos ].


Questão 6

“Se alguma coisa é verdadeira, então a verdade existe. Ora, Deus é a própria verdade, segundo São João, 14, 6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.”
São Tomás de Aquino, As cinco vias da prova da existência de Deus


Questão 7

René Descartes desenvolveu um método filosófico baseado na dúvida para encontrar uma certeza na qual possa fundamentar o conhecimento seguro. Essa certeza fundamental de Descartes é chamada de cogito e sua formulação principal diz:


Questão 8

“Excomunhamos, apartamos, amaldiçoamos e praguejamos a Baruch de Spinoza, como o herém que excomunhou Josué a Jericó, com a maldição que maldisse Elias aos moços, e com todas as maldições que estão escritas na Lei.


Questão 9

“O primeiro que, tendo cercado um terreno, ousou dizer Isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simplórias para lhe dar crédito foi o verdadeiro fundador da sociedade civil.


O que é Filosofia?

Na tentativa de formular uma resposta genérica que abarque o conceito de Filosofia em geral, faremos uma incursão perigosa, pois ela pode tender para um determinado ponto de vista. Por não haver um consenso do que seja a Filosofia e de como a Filosofia deve operar, muitos pensadores desenvolveram teses diferentes acerca da atividade filosófica.


O que a filosofia estuda?

Existem, hoje, os cursos de Filosofia que ensinam História da Filosofia. Os professores e filósofos em formação estudam, de início, a produção intelectual de pensadores já canonizados como arautos do conhecimento por meio da história para, quem sabe, produzirem o seu próprio conhecimento.


Origens da Filosofia

Outra questão que gera querela entre os filósofos e, principalmente, aqueles que se dedicam a estudar a História da Filosofia é quanto à origem certa desse ramo do saber. Uns afirmam com veemência que a origem da filosofia é grega. Outros admitem, ao menos, a possibilidade de que a filosofia tenha se originado a partir de doutrinas orientais.


Para que serve a Filosofia?

A pergunta acerca da utilidade da Filosofia gera muitas polêmicas. Muitos acusam a Filosofia de não ter utilidade alguma, pois ela não apresenta nada de concreto e útil em suas teses. Em partes, é verdade. A Filosofia não atua de maneira prática e concreta, modificando visivelmente o mundo.


Entendendo o conceito de Filosofia

Vários filósofos, de Tales a Foucault, formularam respostas diferentes para a pergunta “o que é a Filosofia?”. Ao tentar responder a essa pergunta, não podemos, simplesmente, apresentar uma síntese de todas essas respostas.


Qual é o objeto de estudos da Filosofia?

Não há uma resposta unânime para a pergunta sobre o objeto de estudo da Filosofia na história dessa área de conhecimento.


Origens da Filosofia

Falando do surgimento da Filosofia no ocidente, podemos remontar a sua origem ao pensad or Tales de Mileto, um bem sucedido comerciante da Ásia Menor, que viveu entre 624 e 546 a.C. Em suas viagens, esse filósofo conheceu a astronomia babilônica e a matemática egípcia, de inspiração hindu.


Função da Filosofia

Muitas pessoas perguntam sobre a utilidade da Filosofia, sendo que para as outras ciências e ramos do saber essa pergunta não é frequente. Polêmica e muitas vezes irônica, essa pergunta parece transpassar a ideia de que a essa área é inútil.

image


Quando E Como Surgiu A Filosofia?

  • A atividade filosófica surgiu nas colônias gregas da Antiguidade, entre os séculos VII e V a.C.. O raciocínio que se caracterizou posteriormente como filosófico surgiu em oposição ao pensamento baseado nos mitos reunidos por Homero e Hesíodo. Pensadores como Xenófanes, Heráclito, Empédocles e outros deixaram de aceitar as explicações baseadas em de…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


O Que A Filosofia estuda?

  • É possível questionar tudo o que se apresenta como verdade, como algo já estabelecido? Se sim, a atividade filosófica pode abordar qualquer assunto. Muitos dos temas com os quais os filósofos ocuparam-se estavam relacionados a situações ou assuntos que provocavam dúvidas ou despertavam curiosidade. Cada época teve um ou outro tema que esteve em debate e muito…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


Períodos Filosóficos E principais Filósofos

  • Concordou-se em dividir a história da filosofia em quatro grandes períodos. A especificação cronológica não é o mais relevante, mas o modo próprio em que cada período abordou suas questões e entendeu o que seria fazer filosofia. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a colocar em questão a autoridade do pensamento mítico. O que restou de seu pensamento fora…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


É Possível Definir Um Conceito de Filosofia?


para Que Serve A Filosofia?


Origem Da Filosofia


Períodos, Correntes Filosóficas E principais Filósofos


Frases de Filósofos

  • Confira abaixo algumas frases de filósofos sobre o conceito de filosofia: 1. “A admiração é própria da natureza do filósofo; e a filosofia deriva apenas da estupefacção.” (Platão) 2. “Se queres a verdadeira liberdade, deves fazer-te servo da filosofia.” (Epicuro) 3. “A superstição põe o mundo em chamas, a filosofia apaga-as.” (Voltaire) 4. “Não se …

See more on todamateria.com.br


O Que É Filosofia?

  • Na tentativa de formular uma resposta genérica que abarque o conceito de Filosofia em geral, faremos uma incursão perigosa, pois ela pode tender para um determinado ponto de vista. Por não haver um consenso do que seja a Filosofia e de como a Filosofia deve operar, muitos pensadores desenvolveram teses diferentesacerca da atividade filosófica. A Fi…

See more on mundoeducacao.uol.com.br


O Que A Filosofia estuda?


Origens Da Filosofia


para Que Serve A Filosofia?

Leave a Comment