A gazeta net açaí doença de chagas

Como diagnosticar a doença de Chagas?

(2) Na fase aguda da doença de Chagas, os tripo­mas­tigotas sanguíneos podem ser detectados apenas através de métodos parasitológicos diretos, onde os parasitas são identificados diretamente no exame de sangue do paciente, pela visualização dos tripomastigotas sanguíneos.

Quais são os estados com mais casos de doença de Chagas?

A doença de Chagas tem uma maior distribuição no continente americano. No Brasil, a DC chegou a atingir cerca de 40% do território nacional e os estados com mais índices de casos são: Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Acre, Amazonas e Amapá.

Quais são as vias de transmissão da doença de Chagas?

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi. Ela recebe esse nome como homenagem ao pesquisador brasileiro que a descobriu, Carlos Chagas. A transmissão ocorre, principalmente, devido à picada de um inseto popularmente conhecido como barbeiro.

Como ocorre a transmissão do Chagas?

O que é a doença de Chagas? O Chagas é uma doença tropical causada pelo parasita Trypanosoma cruzi considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua transmissão para seres humanos e outros mamíferos ocorre principalmente pelo inseto vetor conhecido como barbeiro.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana, é um problema grave e apresenta alta morbimortalidade, principalmente em países endêmicos, como é o caso do Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de sete milhões de pessoas estão contaminadas, estando a maioria na América Latina .


Transmissão da doença de Chagas

Existem duas vias principais de transmissão da doença. A forma clássica ocorre através da picada de um inseto triatomíneo hematófago (alimenta-se de sangue) conhecido como barbeiro. Enquanto ele suga o sangue do hospedeiro, elimina fezes contendo a forma contaminante do protozoário.


Diagnóstico e tratamento da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas é realizado por exames laboratoriais específicos, como a Imunofluorescência Indireta (IFI), e exames sorológicos. O diagnóstico deve feito o mais rápido possível, pois o tratamento deve acontecer ainda na fase inicial da doença, quando apresenta maior eficácia.


Tratamento

Menos de 10% das pessoas com doença de Chagas nas Américas são diagnosticadas, e menos de 1% das que têm a doença recebe tratamento antiparasitário. Os medicamentos atuais, descobertos há meio século, são eficazes durante a fase aguda e o início da fase crônica da doença de Chagas.


Transmissão

Transmissão por vetor: pelas fezes infectadas de inseto, o “barbeiro” ou “bicudo”. Ele vive em rachaduras nas paredes de tijolo de barro. Quando pica, ele defeca ao lado da picada. A pessoa coça a região, fazendo com que os parasitas nas fezes entrem na corrente sanguínea.


Diagnóstico

O diagnóstico na fase aguda da doença de Chagas é realizado por meio das provas parasitológicas diretas, com as quais se busca visualizar diretamente no microscópio o parasita no sangue da pessoa com suspeita de infecção.


Chagas e COVID-19

A COVID-19 é um desafio relativamente novo e ainda não existem evidências científicas suficientes sobre sua interação com outras doenças infecciosas. Sabe-se, entretanto, que pessoas com problemas cardíacos – comuns entre indivíduos afetados pela doença de Chagas – têm mais risco de desenvolver formas mais agressivas de COVID.

Leave a Comment